Parabéns, Mauricio de Sousa, pelos seus 85 anos!

Em homenagem a esse aniversariante pra lá de especial, resgatamos uma entrevista exclusiva e super fofa que ele deu à Canguru News

492
Parabéns, Mauricio de Sousa (foto), pelos seus 85 anos!
Mauricio diz que crianças estão amadurecendo mais rápido e que os pais, devem portanto dedicar mais tempo a elas | Foto: Lailson dos Santos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Mauricio de Sousa completa nesta terça-feira (27) 85 anos. O cartunista mais querido do Brasil sempre foi inspirador para a Canguru News que, ao longo de sua história já publicou entrevistas exclusivas e diversas matérias sobre ele e seus personagens. Entre elas, o lançamento do desenho “Mônica Toy” na TV aberta, a divulgação de uma série de gibis sobre segurança no trânsito e uma exposição da Turma da Mônica com mulheres que marcaram época. Na pandemia do coronavírus, divulgamos também conteúdos informativos como o que Cascão ensina a lavar as mãos e cartilhas sobre alimentos saudáveis , cuidados com os alimentos e dicas para evitar o desperdício de comida.

No início de setembro, conversamos com Mauricio para falar de seu novo livro  “Vamos pensar também sobre valores?”, feito em parceria com o filósofo Sergio Cortella. A obra traz 35 lições que buscam promover nos jovens leitores reflexões sobre temas como filosofia, ética e convivência, todas ilustradas com personagens criados por Mauricio. “A turminha sempre procura passar ideias como empatia, respeito aos pais e conviver com os diferentes. Tanto que praticamos isso por 60 anos de publicações atingindo mais de 4 gerações e conseguimos sempre ganhar novos leitores”, disse Mauricio à Canguru.

O cartunista já foi inclusive palestrante de alguns de nossos eventos como o “Seminário de Educação Infantil” realizado há um ano. Na época, ele conversou com nossa publisher, Ivana Moreira, sobre o tema “Construindo valores com a Turma da Mônica”.

Em homenagem ao seu 85o aniversário, resgatamos abaixo uma entrevista super fofa que ele deu para a repórter Luciana Ackerman em 2017. Parabéns, Mauricio, que você possa seguir inspirando gerações com seus personagens e desenhos por muito tempo mais!

‘Estimulem ao máximo, lendo junto com os filhos desde bem pequenos’, diz Mauricio de Sousa

Desde pequeno o senhor quis ser desenhista? Como seus pais reagiram?

Mauricio de Sousa – Eu sempre gostei de desenhar, queria fazer gibis. Felizmente meu pai e minha mãe sempre me incentivaram a ler gibis, mesmo quando isso era considerado prejudicial à educação (dá pra acreditar que havia gente que pensava assim?). Claro que o fato de serem adeptos de diversas formas de artes contribuiu para isso. Meus pais foram me dando confiança, e, depois, os professores.

O senhor aprendeu mesmo a ler com os gibis?

Realmente eu aprendi a ler com os gibis. E hoje, em meus lançamentos nas livrarias, onde tenho contato direto com meus leitores, é comum algum pai dizer que seu filho aprendeu a ler com a Turma da Mônica. O lúdico sempre foi fonte de interesse da criança, e a linguagem dos quadrinhos é especial nesse caso, pois trabalha a memória visual juntamente com a de leitura. O resultado é alguém interessado em ler apesar dos programas de TV, dos videogames e de outras diversões modernas que tiram o tempo de leitura.

Qual conselho o senhor dá a pais de filhos que não gostam de ler?

Estimulem ao máximo, lendo junto com os filhos desde bem pequenos, e eles nunca esquecerão desses momentos da infância.

Como é fazer parte de uma família tão grande – dez filhos, 12 netos e três bisnetos?

Uma alegria e fonte de muitas criações para o meu trabalho. Todos sabem que me inspiro muito em meus amigos de infância, em meus filhos e agora nos netos e bisnetos para criar os personagens da turminha. E meus filhos de papel já chegam a mais de 400!

Como manter a “Turma da Mônica” sempre interessante diante de tantas novidades que surgiram nas últimas décadas?

O segredo de manter um público constante num mercado inconstante é sempre estar antenado na linguagem atualizada das crianças. Os pais curtem ter lido a Mônica, que falava com eles na linguagem da época e que se adaptou à linguagem do filho. Que pai não aprecia um filho que tem os mesmos gostos que ele teve na infância? Depois, criança é sempre criança. Pode ser em países e épocas diferentes. Gosta de descobrir e de brincar. Basta contar histórias em que elas se identifiquem e que as façam rir.

A infância foi mesmo abreviada no Brasil, nas últimas décadas? O que os pais podem tentar fazer para reverter esse fenômeno?

Com certeza as crianças estão amadurecendo mais rápido e, por isso, encurtando a sua infância. Para os pais, basta dedicarem mais tempo aos seus filhos. Simples assim.

O que o motivou a lançar a biografia “Mauricio – A História que Não Está no Gibi”?

Há alguns anos alguns amigos jornalistas queriam escrever minha biografia. Ameaçaram fazê-la, e fiquei meio preocupado. Decidi, então, fazer uma série de crônicas em um jornal contando vários casos da minha vida para deixar isso como legado. Queria dar a minha visão. Acabaram saindo dois livros com essas crônicas, e os jornalistas esqueceram o assunto. Agora resolvi fazer por inteiro. O jornalista Luís Colombini, indicado pela editora Sextante, me ajudou muito na busca por recordações dentro dos encontros semanais que tivemos ao longo de 2016.

Na XVIII Bienal Internacional do Livro, o senhor afirmou que, assim como um pai não tem um filho preferido, o senhor também não tem um personagem preferido, mas enalteceu o Horácio. Por quê?

O Horácio sempre foi muito ligado ao meu pensamento filosófico. Posso até delegar historinhas dele, mas sempre terá que ter muito de mim ali. Como digo, às vezes me sinto realmente um dinossauro dentro desse mundão.

Mauricio (foto) comemorou em casa seu aniversário de 85 anos
Mauricio comemorou em casa seu aniversário de 85 anos | Foto: Divulgação

O senhor teve receios ou dificuldades com os avanços da tecnologia?

Eu estou ligado na parte de comunicação que a tecnologia proporciona para exercer uma interatividade com o meu público. Temos que seguir junto com a evolução e as novas plataformas de comunicação, mas sem esquecer da base de nossa vida, que vai além disso. Mantenho, em meu estúdio, profissionais que ainda desenham sobre papel e preservo essa forma quase artesanal de trabalho. Um computador pode quebrar ou pode faltar energia elétrica, mas ainda teremos um lápis, que não depende de software, e sim da criatividade pura do ser humano.

Como é a parceria da “Turma da Mônica” com o Unicef, abordando os direitos das meninas e dos meninos?

Temos uma série de revistas com temas de importância educacional sobre ecologia, saúde e direitos das crianças. Geralmente são produzidas para a área educacional e de saúde. Mas a responsabilidade aumentou no final de 2007, quando a Mônica foi convidada a ser embaixadora do Unicef no Brasil, juntamente com Renato Aragão e Daniela Mercury. É a primeira personagem de quadrinhos convidada no mundo. Nossa revista especial com a Turma da Mônica dando dicas sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) já foi distribuída para milhões de crianças.

O senhor fez 82 anos no final de outubro, quase 60 anos de carreira; a Mauricio de Sousa Produções já vendeu mais de 1 bilhão de gibis, criou mais de 400 personagens e tem mais de 3.000 produtos licenciados. O que vem pela frente? Pensa em se aposentar?

Esta palavra, “aposentadoria”, não existe no meu dicionário (risos). A cada novo sonho se renova o desafio da criação. Temos muitas novidades. Nosso primeiro filme live-action com a Turma da Mônica, com o nome de Laços, a respeito de uma história linda sobre amizade e solidariedade, estará pronto em 2018. Tem também a nossa série de animação no YouTube, estamos na TV Cultura, a Mônica Toy é um sucesso mundial, chega a mais de 3 bilhões de visualizações. E, para 2019, haverá outro live-action, que está em produção, com a Turma da Mônica Jovem.

LEIA TAMBÉM: Mônica veste máscara em campanha feita em parceria com a ONU

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui