HCor oferece atendimento gratuito para crianças com cardiopatia

Espaço proporciona melhora na qualidade de vida das crianças, beneficiando coordenação motora fina, esquema corporal, memória e concentração

237
HCor oferece atendimentos gratuitos para crianças com cardiopatia; mãos de um adulto envolvem mãos de uma criança que tem um coração vermelho e do lado há um estetoscópio
No centro, as crianças com cardiopatia recebem atendimento de equipe multidisciplinar
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Crianças com cardiopatia podem receber assistência gratuita no Centro de Reabilitação Neurocognitiva e Física do Hospital do Coração, em São Paulo. Elas devem ser encaminhadas pela Coordenação de Regulação Municipal ou pelo próprio HCor, no caso de famílias atendidas no hospital e que receberam alta após o nascimento do bebê. 

As crianças recebem acompanhamento durante um ano, com direito a atendimento de neuropediatra, para identificar os principais pontos de comprometimento, além de avaliações psicológicas, de linguagem, psicopedagógicas e nutricionais. 

O trabalho é feito de maneira integrada, sendo definida uma estratégia de abordagem para cada criança. São oferecidas atividades individuais e em grupos, que promovem desenvolvimento motor, de linguagem e neurocognitivo, além de orientação quanto a alimentação dos pequenos pacientes e atendimento psicológico aos pais, para acolhê-los e orientá-los sobre os cuidados com o filho cardiopata. As crianças com cardiopatia maiores de quatro anos são submetidas à avaliação física e treinamento físico para reabilitação de sua capacidade cardiovascular, de acordo com a prescrição médica de exercício.

De acordo com Cristiane Ximenes, coordenadora médica da Unidade de Internação de Cardiologia Pediátrica e idealizadora do projeto de reabilitação, a intervenção com essas crianças resulta em diversos benefícios relacionados à coordenação motora fina, atenção, concentração, memória, linguagem e matemática.  

“Para se ter uma ideia, um levantamento recente do Centro mostrou que os níveis de atenção e concentração considerados inadequados no início dos atendimentos caíram de 87,5% para 17,5% nos pacientes acompanhados. Paralelo a isso, se no começo do tratamento dessas crianças tínhamos somente 33,3% delas preenchendo índices adequados de memória, ao final, observamos 86,7% com esse bom desempenho”, conta a cardiologista. 

Após um ano de acompanhamento, as crianças passam a ser monitoradas trimestralmente. Segundo a coordenadora, além dos impactos objetivos, dados subjetivos revelam melhora no desempenho escolar, na socialização e até na alegria da criança com cardiopatia. 

Depois da alta, a ideia é que as crianças não precisem mais dos atendimentos, uma vez que as famílias e a escola já estejam aptas ao cuidado e à estimulação adequada. De qualquer forma, a depender dos resultados no monitoramento e, principalmente, em casos nos quais o paciente passe por nova cirurgia, ele poderá retornar ao centro. 


Leia também: 5 mitos sobre doenças cardiovasculares em crianças


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui