Sancionada lei que amplia doenças rastreadas no teste do pezinho pelo SUS

Exame atual identifica seis doenças e passará a detectar 14 grupos de enfermidades; profissionais de saúde têm de informar à gestante sobre importância do teste do pezinho

232
Sancionada lei que amplia doenças rastreadas no teste do pezinho pelo SUS; imagem mostra mão e pé de bebê que usa calca verde
O teste do pezinho é feito nos primeiros dias de vida do bebê, por meio da coleta de uma amostra de sangue do pé da criança
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A lei que amplia o número de doenças rastreadas no teste do pezinho foi sancionada nesta quarta-feira (26), pelo presidente Jair Bolsonaro, e entrará em vigor um ano após publicação no “Diário Oficial da União”. O prazo foi estipulado para a adaptação da rede de saúde pública. 

O teste do pezinho faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) e é feito nos primeiros dias de vida do bebê, por meio da coleta de uma amostra de sangue do pé da criança, por isso o nome do exame.

O texto da lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados em março e pelo Senado, em abril. Iniciativa do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT/MS), o projeto é inspirado na campanha do teste do pezinho, criada pelo Instituto Vidas Raras, com o apoio de entidades e embaixadores como a jornalista Larissa Carvalho, cujo filho Théo desenvolveu uma doença rara que poderia ter sido diagnosticada precocemente e as sequelas evitadas, caso ele tivesse feito o teste ampliado. A campanha reuniu mais de 600 mil assinaturas na petição que pedia a ampliação das doenças detectadas no exame.


Leia também: Documentário alerta para importância do teste do pezinho ampliado


O que prevê a lei que amplia doenças detectatadas no teste do pezinho

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza um teste que engloba seis doenças. Com a nova lei, agora sancionada, o exame passará a englobar 14 grupos de doenças, que podem identificar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde. Os novos diagnósticos serão implementados de forma escalonada, em cinco etapas, em prazo a ser fixado pelo Ministério da Saúde. 

“O governo vai ampliar de seis exames para 50. É um aumento muito expressivo e trará benefícios incontestes para as nossas crianças”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na cerimônia de sanção da lei. Segundo ele, o teste agora incluirá, por exemplo, o diagnóstico de anemia falciforme, fibrose cística e outras doenças raras.

Segundo o texto da lei, a lista de doenças a serem rastreadas pelo teste pode ser expandida por meio de revisões periódicas com base em evidências científicas e priorizando as doenças com maior prevalência no Brasil que tenham protocolo de tratamento aprovado e com tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A lei também determina que os profissionais de saúde informem a gestante e os acompanhantes da importância do teste do pezinho e sobre as eventuais diferenças existentes entre o exame oferecido no SUS e na rede privada durante os atendimentos de pré-natal e logo após o nascimento do bebê.


Leia também: “Se meu filho tivesse feito o teste do pezinho ampliado, hoje ele estaria andando”


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui