O que pensam as crianças sobre a vacinação infantil contra a Covid-19?

Yuri, Klaus, João, Enzo, Alice, Cauã, Antônio e Pietro têm idades entre 5 e 11 anos e em breve poderão receber o imunizante da Pfizer contra o coronavírus. Em vídeo, eles falam o que acham da vacina

824
Yuri Cezario da Silva, 7 anos, fala sobre a vacina contra a covid
Yuri Cezario da Silva, 7 anos, diz que quer ser vacinado
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A partir da quinta-feira (13) da semana que vem começam a chegar no país as primeiras doses da vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos de idade, segundo anunciou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (5). Elas serão distribuídas aos estados para início da imunização do público infantil. Para muitos pais, esse é um momento muito aguardado. Especialistas ressaltam que a imunização dessa faixa etária é essencial para redução de casos de Covid-19 e maior controle da pandemia, ainda mais, frente ao surgimento de variantes como a ômicron, que tem levado a um agravamento da crise sanitária em diversos países, inclusive no Brasil, entre adultos e crianças. A Canguru News falou com mães de diferentes cidades brasileiras, e até do exterior, para saber quais tinham interesse em gravar depoimentos de seus filhos comentando a vacinação. As crianças que toparam falar sobre o assunto você pode assistir no vídeo abaixo.

Sobre a vacinação

O esquema vacinal será com duas doses, com intervalo de dois meses (oito semanas) entre as aplicações, o que visa reduzir as chances de efeitos adversos, segundo Rosana Leite de Melo, secretária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. “Trabalhos demonstram que se ampliarmos esses espaço de tempo, se dá uma maior proteção para ter efeito adverso”, afirmou a secretária durante coletiva de imprensa online para anúncio da imunização infantil no país.

O ministério também recomendou que haja uma ordem, sendo priorizados:

  • pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes;
  • indígenas e quilombolas;
  • crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da covid-19;
  • crianças sem comorbidades, em ordem de idade decrescente;
    11 e 10 anos;
    9 e 8 anos;
    7 e 6;
    5 anos.

LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui