Drauzio Varella: ‘escola na mais tenra idade’ deve ser prioridade

1214
Drauzio Varella escola
Foto: Divulgação/Drauzio Varella
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Cada vez mais tem se falado da importância de se investir na primeira infância. Do nascimento aos 6 anos o cérebro humano está no auge da sua capacidade e as experiências e oportunidades que a criança tem nesse período podem impactar no seu presente e futuro. No Brasil, porém, a prioridade aos pequenos ainda deixa a desejar. Basta lembrar que das 20 milhões de crianças até 6 anos, 7 milhões vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. E somente 35% das crianças estão nas creches, sendo que a meta do PNE (Plano Nacional de Educação) prevê uma taxa de atendimento de 50% até 2024.

Para proteger e proporcionar maior desenvolvimento da primeira infância, o médico Drauzio Varella defende a disponibilidade de escola “na mais tenra idade” como política pública prioritária no país. Ele falou sobre o tema na última segunda-feira (10), em entrevista ao programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura.

O especialista foi questionado pela jornalista Mariana Ferrão sobre qual medida ele escolheria como mais urgente para a faixa etária de até 6 anos no país. Ele acrescentou que essa etapa da vida é fundamental para o desenvolvimento infantil e determinante para o resto da vida.

“As crianças que não são estimuladas adequadamente nessa época vão carregar essa cicatriz pelo resto da vida. Não vão ser capazes de desenvolver o QI que elas teriam potencial para desenvolver, e vão carregar traumas.”

Veja também: Atendimento em casa pode ajudar a reduzir a falta de vagas em creches

Drauzio Varella também destacou que a infância desassistida é uma das principais causas da violência urbana. Em seguida, vêm fatores como a falta de limites na adolescência e o convívio com pessoas violentas.

Gravidez na adolescência

Outro fator preocupante para o médico é a questão da gravidez na adolescência: “20% dos partos no SUS são de adolescentes, não é um número pequeno. Nós temos na classe social mais baixa essa quantidade de meninas, que são crianças, criando outras crianças”.

Ele afirma que a discussão vai além dos números e representa um comportamento estigmatizante da sociedade. “A gravidez na adolescência é uma realidade para a qual a sociedade fecha os olhos, finge que não existe”, disse. Drauzio Varella também demonstrou preocupação pelas adolescentes que deixam a escola para cuidar dos filhos, comprometendo o seu futuro e o das crianças. 

Drauzio Varella também defendeu políticas públicas mais fortes para que crianças nascidas em periferias possam crescer de maneira semelhante às que se desenvolvem em classes mais altas: “Como essas crianças vão ter condições de se desenvolver? Nós estamos comprometendo as gerações futuras”.

No programa, o médico também falou sobre coronavírus, aids, alcoolismo, uso de drogas e outros problemas da saúde pública. Veja abaixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui