O equilíbrio entre a punição e a permissividade

Segundo a Psicologia Positiva, existem formas mais efetivas para conseguir a disciplina em nossos filhos. Veja aqui algumas delas

565
Filhos disciplinados: como chegar ao equilíbrio entre a punição e a permissividade; pai conversa com o filho em meio a parque ao ar livre faz sinal de 'joia' com a mão
"Onde foi que aprendemos que para educar nossos filhos precisamos primeiro detoná-los, deixá-los para baixo para poder corrigi-los?", questiona Andrea Romão
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Pense na última vez em que você se sentiu humilhada ou tratada de forma injusta. Como foi? Você sentiu que a punição a fez cooperar ou melhorar sua conduta?

Quero que agora você tente se lembrar de algum momento em que alguém, para que você se comportasse melhor, tentou fazê-la se sentir mal. Veja se consegue se lembrar o que estava pensando no momento, o que sentiu, e qual foi a sua reação? Pense também sobre como se sentiu em relação à pessoa que estava tendo esta atitude com você.

Reflita se realmente esta atitude a motivou a melhorar ou lhe causou um sentimento de não se sentir adequada, capaz de fazer com que pelo resto da vida você tenha a necessidade de adequar-se constantemente.

Esta é a mesma experiência que seu filho tem quando você, com sermões e exigências, diz que: “Este quarto está um lixo” ou “Sua obrigação é estudar e tirar boas notas” ou “Doente? Sei, isto é frescura”.

Onde foi que aprendemos que para educar nossos filhos precisamos primeiro detoná-los, deixá-los para baixo para poder corrigi-los? A verdade é que fomos acostumados a um sistema de recompensas e castigos. Onde precisamos ver as crianças sendo boas para que possam ser recompensadas, ou sendo punidas por comportamentos inadequados.

Pesquisas apontam que as crianças que experimentam a punição diante de seus comportamentos tornam-se mais rebeldes e submissas. E que o excesso da permissividade, pode impactar na autoconfiança, formando indivíduos dependentes. 

Estudando a Psicologia Positiva gosto muito da parte em que diz que o equilíbrio entre a punição e a permissividade está na autodisciplina da criança, ou seja, ela precisa de um motivador interno para ser “disciplinada”.

Segundo estes estudos, existem formas de se conseguir a disciplina mais efetiva em nossos filhos e destaco aqui uma delas: é o fato de sermos gentis e firmes ao mesmo tempo. Ser gentil é importante para demonstrar respeito pela criança e ser firme demonstra o respeito por nós mesmos e pela situação que está se vivenciando.

Difícil? Pode parecer a princípio, acredito mesmo ser um exercício diário, principalmente agora, neste momento em que estamos vivendo, mas, é preciso se esforçar, não só por nós, mas por eles também.

Então vamos nos exercitar mentalmente fazendo estas pequenas ações:

  • Mostre compreensão em relação aos sentimentos do seu filho.
  • Coloque-se no lugar dele. Isto não significa que você concorda com o que ele fez. Dizer que você entende o que ele está sentindo é um bom caminho para uma comunicação respeitosa.
  • Diga o que você quer verdadeiramente dele, explique seu reais motivos.
  • E estimule seu filho a gerar por si só a solução para o problema gerado.

Você irá perceber que desta forma, estará não só interrompendo um mau comportamento mas também ensinando habilidades sociais e de vida ele.


Leia também: Autoritarismo gera autoritarismo: será que você está seguindo esse padrão?


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui