Ilustrações da quarentena: mãe desenha como é sua rotina com quatro filhos

Escritora e ilustradora de livros infantis, Thais Vanderheyden desenha, de forma divertida, situações do dia a dia em quarentena

1637
Ilustração mostra parte da rotina de mães em quarentena: mãe indo ao banheiro e criança indo junto.
Thais Vanderheyden tem quatro filhos: Bob, Morris e as gêmeas Pepa e Colette. Foto: Reprodução/Instagram

Para mães e pais, as mudanças trazidas pela quarentena foram intensas. Afinal, com crianças em casa, os adultos precisaram cuidar tanto de sua própria adaptação ao novo cotidiano quanto da adaptação dos pequenos – reorganizando a rotina, cuidando dos horários de estudos, de refeições, criando novas brincadeiras e, em alguns casos, fazendo tudo isso enquanto se dedicavam aos empregos em home office. 

Para registrar esse “novo normal”, a escritora e ilustradora de livros infantis Thais Vanderheyden, da Bélgica, teve uma ideia: fazer desenhos de sua rotina com as crianças, como um diário ilustrado das mães em quarentena. Ela tem quatro filhos: Bob, Morris e as gêmeas Pepa e Colette. Todos eles aparecem nos desenhos de forma divertida. 

Leia também – 8 livros que te ajudam a conversar sobre a pandemia com as crianças 

Com muito bom humor, Thais retratou diversas situações inusitadas de seu dia a dia com as crianças: o momento de felicidade quando ela acabou a faxina e a decepção quando percebeu que a casa já ficou instantaneamente suja; o momento de ir ao banheiro, em que as crianças se reuniram na porta para chamá-la; o momento em que as crianças a acordaram de madrugada; o momento em que ela estava sem roupa e a filha pediu para ela falar um “oi” para a professora, que estava em videochamada; entre outros.

O objetivo de Thais com as ilustrações é mostrar a outras mães em quarentena que elas não estão sozinhas. “Eu acho que muitas irão reconhecer cenas de suas próprias vidas com crianças pequenas e mais velhas”, diz a autora, em texto publicado na internet.  

Leia também – O ensino remoto e as crianças com deficiências: elas foram esquecidas? 

Os desenhos foram postados no Instagram da Thaís e fizeram muito sucesso. Tanto que acabaram virando um livro. Eles foram reunidos na obra “Diário de uma mãe em quarentena”, que foi lançado no início deste mês na Bélgica, em holandês. Veja algumas das ilustrações abaixo: 

Mães quarentena
“Mamãe, minha professora está no FaceTime! Diga olá!”
Mães quarentena
“Ok, pessoal, mamãe vai fazer umas compras”, diz a mãe. “Nãooooooo”, “adeus, mamãe” e “você tem um testamento?” são as respostas das crianças.
Mães quarentena
“Mamãe! Mamãe! Mãe! Mamãe! Mãe! Mãe! Mamãe! Mãe! Mamãe! Mamãe!”
Mães quarentena
“Mãe, pode me ajudar com minha lição?”, pergunta a criança. “M****”, pensa a mãe. E responde: “Querido, acho que é hora de você crescer e fazer sua lição sozinho, como garotos grandes.”
Mães quarentena
“Mãe! Mamãe! Mamãe! Mãe! Mãe! Mamãe! Mãe!”
Mães quarentena
“Mamãe, quero um biscoito e minha fantasia de super-herói…”
Mães quarentena
“Olha, mãe! Mãe! Mamãe! Me olha! Olha! Mãe! Mãe! Mãe! Olha! Mamãe! Olha!”
Mães quarentena
“Regularidade? A única regularidade que tenho na minha vida é ser acordada por uma criança às cinco e meia da manhã…”
Mães quarentena
“Mamãe, você é uma princesa!”
Mães quarentena
“Ei! E aí? Alguma fofoca recentemente? Drink?”, oferece a mãe. “Er? Não, obrigada…”, responde o carteiro.
“Steve Jobs, eu te amo!”
Mães quarentena
“Eu quero ir para a escola!”, exclama a criança. “É, a mamãe também…”, responde a mãe.
“Mamãe não aguenta! Mamãe não aguenta!”
“Bem, sempre é legal ter uma casa limpa… Por cinco minutos!”
“Eu quero um biscoito!”
“A mamãe está trabalhando no jardim um pouquinho!”
“Foi um dia com muitas variedades…”
“M****, a vovó quer ligar no FaceTime. Rápido! Coloquem roupa! Penteiem o cabelo! Vão, vão, vão!”
“Bobby! Er… Não, Morris! Desculpe, não. Pepa! Desculpe, Colette! Não, desculpe, er…”, diz a mãe, não conseguindo lembrar o nome do filho que quer chamar. “Tenho muitos filhos, eu acho”, diz texto na parte inferior da imagem.
“Escolas podem continuar fechadas até o fim do verão”, diz TV. “Ó, meu Deus. Alguém chame uma ambulância! Vinho!”, exclama a mãe.
Brincando com um jogo de tabuleiro com uma criança de quatro anos na quarentena. “Eu não quero 3! 3 não é meu amigo!”, exclama a criança.
“Mamãe? Na verdade, o que vai ter no jantar hoje à noite?”
“Querida, você comeu o chocolate?”
“Não.”

Para ver mais desenhos da Thais sobre a rotina das mães em quarentena, acesse o Instagram da ilustradora. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui