“Empreender é acreditar que é possível realizar o seu sonho”, diz Dolabela

411
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Dolabela_G.jpg (116 KB)
Foto: Ricardo Borges

Por Luciana Ackermann

Autoconhecimento, rebeldia, coragem, criatividade, inovação. Foram algumas das características elencadas como essenciais para mergulhar no universo do empreendedorismo, segundo o autor do best-seller “O segredo de Luísa”, Fernando Dolabela, com 400 mil exemplares vendidos. Dolabela lançou, no último sábado, dia 20, o Encontro Canguru, no Rio de Janeiro.
O evento, realizado no Nex, contou com mães, pais e educadores interessados em conhecer a pedagogia empreendedora, método criado por Dolabela e já adotado em duas mil escolas públicas brasileiras, alcançado a 4 mil alunos e 10 mil professores. O programa é desenvolvido para crianças a partir de 4 anos até os 17. Dolabela revela que até a Organização das Nações Unidas (ONU) aplica o método dele em sete países. “Precisamos despertar a capacidade de criar, não seguir trilhas já estabelecidas. Gerar sistemas e não somente operá-los. Se libertar da dependência da ideia de emprego e ser autor da própria vida, criando um caminho”, afirmou Dolabela, relembrando as constantes mudanças no mundo do trabalho. “ Quando você é empregado está realizando o sonho dos outros. Como empreendedor você realiza o seu sonho. Não há separação entre empreender e a vida porque a empresa é você”, destaca o autor, que ao todo tem 16 títulos publicados.
Dolabela reforçou que todos têm potencial empreendedor. Basicamente duas perguntas devem ser feitas, de acordo com o autor, por aqueles que pensam em empreender: “Qual é o meu sonho? e “O que vou fazer para transformar meu sonho em realidade?”.
Para pais e mães, Dolabela explica que as crianças já são criativas, o importante é sempre estimulá-las, trabalhando a ideia de que o mundo não está pronto. E que a criança pode, sim, ajudar a construí-lo. Isso deve ser feito no dia a dia, perguntando aos pequenos o que fariam para melhorar um brinquedo ou o que ele gostaria de inventar…

Outro ponto importante é não frear as ideias das crianças e também superar a dificuldade recorrente, entre pais e mães,  – dizer que não sabe alguma das perguntas dos filhos e propor descobrir junto com eles a resposta.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui