O que seu filho dirá sobre você daqui a 20 anos?

Imagine que seu filho ou filha é um adulto nesse momento e está jantando fora com os amigos. A discussão leva a memórias da infância. O que você acha que ele irá recordar?

478
Quais lembranças da infância seu filho terá quando adulto?; imagem mostra menino ruivo pensativo
Se você acha que a atual realidade do seu dia a dia não é o que você gostaria que seus filhos se lembrassem, saiba que você pode mudar isso
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Aprendemos com as gerações passadas que quando as crianças erram precisam ser castigadas por isso. Mas será que alguém aprende algo de verdade através do medo e da punição?

Quantas pessoas cresceram traumatizadas, com problemas sérios de autoestima e com distorções em seu senso de capacidade por excesso de castigo e punição na infância? Muitos vão dizer: “Ok, mas meus pais me bateram, me castigaram e hoje sou uma pessoa de bem.” Certo, eu acredito, mas a que preço?

O quanto você precisa se esforçar para acreditar que é merecedora do melhor da vida? O quanto suas relações humanas são saudáveis? E o quanto você realmente acredita que merece ser amada? Como é a sua autoestima e a sua capacidade de se conectar com o outro?

Não podemos ensinar respeito às crianças, se as tratarmos com desrespeito.

Não podemos ensinar respeito às crianças, se as tratarmos com desrespeito. Se realmente queremos que nossos filhos nos respeitem e respeitem ao próximo é fundamental sermos, primeiramente, um bom modelo de respeito.

Quando uma criança é ouvida com empatia e cuidado, ela se sente amada, respeitada e apreciada. Isso fará com que ela tenha vontade de colaborar com seus pais e se torne naturalmente mais comportada e encorajada.

Talvez você se lembre de ter sido uma criança que se sentia incompreendida pelos seus pais, reprimida e criticada ou que apenas desejava ter recebido mais amor e atenção. Por mais que essas memórias não sejam as mais felizes, elas podem ajudá-lo positivamente a mudar o que não está bom nessa caminhada com os seus filhos.

Gostaria de convida-lo agora a seguinte reflexão:

O tempo avançou em 20 anos. Imagine que seu filho ou filha é um adulto nesse momento e que está jantando fora com os amigos. A discussão leva a memórias da infância. O grupo compartilha histórias e seu filho diz: “Quando eu era criança, minha mãe/meu pai sempre …” E então, imagine que o tempo para! E você espera. O que seu filho diria sobre você?

São lembranças de uma infância agradável, feliz, que desperta garra e coragem? Ou são lembranças tristes, dolorosas, que magoam e entristecem?

Saiba que, seja qual for a sua resposta, você ainda pode fazer algo para mudar sua realidade.

Se você descobriu que a atual realidade do seu dia a dia não é o que você gostaria que seus filhos se lembrassem, então será necessário fazer algo rápido para mudar, pois a infância passa voando e você não terá uma segunda chance para dar o seu melhor.

Reflita e responda para si mesmo. O que você decide fazer? E o que você pode começar a fazer hoje mesmo para mudar essa realidade?

Saiba que, seja qual for a sua resposta, você ainda pode fazer algo para mudar sua realidade. Melhore o que pode ser melhorado. Modifique o que pode ser modificado. Educar crianças para se tornarem seres humanos emocionalmente saudáveis é realmente um grande desafio, mas buscar conhecimento ajuda muito.

Claro que perfeição não existe, sempre erraremos, mas podemos aprender a errar menos. Bem menos.

Faça a sua parte!

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui