Dança inclusiva favorece a autoestima e a construção de vínculo entre os bailarinos

A educadora parental Mônica Pitanga fala sobre os inúmeros benefícios que a dança proporcionou à filha Luisa e conta da experiência de subir ao palco junto com ela

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Mônica Pitanga dança no palco com a filha Luisa; dança inclusiva favorece a autoestima e traz vários outros benefícios à pessoa com deficiência
Mônica Pitanga e a filha Luisa durante apresentação | Foto: Arquivo pessoal
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Quando minha filha tinha 4 anos, a escola mandou uma atividade para casa, perguntando o que ela queria ser quando crescer e ela respondeu: “Bailarina!”  Lembro de naquele dia ter sentido um aperto no peito. Eu sabia que não seria fácil para uma menina com deficiência, comprometimento motor e pouco equilíbrio, dançar ballet. 

Mas mãe é mãe, e comecei a procurar uma maneira de fazer aquele sonho se tornar uma realidade. Na minha busca, acabei encontrando o professor Jeremias Schaydegger, que tem um projeto de dança inclusiva na nossa cidade – o Gente. Ele começou a dar aulas particulares para Luisa e ela foi apresentando melhoras no equilíbrio, na resistência física, na flexibilidade, no tônus muscular e também na postura.

Alguns meses depois, ela conseguiu entrar numa turma com outras meninas da mesma idade. Além dos benefícios para o corpo, Luisa estava feliz e realizada e amava estar ali. Ela se apresentou por cinco anos no palco do teatro da cidade e sempre emocionava a plateia. Só parou porque teve que fazer duas cirurgias grandes no quadril.

Em 2019, foi a minha vez de subir ao palco para dançar com minha filha e com mais outras 18 pessoas com deficiência física e intelectual do projeto. Ao participar dos ensaios, pude sentir as transformações acontecendo em mim e nos outros participantes. Esse tipo de dança inclusiva constitui um elemento de transformação pessoal e social por permitir experiências e reflexões sobre a aceitação de diferentes corpos e vivências.

Durante espetáculo de dança, Mônica PItanga segura a filha Luisa com os braços
Mônica e a filha Luisa

Com o professor Jeremias, todos sobem ao palco e podem dançar. A preocupação não é com coreografias e passos perfeitos, mas com o que cada aluno é capaz de fazer, com o envolvimento do grupo, o respeito à diversidade e com os  sentimentos que a dança provoca. A arte, a musica, a dança criam uma sensação de bem-estar e trazem vários benefícios principalmente ao permitir e estimular uma maior integração entre as pessoas.

A pessoa com deficiência se sente parte do grupo. Na medida em que se dança junto, se constrói vínculos, relações e parcerias. Esse tipo de dança estimula o convívio social, a comunicação , ajuda a aprender a lidar com as diferenças e fazer novas amizades.

No Brasil, existem outros projetos que fazem esse trabalho de inclusão na dança como o desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini, que foi iniciado em 1995 com cerca de 10 alunas cegas e hoje é reconhecido mundialmente por um método pioneiro de ensino da técnica do ballet clássico a deficientes visuais. 

Aprender a dançar ajuda a aprimorar a autoimagem, melhora a autoestima e estimula uma melhor consciência corporal. Quando dançamos, oportunizamos ao corpo novas experiências e comunicamos algo a quem assiste.

Com a minha experiência de mãe atípica e voluntária em um projeto de inclusão de pessoas com deficiência, eu te convido a dançar ou pelo menos assistir a um espetáculo desses. Você não sairá a mesma pessoa. A dança acolhe. Dançar cura.

1 COMENTÁRIO

  1. Por favor, tenho uma filha especial e gostaria muito de saber a marca da cadeira na qual ela vai de frente pra pessoa que empurra. Parabéns pelo trabalho , pela ong e pela dedicação!

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