Sem desculpas: dá para se exercitar em casa!

A Sociedade Brasileira de Cardiologia e Turma da Mônica buscam conscientizar sobre a importância da atividade física neste período de isolamento social

1144
Dicas de atividade física para fazer em casa com as crianças; ilustração mostra a personagem da Mônica dançando bambolê
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Mesmo antes da pandemia, estudos já mostravam que as crianças estão se exercitando menos. Agora, em que é preciso ficar em casa e seguir as medidas de isolamento social para evitar o aumento de casos de covid-19, realizar atividades físicas se tornou algo ainda menos frequente entre adultos e crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, 1 em cada 5 adultos e 4 em cada 5 crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos, não praticam atividade física suficiente.

Para reforçar a importância de se exercitar e prevenir o sedentarismo – que pode provocar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer de mama, entre outras doenças crônicas não transmissíveis –, a OMS criou o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado sempre em 6 de abril.

“As evidências são claras. O sedentarismo tem impacto negativo sobre a saúde, portanto, apesar de não sair de casa, é fundamental que todos realizem atividade física no ambiente domiciliar. Deve-se buscar que as atividades físicas sejam integradas ao cotidiano e que sejam prazerosas. Tais medidas são essenciais e de grande contribuição para a saúde física e mental, auxiliando na prevenção à Covid-19 e suas consequências”, alerta o diretor de Promoção de Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), José Francisco Kerr Saraiva.

O Comitê da Criança e do Adolescente da SBC em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, desenvolveu um material gráfico com dicas para conscientizar os pequenos sobre a importância de hábitos mais saudáveis. A seguir destacamos as dicas que a Turma da Mônica dá para a criançada se exercitar mais – mesmo que seja em casa.


Leia também: Prática regular de atividade física traz benefícios diversos às crianças


Qualquer movimento do corpo é bem-vindo

Atenção à dica do Cebolinha e Cascão: para se exercitar, qualquer movimento do corpo é válido! Pode ser durante as tarefas do dia a dia, nas brincadeiras ou na prática de um esporte – tudo é considerado uma atividade física e faz muito bem para o coração e para a mente.

“As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes. Esse tempo de atividade física deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina”, relata José Francisco.

O diretor afirma que para este momento de pandemia, qualquer atividade motora que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso é válida, assim como a prática sistematizada, devidamente elaborada e prescrita por um especialista, considerando variáveis de treinamento que visam objetivos específicos.


Leia também: Ballet, música, circo… atividades extracurriculares funcionam no online?


Vamos pular?

Brincadeiras que promovam a repetição de exercícios podem ser uma boa maneira de aumentar o tempo da atividade com as crianças. O ideal é praticar um pouquinho todos os dias e procurar bater seus próprios recordes. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia dá algumas sugestões:

  • Levantar-se da cadeira ou do sofá, tocar os dedos dos pés com as mãos, depois erguer as mãos bem alto sobre a cabeça tentando alcançar o teto. Sugira à criança que repita pelo menos dez vez a prática.
  • De pé, erguer as pernas 20 vezes alternando direita e esquerda; girar o braço para frente por 30 segundos e para trás por mais 30 segundos; ficar em uma perna só, depois tentar colocar as mãos para cima e depois para o lado. Em seguida tentar o mesmo com a outra perna; 
  • Correr no mesmo local por 30 segundos; fazer polichinelos e agachamentos por 15 segundos cada; contar quantos pulos a criança consegue fazer em um minuto.

Leia também: Falta de atividade física ou má alimentação: o que é pior para as crianças?


Quer dançar qual música?

Dançar é uma ótima maneira de se movimentar e divertir com as crianças. Então, que tal dançar uma música realizando os comandos “pé direito na frente, pé direito atrás, roda, roda, roda…”, ou simplesmente movimentar o corpo com alegria enquanto a música toca?
Outras recomendações da SBP:

  • Encher uma bexiga com ar. Se tiver duas vai ser mais legal. Lançar para cima e não as deixar cair no chão; 
  • Fazer uma caça ao tesouro, inventar as regras, os desafios e dicas e, depois, escolher e esconder um tesouro bem legal. Se todo mundo para participar, fica mais divertido! 

Leia também: Criança de regime: saiba como implementar uma nova rotina alimentar


Cuidados

Ao realizar atividades físicas é importante procurar um local seguro para a prática, de modo a evitar acidentes, respeitar as necessidades do corpo, bebendo água e fazendo refeições saudáveis; conversar com um profissional de saúde caso tenha algum desconforto durante a prática de exercícios e manter o uso dos medicamentos prescritos por seu médico.

Para saber mais sobre a campanha de incentivo à atividade física, acesse as redes sociais da SBC e da Turma da Mônica.


Leia também: 3 canais online que ajudam a manter a rotina de exercícios das crianças na pandemia


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui