Pandemia pode levar 86 milhões de crianças à situação de pobreza até fim de 2020

Número é de análise do UNICEF e da ONG Save the Children, que fazem recomendações para que governos amparem essa população

529
Imagem para ilustrar matéria sobre possibilidade de pandemia de coronavírus levar milhões de crianças à situação de pobreza.
Número de crianças em situação de pobreza em países de baixa e média renda pode chegar ao total de 672 milhões até o fim de 2020 se previsão se cumprir. Foto: Freepik
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A pandemia do novo coronavírus pode levar 86 milhões de crianças para a pobreza até o final do ano. Caso isso se cumpra, o aumento seria de 15%, com o número total de crianças em situação pobreza em países de baixa e média renda chegando a 672 milhões até o fim de 2020. Dois terços dessas crianças estariam na África, ao sul do Saara, e na Ásia Meridional. 

Os números são de análise realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela organização não governamental (ONG) Save The Children. A análise foi baseadas em dados demográficos, em projeções econômicas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial e em evidências históricas sobre mudanças na distribuição de renda do Instituto Mundial para Pesquisa em Economia do Desenvolvimento. 

Leia também – 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo 

Nos países da Europa e da Ásia Central, o número de crianças vivendo em situação de pobreza pode ter aumento de 44% por causa da pandemia – seria o aumento mais significativo. Já na América Latina e no Caribe, o aumento pode ser de 22%.

“A escala e a profundidade das dificuldades financeiras das famílias ameaçam reverter anos de progresso na redução da pobreza infantil e deixar as crianças privadas de serviços essenciais”, afirma Henrietta Fore, diretora executiva do UNICEF. Fore diz que, sem uma ação combinada, famílias podem “enfrentar níveis de privação que não têm sido vistos há décadas”. Além disso, com dificuldades socioeconômicas intensificadas, crianças e famílias ficam ainda mais vulneráveis aos perigos do novo coronavírus, não conseguindo se proteger por não conseguirem acesso a serviços de assistência social ou medidas compensatórias.  

Leia também – 5 livros para explicar o racismo às crianças (e criar filhos antirracistas) 

“Os chocantes impactos da pobreza na pandemia de Covid-19 afetarão duramente as crianças. As crianças são altamente vulneráveis a períodos curtos de fome e desnutrição, que as afetam potencialmente por toda a vida”, explica Inger Ashing, CEO da Save the Children International. “Se agirmos agora e de maneira decisiva, podemos prevenir e conter a ameaça de pandemia que os países mais pobres e algumas das crianças mais vulneráveis enfrentam”, declara. 

“Este relatório deve ser um alerta para o mundo. A pobreza não é inevitável para as crianças”, declara Inger Ashing, CEO da Save the Children International 

Para evitar que a pandemia leve crianças à situação de pobreza, o UNICEF e a Save the Children recomendam que governos realizem expansão rápida e em larga escala de sistemas e programas de proteção social, como transferências de renda, alimentação escolar e benefícios para a criança, além de investimentos no acesso universal a serviços de saúde de qualidade e em políticas voltadas para a família, como licença remunerada e assistência à infância. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

1 COMENTÁRIO

  1. Esta é uma informação realmente verdadeira. As crianças sofrem com a pobreza. Lendo um ensaio sobre o assunto, fiquei surpreso que viver no século 21 aqui ainda acontece. Acho que isso precisa ser tratado não apenas no estado, mas também em nível global. Afinal, esse é um problema de grande escala sobre o qual vale a pena falar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui