Dia Mundial do Autismo: a importância de se informar sobre o assunto

0
dia mundial da conscientização do autismo
Foto: Anna Kolosyuk/Unsplash

Nesta quinta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de propagar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater a discriminação atrelada a ele. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com TEA no mundo todo e que 2 milhões delas estão no Brasil. 

A conscientização em relação ao assunto é de extrema importância para combater o preconceito que pessoas com TEA podem sofrer no dia a dia. A diminuição do preconceito, por sua vez, é essencial para trazer a garantia de direitos dessas pessoas e sua inclusão social, melhorando a qualidade de vida. 

Pensando nisso, Célia Leão, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, lembrou a data ressaltando os cuidados que possibilitam a inclusão de pessoas com TEA. “O amor, a paciência, a compreensão e o respeito são capazes de garantir a comunicação e a interação de todos dentro de uma sociedade. Com um pouquinho de boa vontade e solidariedade, situações diferentes passam a ser comuns”, afirma.

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)? 

O autismo é uma condição neurológica marcada por alterações no desenvolvimento da linguagem, da comunicação e de habilidades sociais. Daniella Dualib Uvo, psicóloga da Clínica Maia, especialista em neuropsicopedagogia e autismo, explica que o TEA também tem como características comportamentos repetitivos e um processamento sensorial diferenciado. Este último significa que a percepção e a interpretação das situações podem ser totalmente diferentes em autistas. Por isso, eles podem reagir de formas inesperadas a acontecimentos que, para outras pessoas, podem parecer “comuns”. 

Leia também: Em quais situações devo levar meu filho ao pronto-socorro?

Situações que envolvem os sentidos pode ser especialmente incômodas para os autistas. Barulhos que em geral não incomodam podem ser insuportáveis para crianças com TEA, assim como toques e abraços podem causar desconforto ou dor. Comidas de consistências e texturas diferentes podem causar repulsa e até mesmo náusea. 

A especialista ressalta que é essencial que a família veja o autismo como parte do paciente, ao invés de um inimigo a ser combatido. É necessária também a criação de um ambiente especialmente focado e adaptado para o aprendizado do autista, com condições que possibilitem conforto, interatividade social e concentração. É possível usar jogos, brincadeiras e tecnologias apropriadas. “É crucial procurar maneiras de se relacionar com a criança levando em conta suas diferenças e, ao mesmo tempo, acreditando muito na capacidade dela de aprender e se adaptar”, diz Daniella. 

Ações pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo 

Empresas lançaram ações no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Confira algumas abaixo: 

Série “Pablo” no Disney XD, National Geographic e NatGeo Kids

Para contribuir com a conscientização sobre o autismo, os canais Disney XD, National Geographic e NatGeo Kids exibem o primeiro episódio da segunda temporada da série “Pablo”, que mistura animação com atores reais. O protagonista, Pablo, é um menino de cinco anos com TEA. Ele tem uma forte ligação com o mundo das artes, através do qual se expressa. 

O episódio vai ao ar hoje, dia 2 de abril, em diferentes horários: 

  • Disney XD, às 17h; 
  • National Geographic, às 17h20;
  • NatGeo Kids, às 18h. 

Para quem não viu a primeira temporada, ela está no ar na TV Brasil, de segunda a sexta, às 11h e às 15h; aos sábados, às 11h. 

PlayKids e “Auts”

A plataforma de conteúdos educativos PlayKids irá disponibilizar gratuitamente a série animada sobre autismo “Auts” no PlayKids App. Também será lançado um episódio comemorativo musical da série, chamado “Um dia de Auts”, que será exibido no PlayKids App e nas TVs parceiras do projeto: Cultura, Rá-Tim-Bum e TVE Bahia. A partir do dia 5 de abril até o fim do mês, todos os episódios do desenho poderão ser acessados no Youtube.

A série “Auts” é inspirada nas experiências do seu idealizador, Renato Barreto, com sua família e seu filho Artur, diagnosticado com TEA. Artur dubla os episódios e desenvolveu sua fala durante esse processo de dublagem em família. A série usa muitos recursos visuais, já que autistas absorvem muito as informações através de imagens. 

Vans 

Em parceria com o Conselho Internacional de Credenciamento e Padrões de Educação Continuada, a marca de sapatos e roupas anunciou uma coleção de tênis que conta com elementos sensoriais para apoiar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. 

Leia também: Terapia online para crianças: vale a pena manter durante a quarentena?

A coleção tem itens para bebês, crianças e adultos. Ela foi desenvolvida para ser ultra confortável e traz elementos sensoriais inclusivos, como uma paleta de cores calmas e materiais focados nos sentidos da visão, do toque e do som. Os itens chegaram ao mercado brasileiro no dia 25 de março em revendedores autorizados, nas Vans Stores e no site da marca

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui