Carteira de identificação para crianças com autismo já pode ser solicitada em São Paulo

A principal função do cartão é agilizar e priorizar atendimentos de serviços públicos e privados para pessoas autistas. Saiba como solicitar!

759
Carteira de identificação da pesspa autista já pode ser solicitada em São Paulo; criança segurando quebra-cabebças colorido
A carteira pode ser solicitada online ou presencialmente
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quem tem filhos com autismo na cidade de São Paulo já pode solicitar a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). A carteira tem uma grande importância para estas crianças, pois traz várias facilidades. A sua principal função é agilizar e priorizar atendimentos de serviços públicos e privados para pessoas com autismo. 

Além disso, o cartão possui contatos de emergência e também será uma maneira de medir quantas pessoas com autismo existem na capital e em quais regiões eles estão localizados. Assim, políticas públicas voltadas para essas áreas poderão ser pensadas e conduzidas para maior inclusão.

A lei para a identificação foi sancionada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e elaborada pelos vereadores Jair Tatto (PT), Fabio Riva (PSDB), Rinaldi Digilio (União Brasil) e Sandra Tadeu (União Brasil). Agora, todo morador do município de São Paulo tem direito à carteira de identificação da pessoa com Trantorno do Espectro Autista.

Como solicitar?

A carteira pode ser solicitada digitalmente, Portal de Atendimento SP156, ou presencialmente, nas unidades do Descomplica SP, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os requisitos para a solicitação são: residir no município de São Paulo e ter diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) comprovado por laudo médico.

É necessário apresentar documentos de identificação, comprovante de residência, foto 3×4 e, no caso das crianças menores de idade, os pais também precisam mostrar documentos para provar que são os responsáveis pelo filho com TEA. Todo o processo é gratuito e pode levar cerca de 45 dias úteis para ser finalizado.

Mais informações: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=4176 

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui