Por que devemos consumir orgânicos

Além de serem saudáveis e mais ricos em nutrientes, esses alimentos ajudam a preservar o solo e o meio ambiente e contribuem para a agricultura sustentável e familiar

687
Por que as famílias devem consumir alimentos orgânicos; imagem mostra criança carregando frutas em área verde
Consuma alimentos naturais e caseiros na sua rotina e dos seus filhos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Olá, tudo bem? Meu nome é Letícia, sou nutricionista. Me formei há 10 anos e sou especializada em nutrição materno infantil. Trabalhar com criança pra mim é muito desafiador e ao mesmo tempo traz paz, aprendizado e muita satisfação. A minha meta na vida (ou, pelo menos, uma delas) é trazer saúde e bem estar para os pequenos e assim mudar uma porçãozinha de mundo para melhor e mais natural possível. Gosto de cuidar do outro, e nada melhor que começar com os pequenos humaninhos que vão tocar esse mundo.

Nasci e fui criada no interior de minas, por isso minha ligação com o alimento é afetiva, vem de aromas, sabores, causos, livros de receitas escritos por vó, alimentos que chegavam da fazenda cada um na sua época do ano e é assim que monto minhas condutas, cardápios e orientações nutricionais, com tudo que for de mais natural e caseiro possível. Agregando sempre a vida corrida de uma grande cidade, de forma prática e leve.

Acredito que a saúde e bem-estar começam nas nossas escolhas, dia após dia. Por isso hoje resolvi começar falando dos orgânicos. Estarei aqui na Canguru News, todo mês, com dicas para a família toda, afim de ajudá-los nessa importante missão de criar nos pequenos uma relação feliz e saudável com o alimento de verdade.

LEIA TAMBÉM: Cinco receitas de biscoitos saudáveis e deliciosos para fazer com as crianças

Quem vai me ajudar nessa missão é a amiga e chef mineira Izabela Dolabela, que se formou em direito e gastronomia e acabou optando pela cozinha como profissão. Izabela já trabalhou com confeitaria e atuou em restaurantes de origem italiana, francesa, peruana e asiática. Depois, ela se pós-graduou em gastronomia funcional, especializando-se na cozinha fusion, que valoriza o intercâmbio de ingredientes, as experiências multiculturais e a mistura de técnicas para produzir pratos saudáveis, de altíssima qualidade e apresentação impecável. Em 2016, Izabela participou da primeira edição do MasterChef Profissionais. Hoje, ela é chef responsável pelos produtos Izabela Dolabela Gastronomia Funcional, da Lowko Sorvete e do Restaurante Nattu, que tem unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde vive Izabela e lugar onde nasceu sua filha Sarah, que tem 8 meses de idade. Agora que já nos apresentamos, vamos ao tema desta coluna!

LEIA TAMBÉM: Crianças podem seguir uma alimentação vegana?

Por que escolher alimentos orgânicos?

Alimento orgânico, é qualquer produto animal ou vegetal obtido sem a utilização de produtos químicos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural.

A grande vantagem de priorizar esses alimentos – além do fato de serem saudáveis e naturais e mais ricos em nutrientes – é a preservação do solo, do meio ambiente e da agricultura sustentável e familiar. Eles não têm agrotóxicos, que prejudicam o valor nutricional dos alimentos e podem causar doenças, e ainda poluir a água, o ar, a terra, flora e fauna.

A agricultura orgânica restaura a biodiversidade, protege a qualidade da água, e os animais que se abastecem dela. Também evita erosão do solo, protege futuras gerações de contaminações químicas, economiza energia e ajuda pequenos agricultores a sustentar suas famílias.

Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos mais saborosos e com maior valor nutritivo. Esses alimentos também possuem menor teor de água na sua composição, quando comparados com os alimentos convencionais, por isso os nutrientes ficam mais concentrados.

LEIA TAMBÉM: 11 dicas para ajudar as crianças a comer bem

Não é sensacional respeitar o tempo das coisas?!

Outro diferencial dos orgânicos é que eles, normalmente, são colhidos poucos dias antes do consumo, e isso faz com que cheguem na sua mesa bem mais fresquinhos e com características naturais dos alimentos que crescem no seu devido tempo e local. Não é sensacional respeitar o tempo das coisas?! Isso permite o fortalecimento da nossa saúde, bem como os mecanismos de defesa do nosso organismo.

O comércio de alimentos orgânicos tem crescido e é possível escolher na prateleira de supermercados, em feirinhas e até pedir em casa através de sites e empresas que fazem esse trabalho delivery. No geral, esses alimentos têm um valor um pouco mais alto do que os convencionais pois exigem mais tempo e cuidado no cultivo, mas são um investimento, não é mesmo?

Você também pode optar por ter uma hortinha em casa, é uma experiência maravilhosa permitir à criança ter contato com a natureza, conhecer de onde vem a sua comida e consequentemente ter mais prazer em consumir os vegetais.

LEIA TAMBÉM: Alimentação das crianças: dicas para seu filho comer melhor durante a quarentena

Consumir orgânicos é uma forma de deixar um legado às futuras gerações

O Ministério da Agricultura ressalta que o consumo de alimentos orgânicos é uma maneira de deixar um legado às futuras gerações: a esperança de uma vida justa e harmoniosa neste planeta. “Consumindo orgânicos, desenvolvemos nosso papel de agentes de transformação social e ambiental, praticando um exercício de cidadania”, diz o órgão.

Importante lembrar que até o produto orgânico precisa ser higienizado, pois etapas como a água que se rega, o contato com a terra, o manuseio humano e o transporte, podem causar contaminação.

Vale pensar também que industrializados, mesmo de alimentos orgânicos, podem ter sal, gorduras ruins e outros elementos que não são saudáveis na sua composição. Por exemplo: um orgânico frito. Aí não faz tão bem assim! Para evitar esses alimentos, é importante observar os rótulos e selos de regulamentação.

Consuma alimentos naturais e caseiros na sua rotina e dos seus filhos! Deixe os alimentos com embalagens (industrializados) para dias esporádicos, nunca para o dia a dia. E se ainda não te convenci a experimentar os orgânicos, que tal testar uma sugestão de receita da chef Izabela feita só com ingredientes orgânicos? Saiba mais abaixo!

LEIA TAMBÉM: O que fazer quando seu filho não quer comer? Veja 11 dicas de um pediatra

Muffin de Blueberry 

Rendimento: 6 muffins

INGREDIENTES:
    •    1 ovo
    •    60ml de leite de coco 
    •    100 gr de farinha de aveia
    •    100gr de blueberries (mirtilo)
    •    1 colher (chá) de fermento

MODO DE PREPARO:
Em uma tigela, junte o ovo e o leite de coco. Misture bem para incorporar os ingredientes. Adicione a farinha de aveia e o fermento. Mexa até obter uma massa homogênea. Acrescente o blueberries e misture. Transfira a massa para as forminhas de muffin. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por, aproximadamente, 25 minutos. Após esfriar, é só servir para a criançada!

LEIA TAMBÉM: Xô, desperdício! Dicas da Magali para aproveitar bem os alimentos

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui