10% dos acidentes elétricos fatais ocorrem com crianças: saiba como evitá-los

Em época de férias, é preciso ficar alerta para evitar incidentes domésticos, que aumentam nessa época; engenheiro eletricista dá dicas para garantir a segurança dos pequenos em casa

532
Criança sentada no chão estica braço em direção à tomada na parede
Acidentes com crianças em casa aumentam nas férias
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Entreter as crianças no mês das férias é sempre um desafio para pais e cuidadores. O tempo maior dentro de casa pode facilitar a ocorrência de acidentes domésticos, provocados, por exemplo, pelo contato e /ou uso de aparelhos eletrônicos. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que cerca de 10% dos acidentes elétricos fatais ocorrem entre crianças de 0 a 15 anos. “É necessário estar atento aos aparelhos de um modo geral, não só às tomadas. Videogames, celulares e tablets também precisam ser constantemente observados”, afirma Manoel Amorim, engenheiro eletricista colaborador do Grupo Carmehil, empresa referência em materiais elétricos. A seguir, ele dá algumas orientações sobre os cuidados a tomar para evitar problemas com as crianças durante as férias.

Cuidado com os aparelhos eletrônicos

Os aparelhos devem sempre ser conectados à energia por um adulto. A cautela deve ser ainda maior quando se trata dos celulares já que, quando ligados, podem causar explosões. O ideal é que esses aparelhos estejam em tomadas longe das crianças. E, ainda, em hipótese alguma os aparelhos devem ser manuseados com as mãos molhadas ou em locais úmidos

Instalação de protetores plásticos nas tomadas

Outra dica válida para todo o ano é a instalação de protetores plásticos nas tomadas. “Esses protetores, com um custo-benefício muito positivo, são grandes aliados porque evitam que as crianças coloquem objetos de metal nas tomadas“, observa o especialista. As fiações também devem ser constantemente avaliadas e é importante evitar uso das que estiverem danificadas. “Múltiplas conexões em uma tomada só também não é algo positivo”, comenta.

O uso de adaptadores, popularmente chamados de “T” ou Benjamin, embora não seja proibido por lei, não é recomendado, tendo em vista produtos mais indicados no mercado, como os filtros de linha, de modo que possíveis curtos-circuitos ou descargas elétricas sejam evitadas. “As casas devem estar sempre atualizadas com medidas de prevenção, tais como aterramento eficiente e utilização de interruptores diferenciais residuais (IDR). O ideal é sempre averiguar fiações e demais aparelhos. E quando as crianças estiverem próximas de tomadas ou dispositivos, é importante ter sempre a observação de um adulto”, destaca o engenheiro elétrico. 

Brincadeiras próximo de instalações elétricas

Brincadeiras perto da rede elétrica urbana, como soltar pipas, por exemplo, são muito perigosas. Essa atividade só deve ser feita em lugares abertos, afastados da rede elétrica. O engenheiro ressalta que não se deve usar cerol, fio metálico nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são condutores de energia e podem causar choques capazes de levar à morte. Se o brinquedo ficar preso em fios elétricos, nunca deve-se tentar retirá-lo, nem subir em postes ou torres de alta tensão. E as crianças devem ser orientadas a manter a distância de fios caídos ou partidos para evitar acidentes elétricos.

Chuva e raios

Além de não ser aconselhável ficar na rua em dias de grandes tempestades com raios, também não se deve soltar pipas quando está chovendo ou ventando muito forte ou, ainda, em caso de relâmpagos. Também é importante que a criança se recolha imediatamente para evitar acidentes elétricos ocasionados pelos raios. 


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui