Órgão de saúde da Inglaterra alerta sobre síndrome infantil que pode estar relacionada ao coronavírus

1402
Ilustração de coronavírus compõe matéria sobre síndrome infantil que apareceu na Inglaterra e pode estar relacionada ao coronavírus.
Sintomas da síndrome incluem dor de estômago e problemas cardíacos. Foto: Freepik
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O NHS, Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, alertou para um aumento de casos no país de uma síndrome infantil potencialmente fatal e que pode estar ligada ao novo coronavírus. A suspeita é que o vírus possa ser o causador da síndrome, que tem sintomas como dor de estômago e problemas cardíacos.

O quadro, no geral, parece misturar sintomas de Síndrome do Choque Tóxico, que envolve febre alta, pressão baixa e vômitos, e da Síndrome de Kawasaki, que causa inflamação nas paredes dos vasos sanguíneos. Apesar de se acreditar que há poucos casos no país, o conjunto de sintomas tem chamado atenção de autoridades do NHS, que escreveram aos médicos para alertá-los sobre a situação e pediram a eles que qualquer caso suspeito da síndrome seja encaminhado ao hospital com urgência. 

Em carta a clínicos gerais do norte de Londres reportada pelo Health Service Journal, chefes do NHS explicam que parece haver aumento dos casos da síndrome infantil nas últimas três semanas. “Foi reportado que, nas últimas três semanas, houve um aparente aumento no número de crianças de todas as idades que apresentam um estado inflamatório multissistema que requer cuidado intensivo em Londres e também em outras regiões do Reino Unido”, diz a carta. 

Leia também – Pesquisa associa vacina BCG, dada em recém-nascidos, a menos mortes por coronavírus

“Há uma crescente preocupação de que uma síndrome inflamatória relacionada ao Sars-CoV-2 [novo coronavírus] esteja surgindo nas crianças do Reino Unido ou que possa haver um outro patógeno infeccioso ainda não identificado associado a esses casos”, continua o texto. 

A síndrome infantil que pode estar ligada ao coronavírus também causou preocupação na Paediatric Intensive Care Society, que enviou uma versão do alerta para todos os médicos trabalhando em unidades pediátricas de cuidados intensivos no Reino Unido. Não se sabe se há mortes entre as crianças que apresentaram a síndrome. 

Fonte: The Guardian 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui