Curso online gratuito: Gisele Bünchen convida pais e educadores a nutrir vínculo da criança com a natureza

Parceria do Instituto Alana com a modelo gaúcha, formação busca ampliar conhecimento dos adultos e assim favorecer protagonismo das crianças em relação ao meio ambiente; inscrições se encerram nesta quarta (8)

458
Para pais e educadores: curso TiNis visa nutrir vínculo da criança com a natureza
Curso usa metodologia TiNis, que propõe o cultivo de plantas em pequenos espaços
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Fortalecer o vínculo das crianças com a natureza por meio do cultivo de plantas em casa e na escola. Esse é o objetivo do curso online TiNis, voltado a pais, mães e professores da educação infantil e do ensino fundamental, que estejam interessados em ampliar seu conhecimento sobre o meio ambiente e assim incentivar o protagonismo das crianças nessa área. Parceria entre o Instituto Alana e a modelo Gisele Bündchen, que participa de atividade de meditação teleguiada, o curso é gratuito e tem inscrições abertas até quarta-feira (8).

O curso TiNis segue metodologia reconhecida pela Unesco, que propõe o cultivo de plantas em pequenos espaços – são necessários pelo menos três vasos de plantas ou meio metro quadrado de canteiro. Com as aulas, a ideia é mobilizar os participantes a replicarem as TiNis em suas casas e/ou instituições educativas juntamente com as crianças.

Aproximar as crianças da natureza pode trazer a elas uma série de benefícios. Além de estimular a curiosidade e criatividade, o contato com o verde faz com que sejam mais ativas fisicamente, possibilita uma relação mais saudável com o alimento, e melhora o desempenho escolar, entre tantos outros aspectos positivos comprovados cientificamente.

Uma das especialistas convidadas da formação é a pedagoga Fabiana Costa, que conta como foi sua experiência ao realizar uma atividade de plantio com os alunos. “As crianças começaram a pesquisar os tipos de solos e adubos, aprenderam a pensar em áreas, perímetros e em como modificar os espaços. Essa relação com a natureza também trouxe novos aprendizados para os pequenos. Na aula de artes, por exemplo, as crianças pintavam as paredes por meio de observações das flores que elas próprias plantaram, e isso transformou a escola em um ambiente vivo”.

Gisele Bundchen participa de atividades teleguiadas | Foto: reprodução Facebook @giselebundchen

Material do curso TiNis

Os participantes terão acesso a práticas de centramento, videoaulas, apostilas, vídeos de aprofundamento, rodas de conversas, entrevistas com convidados especiais, atividades práticas e materiais de aprofundamento. O curso é dividido em cinco módulos, que serão abertos com uma atividade de interiorização guiada pela Gisele Bündchen, como um convite para trazer o educador para o momento presente. A formação é híbrida, assíncrona (que acontece no tempo do aluno) e com momentos síncronos (plantões pedagógicos em tempo real). Ministrado por Mônica Passarinho, bióloga, permacultora e educadora para sustentabilidade com foco em aprendizagens com a natureza, o curso terá 28 horas para a certificação básica e 38 horas para a certificação total.

O projeto

Lançado em fevereiro deste ano, o projeto Tinis: Terra das Crianças  foi criado pela ANIA (Asociación para la niñez y su ambiente), que surgiu no Peru e já está presente em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia, Japão. A iniciativa foi criada pelo peruano Joaquín Leguía que, depois de passar a infância no jardim de sua avó, sempre acompanhado de seu irmão, se inspirou e entendeu que a experiência poderia transformar os jovens e o mundo.


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui