Queda nas coberturas vacinais pode fazer ressurgir doenças já controladas

No Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta quinta (9), infectologista chama a atenção para necessidade de manter calendário vacinal das crianças em dia

304
Criança recebe band-aid no braço após vacina
Crianças devem manter vacinação em dia
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apontam que, em 2021, nenhuma das vacinas ofertadas ultrapassou os 75% do público-alvo imunizado. Esses índices estão muito abaixo da meta de 90% ou 95% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde, dependendo da vacina. 

Em âmbito mundial, o número de casos de sarampo relatados em todo o mundo aumentou 79% nos dois primeiros meses de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. Além do crescente número de casos, a baixa adesão a diversos tipos de vacina também traz à tona a ameaça de novos quadros de doenças que até então haviam sido consideradas controladas. Nesta quinta-feira (9), em que é comemorado o Dia Nacional da Imunização, especialistas fazem um alerta para os riscos dos pais não manterem o calendário vacinal dos filhos atualizado.

“O Brasil foi certificado pela Organização Mundial da Saúde como livre da poliomielite em 1994. Em 2016, o Brasil teve o certificado da Organização Pan-americana da Saúde como país livre do sarampo. E, agora, nos últimos anos, estamos acompanhando o ressurgimento dessas doenças que estavam controladas e um dos principais motivos é a baixa cobertura vacinal”, afirma Emersom Mesquita, infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, empresa global de saúde com foco em ciência. 

Ele comenta que a pandemia trouxe uma luz para a importância da vacinação como forma de controle de doenças infecciosas, mas as outras vacinas de rotina acabaram sendo esquecidas. “Estamos, atualmente, com campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários acontecendo em todo o país. Precisamos também lembrar a importância de mantermos altas as coberturas vacinais para as outras doenças contra as quais já dispomos de vacinas, como meningite, coqueluche, sarampo e pneumonia, por exemplo”, completa Emersom. Ele destaca ainda a importância da vacinação em diferentes faixas etárias.

Veja aqui o calendário de vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para as diferentes faixas etárias de crianças e adultos.


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui