7 alimentos que ajudam as crianças a ter uma melhor digestão

Abacaxi, mamão e melancia são algumas opções de frutas que beneficiam a saúde intestinal dos pequenos e evitam a constipação. Confira outras sugestões

7118
Para ajudar na digestão: 7 alimentos que evitam a constipação na criança; imagem mostra criança loira segurando e mordendo fatia de melancia
A melancia contém grande quantidade de água e fibras que melhoram o trânsito intestinal infantil
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Gases, dificuldade para evacuar e desconfortos abdominais são alguns dos incômodos comuns apresentados por crianças que sofrem com o intestino preso. Na maior parte dos casos, o problema é fruto de hábitos alimentares inadequados. “A constipação na criança é resultado de vários fatores. O principal deles é a alimentação desequilibrada. Às vezes, a criança tem uma alimentação muito pobre em frutas e vegetais e, com isso, ingere menos fibras”, explica a nutricionista Denise Alves Brasileiro, de Belo Horizonte.

As fibras são fonte de energia da flora intestinal, ou seja, ajudam no aumento do número de bactérias boas responsáveis pela digestão. “Quando a criança não recebe um aporte adequado de fibras, esse intestino vai funcionar mais lento. Essa lentidão pode prejudicar a digestão dos alimentos”, afirma a especialista.

Quando se preocupar com a prisão de ventre?

A constipação é preocupante quando os pequenos apresentam fezes muito ressecadas, têm dificuldade para eliminá-las, ficam mais de três dias sem ir ao banheiro ou sofrem com sangramento ou dor.

Contudo, a prisão de ventre é algo comum entre bebês durante a introdução alimentar: “Toda vez que um bebê recebe novos alimentos pode desenvolver um quadro de constipação intestinal transitório, independente do tipo de alimentação oferecida. Quando acontecem esses casos, oferecemos um pouco mais de água e damos preferência aos alimentos com um pouco mais de fibra que ajudam no funcionamento intestinal”, esclarece Denise. Entre as opções, estão a ameixa preta, o abacate, a moranga e folhas verdes.

LEIA TAMBÉM: 30 dicas para seu filho comer melhor

Alimentos que favorecem a digestão

Alguns alimentos podem ajudar a lidar melhor com a prisão de ventre dos pequenos. No entanto, os responsáveis também precisam estar atentos à ingestão de líquidos e incentivarem a prática de atividades físicas regulares. Esta última acelera o metabolismo e estimula a produção de hormônios relacionados aos movimentos intestinais.

Para facilitar esse processo, a nutricionista listou alguns alimentos benéficos à digestão infantil:

1. ABACAXI: “É rico em uma enzima chamada bromelina, que facilita muito a digestão, principalmente das proteínas”, explica Denise. Além disso, a fruta auxilia na hidratação do organismo e fornece vitaminas A e C.

2. MAMÃO: fácil de encontrar em qualquer supermercado, o mamão contém papaína, enzima que auxilia no processamento de proteínas. É uma boa opção para cafés da manhã ou lanches.

3. BANANA: diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a fruta não causa prisão de ventre. “A banana é rica em frutano, um amido resistente que ajuda no controle do índice glicêmico e facilita a digestão”, afirma a nutricionista. O frutano estimula a produção de fezes e a absorção de minerais.

4. MELANCIA: facilita a digestão porque possui muitas fibras e água, melhorando o trânsito intestinal. No calor, é uma opção de sobremesa refrescante quando servida gelada.

5. IOGURTE:as opções naturais são probióticas, que contêm organismos vivos benéficos ao corpo humano. “Sabemos que os probióticos ajudam a equilibrar a flora intestinal que, uma vez equilibrada, melhora a digestão por vários motivos, principalmente pela metabolização de carboidratos”, destaca a nutricionista.

6. GENGIBRE:atua principalmente na secreção de bile, fluido produzido pelo fígado essencial para emulsionar gorduras e facilitar seu processamento. O gengibre serve como tempero de peixes e aves.

7. CHÁS:crianças maiores podem se beneficiar das vantagens dessas bebidas. Opções como hortelã, erva-cidreira e camomila têm propriedades digestivas. Mas é preciso cuidado, pois os chás devem ser oferecidos somente nos intervalos entre as refeições.

Além disso, para evitar a prisão de ventre, o ideal é que a criança não faça a ingestão de alimentos compostos por condimentos, como ketchup, mostarda e outros temperos industrializados. Opções gordurosas, como batata frita ou salgadinhos preparados em imersão de óleo, também podem provocar incômodos digestivos.

Lembre-se sempre de procurar um pediatra, gastroenterologista ou nutricionista para avaliar demais causas do intestino preso antes de qualquer mudança nos cardápios dos pequenos.

LEIA TAMBÉM: Por que devemos consumir orgânicos

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui