Parques reabrem em SP mas espaços infantis seguem fechados; Zoológico e Zoo Safari também voltam a funcionar

Será obrigatório o uso de máscara nos parques. Os bebedouros estarão fechados, já os banheiros poderão ser utilizados.

584
A imagem mostra uma grande árvore em um parque
Jardim Botânico em Belo Horizonte
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Foram reabertos nesta segunda-feira 70 parques municipais e 9 parques estaduais da na capital paulista, além do Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico. Fechados desde março por causa da pandemia do novo coronavírus, os parques terão horário reduzido e medidas de restrição. Os parquinhos para crianças e espaços para prática de esportes coletivos dentro dos parques públicos não serão reabertos neste momento. Será obrigatório o uso de máscara e os bebedouros estarão fechados por orientação da Vigilância Sanitária. Já os banheiros poderão ser utilizados.

A reabertura dos parques inclui o Ibirapuera, o Aclimação, o Jardim da Luz, o Buenos Aires, o Carmo e o Jardim das Perdizes e os estaduais Villa Lobos, Cândido Portinari e Água Branca.

Segundo o prefeito Bruno Covas, os parques municipais deverão funcionar de segunda a sexta-feira e com 40% de sua capacidade. “Nós teremos controle na entrada dos parques”, explicou Covas. Nesta etapa de reabertura, os parques abrirão das 10h às 16h, de segunda a sexta. Apenas os parques Ibirapuera e do Carmo terão horário diferenciado, das 6h às 16h. Também serão reduzidos os portões de acesso e a reabertura contempla apenas os dias da semana: todos serão fechados nos fins de semana, para evitar aglomerações. 

Atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo (conforme a estrutura de cada unidade) estarão liberadas, respeitado o uso de máscara e o distanciamento social.

Leia também: Cidades que atendam aos sonhos e desejos das crianças

As regras de higiene para reabertura dos parques prevê disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos e, nos espaços com sanitários abertos (caso dos parques Ibirapuera e Carmo), haverá sabão líquido. Nesses parques, a limpeza dos sanitários será intensificada. Em alguns parques que possuem áreas gramadas, há projeto de marcação para que o distanciamento social seja cumprido. Alguns deles receberam o recurso, como o Ibirapuera, Carmo, Burle Marx e Povo, com auxílio da iniciativa privada. 

Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico poderão receber até 50% de seu público

Além dos parques, o Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico também reabrirão suas portas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. Os espaços fechados, tais como as exposições educativas, continuarão sem receber visitantes.

Para visitação ao Zoo Safari, será permitido uso apenas de veículos particulares (o serviço de vans estará suspenso). O acesso às áreas comuns, como sanitários, lanchonetes e loja de lembranças, será permitido mediante utilização de máscara. Para o acesso de veículos, haverá desinfecção das rodas por meio de pulverizador e solução de hipoclorito de sódio na portaria.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Os permissionários de alimentação deverão seguir as regras específicas do setor e haverá totens com álcool gel em pontos estratégicos. Não será recomendado o uso de quadras e parquinhos.

Saiba mais sobre a reabertura dos parques municipais e dos parques estaduais, Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico.

Leia também: Escolas de SP reabrem no dia 8 de setembro; particulares não concordam com a data

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui