É possível estimular habilidades da criança desde cedo?

Alguns talentos podem surgir só na vida adulta. Mas muitos aparecem na infância. Trabalhar nas crianças habilidades diversas pode ajudá-las a identificar suas aptidões.

1279
Estimular o talento das crianças desde cedo pode ajudar a que descubram suas aptidões com mais facilidade; na imagem um garoto negro toca violino de olhos fechados
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Se é verdade que algumas pessoas já nascem com um dom para determinada área, muitos pais se perguntam se é possível antecipar essa descoberta na criança e assim começar a desenvolvê-la. Alguns talentos podem despertar só mais tarde, já na idade adulta. Mas muitos surgem na infância, bem cedo. Nesse caso, estimular nos pequenos habilidades diversas pode ajudá-los a identificar suas aptidões – seja para se tornar um atleta, um músico ou um desenhista profissional, por exemplo.

Mas atenção: alguns pais tendem a querer que os filhos realizem um sonho que era deles – e o principal é dar oportunidades aos pequenos para que experimentem o máximo de opções possíveis – não necessariamente todas ao mesmo tempo. Ao ter suas competências incentivadas, a criança poderá se desenvolver de modo mais equilibrado e sentir-se mais segura para encontrar suas afinidades e talentos.

“Dar a elas a liberdade de escolher e o encorajá-las para que expressem sua individualidade é fundamental. “Mais tarde, elas farão boas escolhas e terão motivação para a vida se isso começar bem cedo, enquanto aprendem a andar ou brincar”, diz Sueli Bravi Conti, psicopedagoga e diretora do Colégio Renovação, em São Paulo.

Leia também: Trabalhando as competências socioemocionais na escola

Fazer com que a criança se conheça melhor e acredite em si mesma também é uma maneira de estimular o talento da criança enquanto cresce. “As crianças aprendem com os pais a como lidar com as decepções diárias. E não é exatamente o que se diz ou se faz em situações difíceis, mas o que sentimos e como reagimos a elas que os filhos observam”, comenta a psicopedagoga. Gerir vitórias e derrotas é igualmente uma forma de se habituar a tolerar frustrações.

“O caminho é validar seus sentimentos e interesses para que a criança prossiga acreditando que pode vencer. Elogie quando ela ganha e ajude a lidar com a dor de ter perdido. Use humor e alguma filosofia reconhecendo o que ela diariamente já faz de bom. Use o exemplo: mostre-lhe que você mesmo nunca desiste de nada. Encoraje-a com seu entusiasmo”, orienta Sueli.

Perseverança e paciência são qualidades naturais que também devem ser trabalhadas. Jogos apropriados à idade dos pequenos, que motivem a imaginação e a criatividade de modo desafiador, fortalecem o propósito de nunca desistir. Assim, a criança aprende a não abrir mão de seus objetivos mesmo quando encontre dificuldades pela frente, levando isso para a vida adulta. Outra habilidade importante que serve para estimular o talento da criança é a atitude. “Mesmo que muitos adultos não tenham qualidades extras que possam passar aos filhos, podem trabalhar juntos para que todos aprendam que o sucesso é o resultado da paixão somada à atitude proativa e a perseverança”, conclui Sueli.

Leia também: Daniel Becker: ‘Como podemos criar filhos melhores para o mundo?’

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui