Os alimentos que ajudam no tratamento e na prevenção do câncer de mama

159
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Rafaela Matias – Quando descobriu o câncer de mama, a gerente administrativa Micelle Fabiane Ferreira, de 39 anos, ficou intrigada. Ela não tinha histórico familiar e questionou a sua médica sobre o que pode ter levado ao desenvolvimento do tumor. “Descobri que tudo aquilo que colocamos para dentro pode influenciar. Desde sentimentos ruins, como mágoa e rancor, até uma má alimentação, cheia de açúcar e alimentos industrializados”, afirma.

De fato, a alimentação é um dos fatores que favorecem a incidência do câncer, ou pode ajudar a prevenir a doença. A nutricionista clínica Hellena Zago, especialista em nutrição hospitalar e clínica pela Santa Casa de Belo Horizonte, explica que uma alimentação saudável pode ajudar na prevenção e auxiliar na melhor aceitação do tratamento e controle da imunidade de quem já desenvolveu a doença. “Alguns alimentos devem ser evitados, como açúcares, gorduras, ultraprocessados, bebida alcoólica e refrigerantes. Já outros, devem ser incluídos”, afirma.

Veja alguns alimentos do bem*, selecionados pela especialista, que devem fazer parte da alimentação para ajudar no tratamento e também para evitar que a doença apareça:

  • Alimentos funcionais, como as fibras, o ômega 3 e os probióticos. Para que os alimentos funcionais sejam eficazes é preciso que seu uso seja regular e também esteja associado ao aumento da ingestão de frutas, verduras, cereais integrais.
  • Flavonóides, encontrados nas frutas cítricas, tomate, pimentão e soja. Eles são uma alternativa para a terapia de reposição hormonal, tendo como efeitos benéficos a diminuição do risco de câncer.
  • O resveratrol e a vitamina E, presentes na maçã, uvas e aveia. São potentes indutores da morte de células tumorais.
  • As fibras vegetais, encontradas em alimentos como arroz integral, milho, feijão, grão-de-bico e nas frutas. Diminuem a absorção de agentes indutores do câncer e aumentam a velocidade de digestão e excreção do bolo fecal.
*É importante lembrar que eles não curam doenças, apenas previnem seu aparecimento e, caso isso aconteça, ajudam o organismo a combatê-las de maneira mais eficaz.
 
 
Informação e inspiração no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui