Luto neonatal, dor pouco reconhecida e permeada pela culpa dos pais

Sentimento de perda pode se manifestar de maneira silenciosa, rodeado por incompreensão; especialistas explicam importância do apoio familiar e reconhecimento deste sofrimento

653
Mulher deitada com joelhos encolhidos e cara triste
O luto gestacional é uma das piores dores que podem ser sentidas pelos pais; Especialistas explicam sobre como se manifesta, seu processo e como lidar
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Cerca de dois milhões de bebês nascem mortos anualmente no mundo, aponta levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse número representa um natimorto a cada 16 segundos, sendo que a maior parte dos casos ocorre entre 8 e 12 semanas. Ainda que os dados sejam expressivos, o luto neonatal, decorrente da morte de um bebê antes de seu nascimento ou logo após o parto, é um dos mais complexos e de menor validação social, cercado de tabus. 

“Trata-se de um processo que apresenta uma característica diferente de outros tipos de luto porque implica em lidar com o projeto de um filho que não se concretizou. Os pais podem sentir sua dor deslegitimada ou desvalorizada diante daqueles que, porventura, possam buscar minimizar o sofrimento deles com palavras que supostamente seriam de incentivo, como “logo vocês engravidam de novo”. Essas palavras podem, na verdade, ser recebidas como menosprezo e desautorização da dor”, explica o psicanalista Ronaldo Coelho.

A dor da perda

A dor gerada pela perda de um filho, quando pouco acolhida pelos mais próximos, pode transformar-se em luto não reconhecido. A falta de espaços em sociedade para vivenciar esse momento faz com que os pais se sintam desamparados diante do sofrimento, acompanhado de invalidação. A incompreensão do sentimento de perda ocorre porque o falecimento de um neonato não é tratado da mesma forma que o de um filho adulto. Pela falta de lembranças, memórias e recordações do bebê, sua existência tende a ser descaracterizada. 

“Demorei muito tempo para finalmente me permitir sofrer”, afirma Aparecida Silva, empregada doméstica. Segundo Aparecida, o luto neonatal é uma das piores dores que podem ser enfrentadas por uma mãe.

“É muito doloroso. No meu caso, aguardei 9 meses para finalmente poder conhecer meu filho, mas ele nasceu morto. Um momento que se aguarda vida e felicidade, acabou me trazendo muita tristeza. O processo de aceitação e reconhecimento da minha dor foi bem doloroso. Só tentei ter filhos novamente depois de alguns anos”, conta Aparecida Silva.

O apoio familiar é uma ferramenta muito importante de apoio, esclarece Renata Condes, psicóloga, membro do Núcleo de Estudo de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo. “O amparo da família e dos amigos mais próximos é, na maioria das vezes, o caminho mais eficiente no auxílio de pais que estão passando pelo processo de luto. Alguns pais podem se beneficiar de acompanhamento psicológico, e em casos mais extremos, de acompanhamento psiquiátrico. É importante entender que esses pais, na maioria das vezes, procuram um especialista por conta da falta de ressonância e amparo em seus grupos sociais.”

Luto negligenciado

Quando negligenciada, a dor tende a ser extremamente prejudicial para a saúde mental, acompanhada de culpa e sentimento de fracasso. A mãe passa a se sentir responsável e tenta buscar justificativas sem fundamento para o ocorrido. Não reprimir a dor é uma das principais ferramentas para elaboração de um luto saudável. Esconder os sentimentos ou retornar às atividades cotidianas antes do momento apropriado pode contribuir para o desenvolvimento de um luto atrasado ou complicado. 

“É muito comum que os pais tenham sentimento de culpa”, relata Ronaldo Coelho. “Uma criança pequena, e ainda mais um bebê, não sobrevive sem a presença, cuidados e proteção de adultos. As funções paternas e maternas são o que garantem a vida do feto e do bebê. Numa situação de aborto espontâneo é comum a mulher se perguntar o que ela deveria ter feito de diferente, ficar repassando o que pode ter feito de errado que levou ao ocorrido. Essa condição faz com que a dor, a culpa e uma sensação de que o sofrimento não deveria estar ali possam se confundir e gerar pensamentos e sentimentos ambivalentes, confusos e desorganizados. É possível também que os pais se sintam desamparados, incompreendidos e desajustados. Tudo isso só dificulta o processo de luto”, acrescenta o psicanalista.


LEIA TAMBÉM


O luto paterno

O luto gestacional, por estar associado na maior parte do tempo às mulheres, tende a se manifestar de maneira diferente nos homens, que frequentemente têm seu sofrimento invalidado. No luto paterno existe o preconceito enraizado ao manifestar emoções como choro e tristeza, associado a comentários como “você precisa dar forças à sua esposa” ou “como a sua parceira encarou a perda?”. Dessa maneira, os pais adotam atitudes mais racionais ao lidar com a morte do filho, atravessando o luto sozinhos, enquanto buscam proporcionar suporte às suas parceiras. 

“Os pais acabam sendo colocados em segundo plano porque muita atenção é direcionada às mães, devido ao vínculo materno, que é super forte. Precisamos entender que os pais também vivem uma perda muito importante, ainda que existam diferenças, pois o luto é totalmente individual, mesmo que tenham perdido a mesma pessoa. Há um sofrimento importante nesse pai, que quando esquecido, adiciona um sofrimento a mais. Todas as atenções se concentram na mãe e o pai conta com pouco suporte”, completa Renata Condes.

Vida conjugal afetada

O sentimento de perda, além de afetar diretamente a saúde emocional de cada indivíduo, também pode desgastar a vida conjugal. Isso acontece porque cada parte manifesta os sentimentos de maneiras distintas, seja através da expressão constante da dor e angústia, ou através do desânimo, falta de paciência e falta de comunicação. Os comportamentos podem provocar desentendimentos e distanciamentos, ocasionando, em casos mais complexos, a separação. 

Segundo Renata Condes, o luto neonatal vai muito além da perda de uma vida:

“Precisamos entender que quando um pai ou uma mãe perdem um filho, eles não perdem somente esse filho. Eles perdem também a função de se sentirem pais/mães. Muitos relatam a sensação de não entenderem mais qual sua função na vida, na medida em que aquele filho não existe mais”.

Assistência ao luto neonatal

A maioria das pessoas ainda não sabe como lidar com esse tipo de luto, e a busca por um atendimento humanizado geralmente é deixada de lado. A assistência adequada de profissionais de saúde é crucial para os pais encararem e elaborarem melhor a situação. O luto pode ser vivido de maneira mais expressiva, com transbordamento de emoções e manifestações, ou de maneira silenciosa, o que, na maioria das vezes, é mais preocupante. 

“O interesse por tudo, inclusive pela vida, tende a diminuir neste início. Com o tempo é esperado que a dor vá diminuindo e o interesse pelas coisas e pela vida, vá aumentando. Caso aconteça o contrário, estamos diante de um luto complicado. Nestas situações, onde a dor só aumenta com o tempo, é importante considerar a busca por psicoterapia. Um tratamento medicamentoso pode ser indicado como apoio e a medicação pode variar caso a caso, sendo definida por um especialista. Sabemos que a qualidade da relação terapêutica é um diferencial importante para o sucesso do tratamento. Quanto maior for o sentimento do paciente de estar sendo cuidado e compreendido, maior é a chance de eficácia de todo tratamento psicoterápico e medicamentoso”, finaliza Ronaldo Coelho.  


LEIA TAMBÉM:


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui