‘Paternidade é dividir os cuidados com os filhos, não apenas pagar as contas da casa’

É papel do pai compartilhar as responsabilidades e enfrentar os desafios da parentalidade junto com a mãe, destaca a psicanalista Bebel Soares

44
Pai e mãe brincam com filha nos braços
Muitos homens mudam quando nascem os filhos, muitas vezes, para pior, diz Bebel
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Um casal decide ter um filho, a mulher engravida, durante 40 semanas carrega o bebê no seu ventre. Uma outra vida dentro dela, se alimentando dela. O homem é um espectador assistindo à barriga crescer. A mulher tem enjoos, gases, azia, edemas, fica sem posição para dormir, ganha peso. Quando chega a hora, ela entra em trabalho de parto, sente as dores das contrações, o bebê nasce. Até pouco tempo os pais nem mesmo participavam do momento do parto, ficavam do lado de fora esperando notícias. 

Depois que o bebê nasce, a mãe continua nutrindo-o. Seu leite tem tudo o que a criança precisa nos primeiros meses de vida. E tem as trocas de fralda, o choro, as cólicas, as noites mal dormidas. A passos lentos, os pais têm participado mais dessas etapas da vida dos seus filhos. Mas ainda falta muito. 

Aquele marido ideal, o homem que você escolheu para ser o pai dos seus filhos, de repente sente que não está recebendo a atenção que merece. Sente que você está deixando de cuidar dele para cuidar das crianças. Se esquece que paternidade é dividir os cuidados com os filhos, não é apenas pagar as contas da casa. E quando alguma coisa sai do previsto, aí fica pior. 

LEIA TAMBÉM:

Mesmo aqueles pais dedicados e presentes, às vezes mudam do vinho para a água. Não são poucas as histórias de pais que abandonaram suas famílias, seus filhos, quando esses são diagnosticados com alguma deficiência mais grave. 78% dos pais de crianças com deficiências como autismo ou paralisia cerebral deixam as crianças sob os cuidados da mãe e desaparecem. Muitas vezes, pagam a pensão alimentícia acordada na justiça e acham que estão fazendo mais que a obrigação. Esse abandono paterno custa muito caro. 

Criar uma criança típica não é tarefa fácil, exige muito mais dedicação e tempo. São terapias, tratamentos, médicos. Com o abandono paterno, a sobrecarga materna fica ainda maior. São inúmeros os casos de mães atípicas com depressão, e têm sido recorrentes os casos de suicídio de mães solo. É pesado, a cobrança em cima das mães é enorme. A sociedade precisa mudar para fechar essa conta. Precisamos parar de passar a mão na cabeça dos pais de mídias sociais, aqueles que veem os filhos eventualmente para fazer foto fofinha e postar. Não dá para aceitar homem pedindo redução de pensão alimentícia porque vai ter outro filho com outra mulher. Não existe ex-filho, filho é para sempre. Mesmo quando não foi planejado. Filho a gente ama e cuida apesar de tudo.  

Como mulheres, mães, nós temos nas mãos a oportunidade de criar homens melhores. Criar filhos que se transformem em homens adultos maduros, que vejam suas esposas e seus filhos como pessoas, e não como objetos que podem ser descartados se apresentarem “defeito”. Ser bem-sucedido não é ganhar dinheiro te ter muitos bens, chegar ao topo profissionalmente. Sucesso é saber ser humano, saber dar amor, saber dividir as responsabilidades. Desçam desse paraíso e sejam bem-vindos ao mundo real. A vida não é perfeita, e a perfeição de viver é justamente ter a chance de aprender com as dificuldades. Para os que já fazem isso, adoro vocês, mas saibam, vocês não estão fazendo mais que a obrigação! E a gente adora dividir essas obrigações com vocês, meio a meio!  

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui