‘Mostra Infâncias Plurais’: vídeos buscam ver o mundo a partir dos olhos das crianças

Iniciativa do Instituto Alana e do Itaú Cultural disponibilizará novos conteúdos, todas as semanas, até o dia 15 de outubro. Assista abaixo a alguns dos curtas

408
Mostra Infâncias Plurais traz mais de 50 vídeos sobre as crianças
Foto: cena do curta "Eu não confio nas janelas laterais"
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Mais de 50 vídeos de curta duração, com foco no protagonismo e na potência das criancas de diferentes regiões do país, fazem parte da Mostra Infâncias Plurais, realizada pelo Itaú Cultural em parceria com o Instituto Alana. Os conteúdos abordam temas como a importância do brincar livre, a defesa do meio ambiente, o universo infantil como disparador de histórias, o brincar com elementos da casa, e os benefícios do contato da criança com a natureza, entre outros.

Voltados para famílias, educadores, artistas e crianças, os vídeos podem ser acessados, entre 24 de agosto e 15 de outubro, sempre às terças-feiras, no site do Itaú Cultural, e todas as sextas-feiras, a partir de hoje (27), no Portal Lunetas. É possível assistir também ao making off e entrevistas dos participantes contando sobre o processo de desenvolvimento do projeto, que tem como objetivo fomentar a produção cultural infanto-juvenil e proporcionar a troca de saberes sobre culturas da infância.

Raquel de Paula, coordenadora do Lunetas, diz que a Mostra Infâncias Plurais visa inspirar a criação de produções culturais infanto-juvenis por pessoas de todo o país, que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. “Os vídeos curtos e potentes buscam, de diversas perspectivas, ver o mundo a partir dos olhos das crianças, levando em conta suas diferentes realidades. Os trabalhos fogem dos clichês das produções destinadas aos pequenos, ao tratá-los sobretudo como sujeitos de direitos”, conta a coordenadora do portal.

Nesta primeira semana, já estão disponíveis aqui os vídeos Eu não confio nas janelas laterais, de Ana Beatriz Marques Penna; 1/4 e o mundo, de Sheyla de Arruda Coelho; De que é feita a Lua?, de Luana de Souza Cavalcante; O menino e o monstro, de Ana Elizabeth Japia Mota; Monster live, de Daniela Fossaluza; e A bisa precisa ficar em casa, de Gustavo Guimarães Gonçalves. Os trabalhos têm sua linguagem própria, abrangendo animação, contação de história, marionetes e música. Confira abaixo alguns dos vídeos.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui