130 mil crianças perderam pais, avós ou cuidadores para a Covid-19 no Brasil

Estudo global publicado na revista 'The Lancet' trata do efeito das perdas dos responsáveis sobre a formação de crianças e adolescentes.

297
130 mil crianças perderam pais, avós ou cuidadores para a Covid-19; menino sentado no chão encosta cabeça e abraça joelhos com os braços
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Cerca de 1,5 milhão de crianças perderam pais, avós ou responsáveis por seus cuidados devido à pandemia do coronavírus. O dado é de pesquisa recém-divulgada pela revista científica “The Lancet”, que realizou o primeiro estudo global sobre o assunto. Das 1,5 milhão de crianças, em torno de um milhão perderam o pai e/ou a mãe. Outras 500 mil crianças perderam uma outra pessoa, como um avô, que vive no ambiente familiar e fazia parte desse cuidado. Segundo o estudo, no Brasil, 130 mil crianças – duas crianças a cada mil – perderam o principal responsável para a Covid-19, sendo um dos países em que, proporcionalmente, essa ocorrência é maior.

O índice brasileiro só é menor do que o do Peru – em que essa proporção é de dez a cada mil crianças, África do Sul – cinco a cada mil crianças, e México – três a cada mil crianças.

O levantamento segue critérios científicos, como a revisão por pares. Os pesquisadores responsáveis alertam que “crianças que perderam um parente ou cuidador estão arriscadas a sofrerem de efeitos adversos de curto e longo prazo sobre a sua saúde, segurança e bem-estar, como o aumento do risco de doenças, abusos físicos, violência sexual e gestação na adolescência”.

Os pesquisadores também pedem a adoção de uma ação urgente para responder o impacto das perdas de cuidadores como parte dos programas de combate à Covid-19″, afirma a “The Lancet”.

“A cada duas mortes por Covid-19 no mundo, uma criança foi deixada para trás para enfrentar a morte de um parente ou cuidador”, diz Susan Hills, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e uma das pesquisadoras que lideraram o estudo.

Vacina e auxílio financeiro às famílias

Lucie Cluver, professora da Universidade da Oxford e da Universidade de Cape Town na África do Sul, diz que os governos devem se inspirar em medidas semelhantes adotadas em países mais afetados por doenças como a Aids e o Ebola. A especialista sugere esforços adicionais para vacinar os cuidadores de crianças e dar suporte às famílias que ficarem responsáveis por ajudar os jovens que perderam seus pais e responsáveis.

“Nós precisamos apoiar as famílias estendidas ou adotivas a cuidarem dessas crianças, com ajuda de custos, programas de auxílio à parentalidade e acesso à educação. Precisamos vacinar os cuidadores das crianças — especialmente os cuidadores avôs e avós. E precisamos responder rápido, porque a cada 12 segundos uma criança perde seu cuidador pela Covid-19”, afirma Cluver.

(Fonte: site CNN).


Leia também: Reabertura das escolas não pode esperar, diz Unicef


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui