Alunos produzem animações com histórias de imigrantes

Trabalho desenvolvido pela startup De criança para Criança promove discussões em sala de aula e estimula alunos a produzir ilustrações e a narrativa dos vídeos

671
Desenho representa cinco integrantes de uma família imigrante
Startup reforça a importância do ensino sobre imigração para as crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A imigração no Brasil cresceu 24,4% em dez anos, aumento provocado principalmente pelo fluxo de venezuelanos, haitianos e colombianos, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número de estudantes imigrantes matriculados na rede básica de ensino no Brasil passou de 41.916, em 2010, para 122.900, em 2020. Apesar disso, a temática da imigração é um conteúdo pouco explorado nas escolas.

Tendo como mote a celebração do Dia do Imigrante, neste sábado, 25 de junho, a plataforma de educação De Criança Para Criança trabalhou com alunos de diferentes escolas, histórias diversas relacionadas à imigração. A partir de discussões realizadas em sala de aulas, os alunos definem uma temática e produzem as ilustrações e narrações dos vídeos. “Trabalhamos a temática para abordar, independentemente da faixa etária, importância da influência de milhares de pessoas, de diferentes partes do mundo, na formação do nosso país, o que contribuiu na construção da nossa identidade”, afirmou o professor da plataforma, José Francisco Aparecido, especialista em estudos contemporâneos. 

Ele complementa que a temática faz com que os alunos adquiram conhecimentos sobre a diversidade e pluralidade cultural presentes na sociedade brasileira e aprendam a respeitar as diferenças.

Um dos vídeos fala, por exemplo, sobre a imigração japonesa (assista abaixo). Na história, um aluno conta com a ajuda da avó para saber mais sobre seus familiares orientais, que estavam entre as primeiras famílias que chegaram ao Brasil, em 1908, para trabalhar nas lavouras. Os áudios e as ilustrações do vídeo foram feitos por alunos do Colégio Anglo Parque Industrial, de Campinas (SP).

O contato direto com as informações, contexto histórico e cultural dos diferentes povos ministrados pelos professores, contribui pedagogicamente para a visão de mundo dos alunos, de acordo com o educador. “A própria sala de aula representa essa diversidade”, comentou José Francisco, dizendo ainda que esse trabalho beneficia o potencial criativo de cada estudante.

Assista outras animações:
A Imigração:
https://www.youtube.com/watch?v=vUqzlSnyBVU

Como Era no Tempo do Café
https://www.youtube.com/watch?v=9vmbg0jBGZs


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui