7 brincadeiras com palavras para exercitar o raciocínio

    9867
    7 brincadeiras com palavras para exercitar o raciocínio
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Daniele Franco – Selecionamos brincadeiras que, além de divertidas, ajudam as crianças a trabalhar a memória, a fala e o vocabulário. Vamos lá?

    – Berlinda

    A partir de 6 anos
    3 jogadores ou mais

    Os jogadores se organizam em círculo tendo um deles no centro. Nessa brincadeira, as crianças são convidadas a apontar as qualidades do coleguinha sentado no meio usando uma palavra. Um jogo que pode ensinar, também, a valorizar as virtudes dos outros.

    – De Havana veio um barco

    A partir de 6 anos
    3 jogadores ou mais

    Uma das crianças começa dizendo “De Havana veio um barco carregado de…” e outra completa com alguma mercadoria, como “chocolate”. Os próximos devem dar nomes de mercadorias com a mesma inicial. O jogo começa de novo quando os jogadores não encontram mais palavras.

    – Série de palavras

    A partir de 7 anos
    2 jogadores ou mais

    Nessa brincadeira, as crianças se divertem enquanto podem, também, aprender sobre associação de palavras. Os jogadores devem escolher um deles para começar. Quem começa, diz uma palavra qualquer e os outros devem dizer outras que estejam associadas, por exemplo “maçã” seguida de “fruta”, ou “bola” seguida de “chutar”.

    – Adedanha

    A partir de 7 anos
    2 jogadores ou mais

    Adedanha pode ser uma brincadeira tanto falada quanto escrita. Se as crianças ainda não souberem escrever, o jogo falado deve ser dividido, escolhendo uma categoria por letra para não confundir os pequenos. Com a soma dos dedos mostrados pelas crianças a letra é sorteada. Além de aprenderem um pouco mais sobre palavras, os jogadores ainda podem se afiar no alfabeto.

    – A Mochila

    A partir de 7 anos
    2 jogadores ou mais

    A mochila é quase um jogo da memória. Depois de estabelecida uma ordem circular entre os jogadores, onde após o último volta-se ao primeiro, este diz uma palavra qualquer. Em seguida, o próximo deve repetir a palavra que o primeiro disse e acrescentar outra, por exemplo, se o primeiro disse “bola”, o segundo deve dizer “bola” e depois dizer sua palavra. Assim o jogo segue com os outros tendo sempre que repetir toda a ordem de palavras já faladas até o momento, na ordem, e adicionar mais uma.

    – Telefone sem fio

    A partir de 5 anos
    5 jogadores ou mais

    Ideal para brincar com os amiguinhos, o velho jogo pode ser muito divertido. Uma criança começa dizendo uma frase, que vai sendo passada ouvido a ouvido, até que o último diga em voz alta como a mensagem chegou até ele.

    – Palavras encadeadas

    A partir de 6 anos
    2 jogadores ou mais

    Nesta brincadeira, uma criança é escolhida para começar dizendo uma palavra qualquer. O próximo deve dizer outra palavra que comece com a última letra da palavra anterior. Por exemplo, se o primeiro disse “casa”, o segundo pode dizer “avião”.

    Fonte: O Grande Livro dos Jogos – Editora Leitura

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui