Você corrige o dever de casa do seu filho?

Especialistas em educação explicam que prática de corrigir dever de casa das crianças pode prejudicar o processo de aprendizagem

898
Mãe ajuda filha a fazer dever de casa, em ilustração à matéria que fala se os pais devem corrigir o dever de casa dos filhos.
Pais devem garantir a organização para que os filhos consigam fazer o dever de casa, mas não devem fazer o dever pelos pequenos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Ao revisar a tarefa de casa do filho, quem nunca ficou com vontade de dar aquela “mexidinha” no texto ao ver que a resposta não estava correta? Para muitos pais, é mesmo difícil resistir à tentação e deixar de corrigir possíveis erros. Mas especialistas em educação são unânimes em afirmar que cabe às crianças – e não aos pais – fazer os seus deveres, para que não haja distorção da visão que o professor tem do aluno, o que poderia interferir no processo de aprendizagem. 

“É muito comum as famílias sentirem o ímpeto de corrigir o dever de casa do filho até mesmo na expectativa de que estão fazendo o melhor, mostrando a ele o ‘jeito correto’ de se fazer as atividades”, diz Christine Lourenço, coordenadora pedagógica do Pensi, no Rio de Janeiro. “Mas essa prática é altamente prejudicial às crianças, considerando-se aspectos emocionais, cognitivos e acadêmicos”, afirma ela. 

Christine aponta a importância dos erros para o processo de aprendizagem. “A neurociência nos mostra que os erros são cruciais para o aprendizado de estudantes, portanto é importantíssimo que escola e família criem um ambiente tolerável ao erro de forma que crianças possam maximizar a consolidação da aprendizagem”, declara. Ela destaca também que, dependendo da forma como for feita essa correção pelos pais, ela pode gerar ansiedade na criança.

Leia também – Ler para as crianças desenvolve vocabulário dos pequenos, mesmo com baixa escolaridade dos pais

Elody Nunes Moraes, professora do quinto ano do ensino fundamental na Escola Nossa Senhora das Graças, em São Paulo, também afirma que é importante que as crianças façam os deveres sozinhas. “De modo geral, o aluno precisa fazer a tarefa de casa com autonomia. Porque, com a tarefa, queremos avaliar se o aluno conseguiu aprender os conteúdos, se quando ele lê o exercício ele consegue entender sozinho”, explica a professora. 

Pais adeptos da prática de corrigir o dever de casa dos filhos podem estar, na verdade, mais preocupados em como a identidade da criança pode refletir nas próprias identidades deles. É o que afirma a psicanalista Elisama Santos, autora dos livros “Educação não violenta” e “Por que gritamos”. Em uma live realizada no Instagram @filhosweb, com a psicopedagoga Christiane Fernandes, Elisama falou um pouco sobre o tema. 

“Eu não sou somente Elisama. Eu sou Elisama, a mãe de Miguel. Se Miguel for uma criança que não estuda e que tira zero, eu sou Elisama, mãe do menino que tira zero”, explica. “Eu não quero ser a mãe desse menino, eu quero ser a mãe do menino perfeito. Nós queremos ser mães e pais de crianças perfeitas”, acrescenta. Segundo a psicanalista, os pais devem refletir sobre isso, pois a correção das atividades interfere na relação das crianças com os estudos. “Quanto mais eu resolvo, menos as crianças serão capazes de resolver o problema sozinhas”, declara. 

Leia também – Uma educação positiva pode transformar a relação com os seus filhos

O que os pais podem fazer para ajudar nos estudos dos filhos de forma efetiva? 

O papel dos pais é crucial, mas eles devem agir como mediadores e curadores no processo de aprendizagem, de acordo com a coordenadora pedagógica Christine. “Cabe aos alunos o protagonismo em relação à sua aprendizagem e aos docentes o papel de mentoria dos estudantes. Os pais não são educadores e nem deveriam sê-lo. São incentivadores dos filhos e filhas”, defende. Ela aponta como papel dos pais incentivar o gosto pelo estudo, auxiliar na organização de matérias e conteúdos e ajudar na mediação de dificuldades, guiando-os às melhores formas de conseguirem superar obstáculos. 

Já a professora Elody aponta que os pais devem cuidar da rotina, estabelecendo um horário para os estudos, garantindo um espaço para que a criança possa fazer seu dever de casa e garantindo o silêncio para que a criança se concentre. Também é preciso sempre se certificar de que a criança faça a tarefa e não passe o horário estabelecido para os estudos jogando ou brincando. 

Quando há dúvidas das crianças e os pais souberem a resposta, não há problema em responder. O que não pode acontecer é os pais fazerem as atividades de dever de casa para os filhos. Christine acrescenta que os pais podem ensinar os filhos a buscarem respostas quando as dúvidas aparecerem. “Quando as crianças apresentarem dúvidas, os pais podem descobrir junto com a criança, conduzindo-a no processo de abrir o livro e procurar, procurar na internet mostrando sites confiáveis e não confiáveis, anotar para perguntar a alguém que tenha expertise no assunto”, sugere. 

Leia também – Meu filho está mentindo, e agora?

“Mais importante que encontrar a resposta é a criança entender o processo para se chegar a essa resposta. Assim, ela CONSEGUE criar mais autonomia em relação aos estudos. Não é apenas sobre ‘aprender’ e sim sobre ‘aprender a aprender'”, diz Christine Lourenço, coordenadora pedagógica. 

No entanto, se a dúvida for sobre algum conteúdo mais específico das aulas, Elody incentiva procurar os professores, principalmente agora com o ensino a distância durante a quarentena pela pandemia do novo coronavírus. “O que incentivamos, nos alunos e também conversando com as famílias, é que as crianças, em vez de falar com a mãe ou o pai quando tiverem dúvidas, enviem a pergunta para o professor. É claro que perguntas simples os pais podem responder, não tem problema. Mas se é em relação ao conteúdo, a gente incentiva que eles busquem os canais de comunicação com o professor”, explica. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui