O olhar das crianças para o ambiente digital

Série de documentários do Portal Lunetas revela o que as crianças pensam e sentem sobre o universo virtual

1084
Video sobre o olhar das crianças para o ambiente digital; imagem reproduz cena com crianças sorrindo de um dos vídeos do especial do Portal Lunetas
Recebidas à luz deste ambiente digital e nele se desenvolvendo, crianças entram em contato cada vez mais cedo com a tecnologia como extensão de si mesmas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Como as crianças vivenciam o ambiente digital e como elas atuam na construção desse espaço em um mundo cada vez mais conectado? Essas foram algumas das questões que nortearam o especial “Um olhar sobre as infâncias conectadas”, uma série de mini documentários produzidos pelo Portal Lunetas, do Instituto Alana, uma organização da sociedade civil que atua em proteção aos direitos das crianças.

Os vídeos trazem depoimentos de crianças de todo o Brasil sobre sua relação com o ambiente digital, o que elas pensam disso, quais são as oportunidades e os desafios do espaço virtual e como é possível usar a internet para expressarem suas individualidades e opiniões.

“As crianças entram em contato cada vez mais cedo com a tecnologia como extensão de si mesmas. Por isso, acreditamos que é importante ouvi-las para entender suas vivências e assim podermos contribuir de fato com uma experiência digital ética, segura, inclusiva e criativa para todos”, afirma Raquel de Paula, coordenadora do Portal Lunetas. Ela ressalta que a vivência plena da infância é corresponsabilidade de famílias, educadores, empresas e plataformas de tecnologia e governos, envolvendo também a livre manifestação das crianças em relação aos assuntos que lhes afetam.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa aponta principais preocupações dos pais com a vida das crianças na internet

Vídeos trazem depoimentos de crianças de todo o Brasil, de diferentes classes e etnias

Para a realização desse projeto, o Portal conversou com crianças de todos os estados brasileiros, com idades entre 7 e 12 anos, de diferentes classes sociais e etnias, com e sem deficiência. Nos vídeos, as crianças falam como elas imaginavam o mundo antes do advento da internet e também explicam como esse universo digital pode ajudá-las no dia a dia nos estudos, pesquisas sobre conhecimentos gerais ou até mesmo com receitas culinárias. Além disso, as crianças também contam se gostariam ter um canal na internet e comentam como elas entendem a segurança de seus dados nas redes.

Além das falas dos pequenos, o especial traz infográficos e reportagens que retratam temas como caminhos para as famílias orientarem seus filhos na internet, reflexões sobre como as telas interferem no desenvolvimento da criança, a tecnologia como aliada das crianças com deficiência, proteção de dados dos pequenos, entre outros conteúdos.

LEIA TAMBÉM: Crianças da ‘geração digital’ são menos inteligentes que seus pais, diz neurocientista francês

O vídeo “O mundo digital e o imaginário infantil” abre a série de documentários produzida pelo Portal Lunetas

LEIA TAMBÉM: 6 dicas para tornar a internet segura para crianças

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui