5 mitos sobre doenças cardiovasculares em crianças

Conceitos errôneos, desde a predisposição genética até os sintomas, dificultam o diagnóstico precoce e o início de tratamento

813
5 mitos sobre cardiopatias congênitas nas crianças; imagem mostra mãos de uma criança fazendo o formato de um coração e segurando um coração vermelho
As cardiopatias congênita afetam cerca de 29 mil crianças por ano no Brasil
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Doenças que afetam o sistema cardiovascular como as cardiopatias congênitas estão entre as principais causas de morte na primeira infância. Trata-se de um defeito no coração – uma anormalidade na estrutura ou função do órgão, que surge antes mesmo do nascimento, quando o bebê ainda está se formando no útero. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, uma a cada 100 crianças nascidas vivas – o que dá um total de 29 mil crianças por ano – tem algum defeito no coração. No entanto, em algumas crianças, isso só é descoberto anos depois.

As cardiopatias congênitas produzem insuficiência circulatória e respiratória e outras consequências graves, o que pode, em muitos casos, comprometer a qualidade de vida e a própria vida do paciente.

“O motivo (da cardiopatia congênita) é que o importante órgão portador de sangue, o coração, não se desenvolveu de maneira normal quando o bebê ainda estava dentro do útero da mãe”, esclarece Priscila Maruoka, cardiologista pediatra da Doctoralia. Ela diz que, em crianças, o diagnóstico precoce é crucial. “Um defeito cardíaco não diagnosticado pode progredir e se tornar inoperável após alguns meses ou anos, dependendo do problema.

“As cardiopatias congênitas são a terceira principal causa de mortalidade infantil e por não serem evitáveis, o diagnóstico e o tratamento precoces podem, na maioria dos casos, reverter a doença”, explica Klebia Castello Branco, presidente do Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica (DCC/CP) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por isso é tão importante fazer um diagnóstico precoce, de modo que a criança cardiopata possa receber o atendimento correto e no tempo necessário. Além disso, a prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame, se inicia desde a infância, com introdução de hábitos de vida saudáveis”, ressalta Priscila. Entender melhor a doença e desmistificar conceitos errôneos é fundamental para realizar o diagnóstico precoce e garantir que essas crianças tenham uma vida de maior qualidade. A seguir, conheça 5 principais mitos sobre doenças cardiovasculares em crianças.

Leia também: Vírus Sincicial Respiratório: bebês prematuros, cardiopatas ou com doença pulmonar podem ser imunizados

Conheça alguns mitos relacionados às cardiopatias congênitas nas crianças

MITO 1: DOENÇAS CARDÍACAS SÓ ACONTECEM COM PESSOAS MAIS VELHAS 

Embora o risco de alguns problemas cardíacos aumente com a idade, as doenças do coração podem afetar qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Alguns casos são congênitos e podem ser diagnosticados logo após o nascimento ou anos depois, quando causam sintomas. 

MITO 2: OS BURACOS DO CORAÇÃO SE FECHAM À MEDIDA QUE A CRIANÇA CRESCE 

Também conhecido como sopro cardíaco, esse ruído produzido pelo fluxo de passagem do sangue nas estruturas do coração pode ser dividido em duas categorias: funcional (não apresenta sintomas e é comum em até 50% das crianças saudáveis) ou patológico (associado a defeitos no coração). Grande parte não fecha e a espera pode causar danos irreversíveis aos vasos pulmonares, portanto, é imprescindível consultar um cardiologista pediátrico para analisar em qual categoria o sopro se encaixa e orientar para o tratamento correto. 

MITO 3: O BEBÊ PODE SER OPERADO QUANDO GANHAR PESO DE 10KG 

A maioria das crianças com orifícios significativos no coração nunca ganhará peso suficiente até que sejam operadas. Uma criança com um grande buraco no coração, que pesa 4 kg aos cinco meses, provavelmente nunca ganhará 10 kg. Isso se deve ao fato de o coração gastar mais energia tentando mandar sangue suficiente para o corpo todo do que a quantidade de calorias ingerida pela criança. O cirurgião cardíaco pediátrico pode operar um bebê de 2kg, se necessário. 

MITO 4: A CRIANÇA QUE FAZ UMA CIRURGIA CARDÍACA, SERÁ UM “PACIENTE CARDIOPATA” PARA TODA A VIDA

Os tipos mais comuns de defeitos cardíacos, se corrigidos a tempo, não afetam a vida após a cirurgia. Embora seja essencial fazer exames periódicos, a vida segue normal. A criança poderá correr, brincar e seguir seu dia a dia igual às outras crianças.

MITO 5: A ATEROSCLEROSE (DEPÓSITO DE GORDURA NOS VASOS) É UMA DOENÇA QUE ACOMETE SOMENTE OS ADULTOS
 
Comprovadamente, a doença se inicia na infância. Normalmente, a doença não é descoberta até a adolescência (12-17 anos de idade), mas acaba colocando as crianças em risco de parada cardíaca súbita, colesterol alto e derrames. Na maioria das crianças, as alterações nas artérias são leves e podem ser reduzidas com um estilo de vida saudável. 

Covid-19 e a criança com cardiopatia

No início da pandemia do novo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicou o documento “A criança com cardiopatia nos tempos de COVID-19: posicionamento oficial conjunto”, para orientar crianças cardiopatas sobre os riscos e cuidados que elas devem tomar em relação à Covid-19. Acesse o documento aqui.

Leia também: Estresse por pandemia pode fazer com que bebês nasçam abaixo do peso

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui