20 promessas que os pais fazem antes de ter filhos (mas depois não as cumprem)

Pesquisa realizada com 2 mil mães e pais do Reino Unido mostra como teoria e prática nem sempre andam juntas quando o assunto é a criação dos filhos

383
Dias crianças dormem na cama de casal junto com a mãe e o pai
Quem nunca disse que não deixaria os filhos dormir em sua cama e depois mudou de ideia? | Crédito: Depositphotos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Não gritar com os filhos, fazer com que durmam no próprio quarto, limitar o tempo de telas… Quando o assunto é a criação dos filhos, por melhores que sejam as intenções, nem sempre conseguimos agir conforme o planejado. É o que mostra uma pesquisa britânica, que ouviu 2 mil mães e pais e revelou que 85% deles não seguem à risca as promessas feitas antes de os filhos chegarem. 

Para 81% dos entrevistados, era impossível saber o quão difícil é ser mãe e pai até ter filhos. A mesma proporção declarou que a parentalidade era a maior curva de aprendizado de suas vidas.

A pesquisa foi realizada pela marca de massinhas e brinquedos Play Doh, da empresa de entretenimento Hasbro, e faz parte da campanha Parenting is messy  (A parentalidade é uma bagunça, em tradução livre), que busca “celebrar as verdades honestas e não ditas de ter filhos”, e mostrar que a parentalidade perfeita não existe

Entre as promessas não cumpridas, quase metade dos pais (47%) disseram ter a intenção de sempre limitar o tempo de tela das crianças – o que acabaram não o fazendo. Um total de 39% também acreditavam que nunca iriam levantar a voz para os filhos, nem usar um tablet como babá (34%). Outros 32% tinham planos de ler para as crianças todas as noites e 29% não pretendiam que os filhos dormissem em suas camas – mas nada disso aconteceu (veja lista completa abaixo). 

A pressão pelos pais perfeitos

“Nossa pesquisa revela as expectativas versus a realidade da parentalidade – e quantos dos preconceitos que temos sobre a vida familiar acabam sendo completamente errados. Parenting is Messy tem tudo a ver com celebrar os momentos menos polidos na vida das pessoas como pais”, disse a diretora comercial da Hasbro para o Reino Unido e Irlanda, Nicola Fox-Haggarty.

Mais de dois terços (67%) dos entrevistados disseram sentir uma pressão esmagadora para ser um pai ‘perfeito’, o que os faz se sentir um fracasso – e 72% culparam as mídias sociais por isso. A grande maioria (92%) também admitiu que às vezes sente estar ‘voando’ como pais – apesar da enorme quantidade de informações disponíveis sobre o assunto. 

Outros fatores que aumentam a pressão sobre mães e pais incluem outros pais (46%), familiares (40%), amigos que não têm filhos (34%) e fóruns na internet com conselhos conflitantes (27%). 

‘É difícil, mas vale a pena”

O estudo também revelou as dicas que os pais dariam para quem planeja ter filhos. No topo da lista estava “haverá dias difíceis, mas valerá a pena” (68%), juntamente com “não se sinta envergonhado se seu filho tiver um colapso em público, pois é normal” (62%) e “você ‘vai sentir saudades destes dias quando os seus filhos forem mais velhos’”(51%).

A campanha disponibilizou um livro- Notes on Messy Parenting – que traz 13 relatos de “pais anti-perfeitos” do Reino Unido. Entre os quais, a apresentadora de Tv Ferne McCann, o cantor de Steps Ian ‘H’ Watkins, a apresentadora de podcast Vogue Williams, a apresentadora de TV e medalhista paralímpica Ade Adepitan e a jornalista, autora e blogueira Anna Whitehouse.O ebook pode ser baixado gratuitamente aqui.

As promessas não cumpridas dos pais

  1. O tempo de tela será limitado – 47%
  2. Não vou gritar com meu filho – 39%
  3. Eu nunca vou usar um tablet como babá – 34%
  4. Eu nunca vou subornar meu filho – 33%
  5. Vou ler para eles todas as noites – 32%
  6. Meus filhos nunca vão dormir na minha cama – 29%
  7. Eu nunca vou dizer ‘porque eu disse’ – 29%
  8. Meus filhos nunca farão birras em público – 28%
  9. Estabelecer uma rotina para dormir será fácil – 28%
  10. Meus filhos terão boas maneiras o tempo todo – 28%
  11. Eu não vou ceder quando importunado pelas crianças – 25%
  12. Eu vou ficar bem com meu filho fazendo bagunça com seus brinquedos – 25%
  13. Eu nunca vou deixá-los comer salgadinhos no carro – 24%
  14. Ser pai não é tão difícil quanto as pessoas dizem – 23%
  15. Eu vou ficar bem com meu filho fazendo bagunça – 23%
  16. Meus filhos estarão sempre apresentáveis – ​​22%
  17. Levantar meus filhos de manhã será fácil – 21%
  18. Não serei um pai competitivo – 17%
  19. Eu nunca vou me gabar dos meus filhos nas redes sociais – 15%
  20. Meus filhos serão esportivos – 15%

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui