Professor é aquele que ama

Neste mês do professor, a pedagoga Priscila Boy faz uma homenagem aos docentes e conta sobre seus pais, ambos educadores

1329
Professor é aquele que tem amor pelo outro e pelo que faz; imagem mostra professora de máscara e alunos sentados em carteiras escolares
"Educar exige coragem. Mas, também exige amor", afirma Priscila
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Outubro é o mês do professor. Aquele que ensina, que partilha, que tem paixão por pessoas. Para educar, é necessário saber escutar. Ouvir o que não é dito, acolher a dor, aplacar a ansiedade, prevenir ou mediar violências. Mas, há a parte boa: testemunhar crescimento, descobertas, criar laços para o resto da vida.

Educar exige coragem. Mas, também exige amor. Amor pelo outro, pela docência, amor pelo que faz. Os professores marcam a vida das pessoas.

Sou filha de professores. Recordo-me da minha mãe, fazendo cadernos de planos de aula, desenhando nas folhas, pensando qual seria a melhor forma de ensinar a leitura. Ela era alfabetizadora, presenciava este momento mágico, onde a criança descobre o mundo da escrita e começa a viajar nas histórias dos livros.

LEIA TAMBÉM: Professor de educação infantil deve ser altamente qualificado

Meu pai também era professor. Depois de casado e já com filhos, enfrentou a faculdade. Se tornou educador por propósito, conseguiu se formar, passou em concurso público e lecionou até se aposentar.

Educar é decisão, é missão, é escolha. A gente não escolhe a educação, ela é que escolhe a gente! Educador mesmo, nunca perde a esperança, não desanima com a desvalorização, não dá ouvido aos que dizem pra ele largar tudo e escolher coisa melhor.

Porque, para o educador, o melhor mesmo é educar.

A todos os educadores, que insistem bravamente em continuar educando, um abraço carinhoso, um reconhecimento por tudo e uma homenagem especial.

LEIA TAMBÉM: Unicef promove ‘obrigadaço’ para professores nas redes sociais

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui