Álbum de figurinhas: os aprendizados para além da diversão

As coleções podem trazer vários ensinamentos às crianças. Quem explica melhor o assunto é o educador financeiro Carlos Eduardo Costa

507
Álbum de figurinhas: um aprendizado sobre consumo e outras questões
Ter de esperar o dia certo para comprar um novo pacote de figurinhas e valorizar a troca (em vez da compra) são alguns dos aprendizados que as crianças podem ter durante as coleções
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Na minha infância não me lembro de ter colecionado algum álbum de figurinhas. Somente na adolescência tive a primeira experiência de completar um álbum. E foi para presentear alguém. Tinha um amor platônico no colégio. Aquela paixão avassaladora, mas somente de longe. Era uma menina uns dois anos mais nova que eu. E a febre na época era o álbum “Amar é”. Pensei, portanto, que não existiria presente melhor para se declarar uma paixão do que dar a ela o álbum completo. Uma tia me ajudou. Fomos até a Praça 7, área central de Belo Horizonte, para comprar as figurinhas faltantes.

Com a “missão” resolvida, certo dia, fui para o colégio mais cedo, pois a entrada do ano dela era antes da minha. Fiquei esperando. Quando a menina apareceu, entreguei o álbum e disse que tinha feito para ela. Ela olhou um pouco assustada e agradeceu. Foi todo o contato que tivemos. Infelizmente meu plano não deu certo.

Passaram-se muitos anos e a Duda, minha filha, disse que queria comprar umas figurinhas. Era de um desenho que ela adorava: Meu AmigãoZão. Começamos comprando o álbum e alguns pacotes de figurinhas. E toda vez que saíamos, ela queria comprar mais pacotes. Percebi então que através dessa coleção, podia trabalhar com ela alguns pontos importantes sobre consumo, ansiedade e outros aspectos benéficos que a atividade traz, como leitura, identificação dos números das páginas e das figurinhas e mesmo coordenação motora fina para colar os cromos. Definimos qual seria o dia da compra e a quantidade de pacotinhos. Passado algum tempo, o volume de figurinhas repetidas aumentava. O que fazer com elas?

Passamos a buscar uma forma de trocar com outras pessoas que também estivessem fazendo a coleção. Descobrimos uma banca perto de nossa casa que fazia trocas. Tinha um clube de trocas. E o melhor, muitas pessoas aproveitavam e faziam trocas entre si. Conseguimos garantir várias figurinhas dessa maneira. Mas faltavam algumas para completar o álbum.

Ao invés de continuar comprando mais pacotinhos e ter de contar com a sorte, resolvi fazer um pedido online. Essa era uma grande novidade para mim. A editora permitia a compra de um número limitado de figurinhas faltantes. Fizemos o pedido e alguns dias depois, recebemos nossa encomenda. A Duda não cabia em si de tanta alegria de ter completado o seu primeiro álbum. Voltamos para o clube das trocas e doamos as figurinhas que tinham sobrado para algumas pessoas.

Depois vieram outros álbuns. Angelina Ballerina, Frozen e Cúmplices de um resgate. Em 2014, completamos o álbum da Copa do Mundo. Há dois meses, meu outro filho, João Pedro, disse que queria umas figurinhas. Do Luccas Toon. E recomeçamos. Usando as mesmas estratégias da época da Duda. Limitando a compra de pacotinhos. Ainda mais que o preço dos pacotes de figurinhas subiu bastante. Na época da Duda custavam pouco mais que R$ 1. Agora cada pacotinho custa R$ 3,50.

Com a questão da pandemia, não estamos conseguindo trocar. O volume de repetidas aumenta. E o João Pedro, ao abrir um pacote, já sabe quais figurinhas ele não tem e quais são repetidas. Vamos fazer o pedido na editora das figurinhas faltantes. Daqui a alguns dias, ele poderá completar o seu primeiro álbum.

E você, qual sua experiência com álbuns de figurinhas?


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui