Como Papai Noel pode ajudar na educação financeira das crianças

A escolha do presente é apenas um dos aspectos em que o Papai Noel pode ser usado para trabalhar a educação financeira com as crianças

633
Como Papai Noel pode ajudar na educação financeira das crianças; crianças com gorro de Natal e presente nas mãos conversam com Papai Noel
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Aqui em casa o bom velhinho sempre esteve presente no Natal. A primeira tradição é tirar uma foto de toda a família com ele. E neste período elas acabam decorando a nossa sala. É tão legal ver como a Duda e o João Pedro estão crescendo.

A segunda tradição é a cartinha para o Papai Noel pedindo o presente. E a confecção da cartinha já é uma oportunidade para trabalharmos algumas questões com os nossos filhos. Por aqui só pode ser pedido um único presente e tem de ser dentro da realidade financeira do Papai Noel, que precisa dar presente para muitas crianças. Esse filtro deve espelhar a condição financeira da família.

Com a Duda, inicialmente, fazia questão de ir até os Correios para enviar a carta para o Papai Noel. O endereço de destino era a casa da avó. O primeiro presente que ela pediu foi um “giz que vem com um quadro”. E na noite de Natal, qual não foi o seu entusiasmo ao ver que o Papai Noel tinha acertado o seu pedido.

LEIA TAMBÉM: Live, videochamada, mensagens de texto… Papai Noel dos shoppings este ano será virtual

Já com o João Pedro, a carta passou a ser entregue ao Papai Noel no momento da foto da família. E no ano passado bem antes do Natal, ele já sabia o que iria pedir: o jogo do Pula Coelho. Tinha descoberto o jogo no Corre Cutia, espaço que ele frequentava. Mas o problema era que o jogo tinha sido uma doação. Buscamos o fabricante, mas ele não tinha nenhuma unidade mais. Minha esposa enviou mensagens em grupos de mães vendo se alguém tinha o jogo e estava disposto a vender. Nada de Pula Coelho. Uma mãe moradora de Londres disse que o jogo estava disponível na Inglaterra e que ela poderia adquirir. Fizemos uma pesquisa na Amazon e lá nos Estados Unidos também era possível fazer a compra. Fizemos o pedido e em poucas semanas o jogo chegou. Ficou bem guardado até a manhã do dia 25, após a passagem do Papai Noel. Quando abriu o pacote, João Pedro não acreditava no que tinha ganhado. E o Pula Coelho se transformou em uma das maiores diversões aqui em casa.

E o Papai Noel, tem nos ajudado inclusive a trabalhar a educação financeira dos nossos filhos. No momento de escrever a cartinha para ele é abordada uma das mais importantes questões de nossa condição financeira. Escolher. Definir uma prioridade entre diversas opções possíveis. Afinal, não é possível ter todos os brinquedos desejados. E essa escolha deve se dar dentro das nossas possibilidades financeiras.

Outra questão importante que pode ser trabalhada é a própria expectativa. Aguardar algum tempo pela realização de seu sonho é muito importante. Quebra um pouco a busca desenfreada pela realização imediata de nossos desejos, marca característica dos dias atuais. Precisamos defender os nossos filhos desse vírus dos dias de hoje.

Essa é a nossa experiência! Que pode ou não servir de inspiração para outras famílias!

E quais foram suas experiências com seus filhos e o Papai Noel?

LEIA TAMBÉM: Em resposta à carta de uma criança, premiê britânico garante visita do Papai Noel este ano

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui