Exposição da Turma da Mônica traz mulheres que marcaram a história

1562
donas da rua
Foto: Divulgação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A exposição “Donas da Rua da História”, recém aberta no Conjunto Nacional, em São Paulo, homenageia mulheres que fizeram a diferença com suas ações e deixaram seus nomes marcados na história. São 19 personalidades que se destacaram nas áreas das artes, esportes e ciências retratadas em grandes painéis por personagens da Turma da Mônica.

Neiva Guedes, bióloga que trabalhou pela preservação da arara azul no Pantanal, é representada por Rosinha. Já na matemática Katherine Johnson, que foi a responsável por cálculos fundamentais para tornar a ida do homem à Lua possível, aparece como a personagem Milena. 

Leia também: Musical do Palavra Cantada traz bonecos em cena e destaca função da água na natureza

Também há o desenho de uma dupla destacando a importância da colaboração entre mulheres: as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze são retratadas por Denise e Aninha. Os visitantes também podem conhecer a biografia de cada representada. Outra atração é um trono forrado de sansões disponibilizado para fotos. 

A mostra faz parte do projeto “Donas da Rua”, da Mauricio de Sousa Produções, que foi criado há quatro anos com o objetivo de estimular meninas a se sentirem empoderadas e conta com apoio institucional da ONU Mulheres. Mônica Sousa, filha de Maurício e criadora do projeto ressalta a importância de evidenciar nomes de mulheres para inspirar meninas. “Ao destacarmos mulheres fortes, as meninas se inspiram a também fazer sua própria história. Queremos levar a consciência de que todas são capazes de fazer a diferença”, pontua.

A exposição “Donas da Rua da História” é gratuita e vai do dia 3 ao dia 17 de março, no piso térreo do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo).

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui