Exames de mamografia tiveram queda de mais de 60% em 2020

Médicos ressaltam que mesmo com o cenário do coronavírus é muito importante manter a rotina de consultas e exames

303
Exames de mamografia tiveram queda de mais de 60% em 2020; mulher de blusa rosa apalpa o seio
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Hoje, 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, e amanha, 5 , o Dia Nacional da Mamografia. As datas alertam sobre prevenção, detecção precoce e tratamento contínuo da doença que, dentre seus variados tipos, afeta mais de 600 mil brasileiros por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

EM 2020, a pandemia de covid-19 impactou negativamente na prática de rastreamento e tratamento oncológico. Foi registrada uma queda de 45,72% na realização de biópsias, de 62,21% na execução de mamografia de rastreamento, e de 44,77% na Dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA) – exames fundamentais no diagnóstico da doença – de acordo como último relatório Radar do Câncer, realizado em parceria com o Instituto Oncoguia e com o DATASUS, no Brasil.

A não realização de exames retarda o diagnóstico e tratamento, o que reflete também no número de óbitos por câncer. Um estudo do The British Medical Journal, de novembro de 2020, revelou que as chances de falecimento aumentam em até 13% a cada quatro semanas de atraso de terapia.

Diante desses dados, médicos ressaltam a importância da prevenção e do tratamento do câncer que deve ser feito de modo contínuo. “No Brasil, os tipos de câncer com maior incidência são os de pele não-melanoma, de próstata e de mama. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhores são as possibilidades de tratamento para o paciente. Então, mesmo com o cenário do coronavírus, vale ressaltar que é muito importante manter a rotina de consultas e exames, sem deixar de seguir os protocolos de segurança para evitar contaminação pelo vírus”, afirma André Abrahão, diretor médico do Grupo Novartis.


Leia também: eia também: Os alimentos que ajudam no tratamento e na prevenção do câncer de mama


Sintomas e diagnóstico do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Os sintomas podem ser percebidos já na fase inicial, sendo quando surge algum nódulo fixo e indolor. Também pode acontecer da pele da mama ficar com aspecto avermelhado, retraído ou semelhante a uma casca de laranja, além de possíveis alterações nos mamilos, como mudança na direção e liberação espontânea de líquido.

O tratamento é variável para cada tipo de câncer, mas quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura. “Se um paciente tiver qualquer necessidade de auxílio médico, não deve hesitar em procurar atendimento. É mais seguro comparecer ao pronto-socorro ou consultório, cumprindo os protocolos de higiene e distanciamento, do que interromper o tratamento e correr o risco de sofrer uma complicação. Os cuidados com a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer devem ser contínuos, independente da pandemia”, completa Abrahão.


Leia também: Câncer infantojuvenil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura da doença


8 dicas para uma rotina saudável

O surgimento do câncer de mama depende de inúmeros fatores, muitos dos quais não podem ser alterados, como a genética. Algumas recomendações, contudo, são básicas para prevenir a doença, já que atuam no estímulo das condições sabidamente protetoras e no controle dos aspectos de risco e podem reduzir a chance de uma mulher desenvolver a doença em até 28%. São elas:

Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados. 

Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais. 

Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras, por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino. 

Faça exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de exercícios físicos moderados divididos entre os cinco dias ou 75 minutos de exercícios vigorosos divididos pela semana. 

Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

Limite a ingestão de bebidas alcoólicas.

Evite realizar Terapia de Reposição Hormonal (TRH), fazendo-a se estritamente indicada na pós-menopausa e sob rigoroso controle médico, pelo mínimo de tempo necessário.

Realize o autoexame e os exames de rastreio, conforme orientação médica, a fim de uma possível detecção precoce das alterações mamárias de maior risco.

Leia também: Demora no diagnóstico de câncer leva à mastectomia em 70% dos casos

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui