“Prefiro gente a bicho, mais do que comprar, do que comer, do que viajar”

402
conviver
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Se tem uma coisa que eu gosto nesta vida são pessoas. Prefiro gente a bicho, mais do que comprar, do que comer, do que viajar. Prefiro gente a Nutella e chocolate! Ver como elas pensam, como se vestem, seus costumes, culturas, apegos, amores, atitudes. 

Seres sociais que somos, carecemos da conexão com o outro para nos sentirmos confortáveis. Sendo assim, um dos maiores fantasmas do nosso imaginário é ser excluído socialmente.

Mas não pense que ter bons amigos vai resolver facilmente os problemas da existência humana! O filósofo polonês Bauman afirma que as pessoas, para serem realizadas nos relacionamentos, precisam sentir que são amadas, ouvidas e amparadas. Ou precisam saber que fazem falta. Portanto, não basta sermos amados. Temos que ter certeza de que somos amados para nos sentirmos completos.

Leia também – Atenção à maneira como você conta histórias da sua infância a seus filhos

É justamente nos relacionamentos que estão os maiores desafios. Conviver com o outro exige de nós tantas coisas… aceitação, compreensão, um pouco de bondade, perdão, paciência, tolerância, diplomacia, conciliar ternura e firmeza, buscar mudanças, ceder, negociar e algumas outras virtudes.

Conviver com as críticas também é algo desafiador. Mas, críticas servem para nos tirar do lugar da acomodação. Fazem a gente refletir, pensar em mudar. Ouvir o outro nem sempre é tarefa fácil. Entender o outro, nem sempre é tarefa agradável. Mas, a visão alheia pode nos dizer muito sobre nós. Aprender a amar “apesar de” é um alvo, um desafio, uma caminhada, uma oportunidade.

Leia também: Como ajudar as crianças a manter o autodomínio?

Diante de tantos desafios, o que temos mesmo que fazer é relaxar. Conviver sem muita neurose, sem tentar tecer explicações para tudo e pra todos.

Dizem que a vida é curta. Melhor, pois, encarar esse adjetivo como um verbo.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui