Gravidez tardia: a história de uma mãe aos 53 anos

9697
Gravidez Tardia
Claudia, o marido Stuart e o filho recém-nascido Anthony
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Descobrir o momento certo para engravidar pode ser uma decisão muito difícil: além dos aspectos pessoais da mulher, como carreira e relacionamento, entra em campo a realidade biológica do corpo feminino. Essa definição pode ser ainda mais delicada nos casos de gravidez tardia.

Muitos especialistas divergem sobre qual seria a idade ideal para engravidar, mas há certo consenso em que, a partir dos 40 anos de idade, a gravidez pode ser considerada tardia, o que envolve um cuidado ainda maior das mamães por conta de riscos envolvidos.


Veja também: 5 livros sobre gestação, parto, puerpério e amamentação


Porém, com a ajuda de tratamentos de fertilização e outras técnicas médicas, esse tipo de gravidez tem se tornado cada vez comum entre mulheres de 40, 45 e até depois dos 50 anos. É o caso da representante comercial paulista Claudia Fernandes Lopes, que aos 53 anos de idade teve seu primeiro filho, Anthony, hoje com dois meses e meio.

As tentativas de engravidar

Claudia viveu durante dez anos em Londres, na Inglaterra, onde conheceu Stuart Clarke, seu atual namorado, no trabalho. À época, os dois se tornaram amigos, mas não chegaram a começar um relacionamento conjugal. Foi só em 2015, três anos depois de voltar ao Brasil, que Stuart visitou o Brasil, e ambos se apaixonaram após conviverem por mais tempo juntos. Ela tinha 49 anos e, ele, 42.

“Eu perguntei para ele: ‘olha, você sabe que eu não posso mais ter filhos, né?’ Como ele queria muito [ter filhos], ele me estimulou a procurar alguma ajuda médica para ver se era possível”, conta Claudia.

Ela procurou quatro médicos em São Paulo até se decidir por uma profissional: “Eu queria não só um bom médico, mas um médico acolhedor”.

Foram quatro anos de tratamento de fertilização, que envolveram vários obstáculos: ela fez seis cirurgias, incluindo a retirada de dois miomas do endométrio. Em alguns momentos, pensou em desistir, mas quis tentar todas as possibilidades para ter a certeza.

“O Stuart queria ter [um filho] mais do que eu, porque eu já tinha colocado na minha cabeça que não ia dar mais, que eu já estava com quase 50 anos, mas ele reacendeu essa chama. Então, eu me preparei para receber todas as respostas negativas, mas que eu tentaria até o fim”, relata Claudia. Durante as tentativas de fertilização, ela chegou a fazer três transferências de embrião, mas nenhuma deu certo.

Enfim, a boa notícia

Claudia conta que rezou muito e chegou a fazer promessas para conseguir engravidar. No ano passado, quando tinha 52 anos, fez um novo exame, no qual foram encontrados dois folículos no endométrio, o que ajudou a preparar naturalmente o organismo para uma nova experiência de transferência. “Sinceramente, eu não acreditava que ia dar certo. Nem filmei o procedimento nem fiz outros registros por não acreditar.”

Seis dias depois, quando fez o teste de farmácia “por desencargo de consciência”, como diz, o resultado do exame deu positivo para gravidez. Em seguida, fez dois exames laboratoriais para comprovar, e constatou que realmente estava grávida.

“Eu não conseguia acreditar! Meu namorado achou que poderia haver algum erro no exame, mas depois eu o tranquilizei e disse que era aquilo mesmo: eu estava grávida”.

Stuart e Claudia aguardando o pequeno Anthony. Imagem: Arquivo pessoal/Claudia Lopes

Os nove meses de gravidez

Após a surpresa boa, toda a rotina foi adaptada para cuidar do bebê que estava a caminho. A mãe de Claudia, que tem 77 anos, se mudou de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, para junto da filha, e se encarregou de todos os serviços da casa.

Por conta de seu histórico clínico, a representante comercial teve de trabalhar de casa e parou de dirigir com cinco meses de gravidez. “Tive sorte, porque muitos clientes e colegas entenderam a situação, e me apoiaram durante esse processo”, conta Claudia.

Com 18 semanas, um novo desafio surgiu: ela desenvolveu diabetes gestacional e teve de redobrar os cuidados com a alimentação. “Eu tive que fazer uma dieta muito restrita e com horários rígidos. Durante esse período, eu só comia para o Anthony”, lembra. Além disso, recorda que se cansava com tarefas simples, como lavar o cabelo.

As consultas eram semanais. “É capaz até de o neném nascer melhor, porque a gente tem um acompanhamento muito maior”, brinca Claudia, falando sobre os casos de gravidez tardia.

Com 36 semanas, um exame de glicemia apontou que os níveis de glicose estavam baixos. Ao examinarem mais a fundo, os médicos disseram que a placenta poderia parar de funcionar a qualquer momento por conta de uma aderência à parede uterina . Portanto, recomendaram a internação de Claudia para realização do parto.

Apesar da correria e das dificuldades no parto por conta da idade e do histórico da estrutura corporal, Anthony enfim nasceu no dia 28 de novembro de 2019. Três dias depois, mãe e filho receberam alta e voltaram para casa.

Acompanhamento médico na gravidez tardia

Hoje, Claudia se divide entre os cuidados do filho e as demandas do trabalho – como é autônoma, ela decidiu não parar completamente o serviço . “O mais difícil é adaptar a rotina, mas quando você vê o sorriso dele, percebe que vale muito a pena”, conta. Após anos de carreira e de vivência, agora pode realizar o desejo de ser mãe.

Ela diz que, para mães que pensam em ter filhos mais tarde, é essencial ter apoio tanto da família quanto de um bom médico. “A gravidez de fertilização não é uma gravidez normal. Por isso precisa ter um bom médico, alguém em quem você possa confiar e te acompanhe de perto ao longo de todo o processo, diz”.

Claudia também participa de vários grupos de dúvidas sobre fertilização nas redes sociais, para ajudar outras mulheres com mais de 40 anos. Ela compartilha a experiência da gravidez tardia, a atuação como mãe e o aprendizado sobre protocolos e exame que teve ao longo de quatro anos de tentativas.

A representante comercial recebeu um chá de bebê organizado pelo programa Chá dos Sonhos – Lá vem o bebê, exibido pelo canal fechado Discovery Home & Health. No episódio, a Claudia conta sobre essa história. Confira a íntegra do programa:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

29 COMENTÁRIOS

  1. Desde cedo trabalhei e sonhei com minha independência financeira. Com 39 anos estava bem resolvida no emprego e com um parceiro que amava mas o médico me disse que tinha endometriose e adenomiose e que esquecesse qualquer método contraceptivo porque jamais engravidaria. Fiquei arrasada na época, queriam até retirar o meu útero devido aos problemas encontrados. Esqueci a ideia, meu relacionamento depois de um tempo acabou.
    Ano passado iniciei um namoro e no mês de março desse ano senti uns sintomas que pensei ser climaterio já tenho 49 anos, mas ao chegar ao médico tive 2 notícias, engravidei mas não evoluiu estava com 8 semanas de gestação. Fiz curetagem há 15 dias, mas agora estou com medo de manter contato sexual e engravidar novamente, a idade me preocupa, o medo de ter outro aborto… como engravidei pela primeira vez nessa idade será que corro risco novamente? E se caso acontecesse seria outro aborto?

  2. Tenho 53 anos não quero mais engravidar tenho muito medo e pavor dessa possibilidade , tenho um ovário mucho e o outro não foi encontrado ainda é possível engravidar .
    Me responda por favor

  3. marcia, antigamente as mulheres mal sabiam a idade delas direito, não acredito na sua fala, e se for como você fala hoje em dia veríamos mulheres de mais de 50,60 anos por aí carregando seus filhos recém nascidos aos montes. nenhuma das minhas avós tiveram filhos depois dos 40 e olha que elas tiveram uma quantidade numerosa. É possível uma mulher engravidar depois dos 50? é, mas é bem raro, vamos supor que menos de um por cento das mulheres dessa idade conseguem engravidar naturalmente.

    • Oi, Maria do Carmo, tudo bem?
      Existem hoje várias técnicas que ajudam a mulher a engravidar quando desejado. O ideal é você procurar um médico que a oriente quanto a como proceder e qual o método mais indicado para você. Ficamos na torcida para que dê tudo certo!

  4. Bom dia temho 49 anos nao meatruo desdw dia 1 de Janeiro de 2022 minha bariga aumentou muito porem nao to com coragem de ir fazer o teate de gravidea por medo sera que posso estar grávida quias as probabilidades??

  5. estou com 53 anos ,mas tenho aparecia de 30,tou otima ,estou gravida a quase um mes ,nunca tive colica menstrual e dor de pato tenho 4 filhos ,um de 31 anos, outro 30anos uma de 25 anos e a ultima 12 agora vou ter outra se deus quiser ,so que tenho medo pela minha idade ,sou saudavel nao bebo ,mas tenho medo porque as pessoas fala que gravidez depois do 50 e de risco ,me conte se for possivel eu ter compricacoes na gravidez

  6. boa tarde, eu tenho 51 anos…tenho 2 filhos adultos, eu fiquei viúva
    eu tenho um namorado que vamos casar, ele tenho um sonho de ser
    papai, eu quero muito ajudar a ele a realizar esse sonho dele, eu tenho chance de engravidar
    ainda???

    • Oi, Maria de Fátima, tudo bem?
      Obrigada por compartilhar conosco sua história. Sugerimos que você procure um médico, que pode ser o seu ginecologista, por exemplo. Só ele poderá lhe dizer com conhecimento como está a sua saúde e quais as maneiras possíveis de você ter mais um filho. Daqui, ficamos na torcida para que dê tudo certo! Abraço, Verônica.

  7. Sou mãe de um casal.ja estão adultos porém sempre quiz se mãe pela 3 vez. Ja estou com 53 incompletos. Nao tenho como pagar ima clinica pra fazer a reprodução em vidro.quem puder me ajudar.só entrar em contato comigo via email. Desde ja agradeço muito

  8. Olá boa noite!!!
    Meu nome é Nilza e tenho um filho de 16 anos.
    Estou separada, porém meu novo namorado que ter filhos,
    Eu não sei se sou capaz de dar essa felicidade a ele.
    Me auxiliem no que devo fazer.
    Grata de coração.

  9. Boa noite! Tenho 58 anos, divorciada, nunca tive outro relacionamento. Mas, sempre quis ser mãe, e o meu ex marido, não podia. Tentei a adoção, mas, desistí, devido a burocracia. Bateu a vontade, de novo! Obrigada.

    • Olá, Tânia, tudo bem?
      Acredito que a idade possa variar a depender de uma série de aspectos necessários para o tratamento, inclusive, das condições de saúde da mulher. De toda forma, Cláudia, que aparece nesta matéria, é um exemplo de que mulheres até os 50 anos podem engravidar. Sugiro que você procure um médico especializado no assunto pois ele certamente poderá lhe tirar essa e outras dúvidas. Um abraço e boa sorte, Verônica.

  10. Vi vários textos dizendo que mulheres depois dos 45,50 dificilmente engravidar naturalmente.onyem mesmo estavam o falando disso,eu e minha mãe. Antigamente mulheres de 45,50,55 ate 60 anos engravidaram.,e não tinha nada de fertilização. Então algum cientista pode explicar por que mulheres de tempos atrás conseguiam e hoje não.

  11. Tenho 45 meu sonho é ter um bebê, não sei se consigo pois tenho cisto nas trompas e um mioma será que téria chances de engravidar com lurevita

    • Oi, Márcia, tudo bem? Agradecemos por compartilhar suas dúvidas aqui conosco. Sugerimos que procure médicos especializados pois as condições para engravidar variam muito em cada mulher e um profissional poderá lhe dar uma resposta mais acertada, sem prejudicar também a sua saúde. Ficamos na torcida para que dê tudo certo! Abs, Verônica.

  12. O que ninguem fala é que nao é tao simples assim engravidar depois dos 40. E por nao falarem, varias mulheres sao enganadas. Eu mesma pensei que era só fazer tratamento e pronto. Qdo fui ao medico descobri que todas estas mulheres gravidas apos os 45 foram com ovulos doados. Se eu soubesse, eu teria congelado os meus ovulos, o que só dá para fazer, também, ate os 40 anos, no maximo. Quer engravidar aos 50? Ovulos doados! Não há outra maneira.

  13. Oi, Lucy, tudo bom? Entramos em contato com Cláudia e ela nos passou o nome de sua médica: é a dra Eliana Morita, da Clínica de Fertilidade Hinode.

  14. Olá Boa noite
    Meu nome é Lucy, estou pesquisando sobre mulheres que engravidou depois dos 50 anos.
    Achei muito linda a história da Claudia, e sobre o profissional da saúde que ela fez o tratamento, Será que é possível conseguir o contato?
    Pois tenho mais de 50 anos e gostaria de avaliar as minhas chances de ser mãe
    Desde já agradeço pela atenção

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui