Live, videochamada, mensagens de texto… Papai Noel dos shoppings este ano será virtual

Para se adaptarem à nova realidade, os shoppings estão oferecendo formas criativas de trazer o Papai Noel para perto das crianças

1463
Papai Noel dos shoppings este ano será virtual; imagem mostra Papai Noel de máscara
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O tradicional pedido das crianças ao Papai Noel nos shoppings, com direito a foto ao lado do bom velhinho, vai ser diferente este ano. Por causa da pandemia do novo coronavírus, que exige evitar aglomerações e manter o distanciamento entre as pessoas, quase a metade dos centros comerciais tornou virtual a presença dessa figura tão esperada pelas crianças nas comemorações natalinas. De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 43% dos shoppings terão a presença de Papai Noel virtual, enquanto 24% ainda estão avaliando qual será a estratégia mais viável e outros 19% não pretendem contar com o bom velhinho. Ainda, 14% dos empreendimentos terão a presença do Papai Noel isolado do público ou contarão com um boneco disponível para fotos.

LEIA TAMBÉM: Netflix divulga trailer de novo filme natalino

“O momento é de reforçar a confiança que o consumidor tem nos shoppings e recebê-lo com segurança para realizar suas compras, evitando fluxo intenso de pessoas”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce. Segundo a associação, desde o início da reabertura do shoppings, os empreendimentos já operam seguindo rígidos protocolos estabelecidos pela Abrasce em parceria com hospitais como o Sírio-Libanês, visando preservar a saúde e a segurança de colaboradores, clientes e lojistas. No entanto, com a proximidade do Natal e particularidades da data, a entidade produziu um protocolo específico.

Segundo o protocolo, os shoppings devem priorizar uma decoração contemplativa, enfeites aéreos, com atividades e materiais de fácil higienização, evitando espaços e atividades que promovam interações e contato. As atrações infantis, como trenzinhos e outros brinquedos, devem ser desinfetadas, obrigatoriamente, após o uso de cada cliente, respeitando-se o distanciamento social.

‘Chegada do Papai Noel’ não é recomendada este ano

Deve-se garantir o distanciamento social para as fotos, sendo responsabilidade do shopping controlar os acessos, com monitoria contratada, avaliando a capacidade para que não haja aglomeração. É recomendado que não sejam realizados os tradicionais eventos de abertura do Natal com a “chegada do Papai Noel”, evento reconhecido por grande aglomeração de pessoas. Caso o shopping opte em ter o Papai Noel presencial, deverá ser preservado não somente o distanciamento social, mas também o uso de uma barreira física que garanta o isolamento dos atores e clientes. Recomenda-se também a substituição do ator tradicional, que no geral é um homem da terceira idade pelas semelhanças com o personagem, por ator fora do grupo de risco.

LEIA TAMBÉM: Festas de fim de ano: veja as recomendações do CDC, órgão de saúde americano

Veja como as crianças podem falar com o Papai Noel em diversos shoppings do Brasil

Para se adaptar a essa nova realidade, os shoppings buscaram formas criativas de trazer o Papai Noel para perto das crianças. Para evitar o contágio do novo coronavírus, a figura de barba branca e roupa vermelha vai usar diversas tecnologias e muita imaginação.

O Shopping Eldorado, localizado no bairro Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, teve a chegada de um Papai Noel holográfico de 10 metros de altura, com direito a show de drones e muitas luzes. A holografia é uma técnica, baseada na interferência luminosa de fontes de luz, para gravar e reproduzir imagens que recriam em 3D a aparência visual de um objeto real. Os bate-papos com o bom velhinho acontecem através de lives no espaço da decoração na Praça de Eventos. As crianças também poderão colocar as cartinhas no baú eletrônico.

No Shopping West Plaza, também na zona oeste da capital paulista, o Papai Noel terá participação virtual, através da tecnologia de realidade aumentada. No estilo caça “Pokémon”, o Papai Noel pode ser caçado em diversos pontos do shopping. O público, com o seu celular, deve mirar no QR Code sinalizado nos corredores e baixar o aplicativo da ação.

No Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, uma árvore de Natal com mais de 25 metros de altura toda iluminada por lâmpadas de LED, foi montada no vão central e pode ser vista de todos os pisos. Nas fachadas principais do shopping, serão distribuídas 12 árvores de 3 metros de altura também iluminadas por LEDs. O Papai Noel recebe e responde às cartinhas de forma virtual pelo Instagram @patiohigienopolis. As cartinhas deverão ser enviadas por mensagem direta e serão respondidas por vídeo.

No Morumbi Shopping, em São Paulo, foi acesa uma árvore de 35 metros de altura e mais de 1 milhão de microlâmpadas de LED no estacionamento. O Papai Noel se comunicará com os pequenos através de uma tela de TV de alta resolução na posição vertical, enquanto ele estará em uma sala do shopping sem qualquer contato com o público. Para garantir a tradicional foto com o Papai Noel, o shopping contará com um totem que simula o registro utilizando realidade aumentada e a imprime gratuitamente na hora.

Papai noel Iguatemi SP 2020
No Shopping Iguatemi SP, o tradicional boneco gigante do Papai Noel precisou usar máscara este ano.

O Shopping Iguatemi SP manteve a decoração clássica e elegante, com muitas flores naturais vermelhas e árvores na praça do relógio. Na entrada da Avenida Faria Lima é possível ver o tradicional boneco gigante do Papai Noel, porém este ano ele precisou usar máscara. É um ambiente muito bonito e agradável para tirar fotos com as crianças.

O JK Iguatemi trouxe o tradicional Papai Noel de Bike na fachada do empreendimento e ações digitais, como QR Codes com filtros especiais do Instagram. Mensagens para o Papai Noel poderão ser enviadas via direct no perfil do shopping @jkiguatemi, com resposta pelo mesmo canal.

O BH Shopping em Belo Horizonte, apostou em uma decoração com ícones de países europeus para alegrar as crianças e proporcionar fotos bonitas e divertidas. A decoração possui um espaço francês com a Torre Eiffel, um espaço inglês com as tradicionais cabines telefônicas e uma bela cantina italiana.

No Shopping Cidade, em Belo Horizonte, a decoração natalina tem como tema “A fábrica de brinquedos do Papai Noel”. O boneco do bom velhinho estará em seu trono junto com seu fiel escudeiro, um cachorro de pelúcia. Tem também um trenzinho com ursos e caixas de presentes. A árvore mede mais de 10 metros e é toda iluminada.De segunda-feira à sábado, entre 12h e 18h, os pequenos poderão ligar para Papai Noel, em uma linha direta do Shopping Cidade com a Lapônia, sua terra natal.

No Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, o Papai Noel chegou de forma virtual para interagir com o público e tirar as tradicionais fotos de família. O bom velhinho faz lives gratuitas, transmitidas por um telão durante todo o dia. Nos registros fotográficos, é inserido digitalmente um cenário composto por trono e decoração típica da época.

No Conjunto Nacional, um dos shoppings mais tradicionais de Brasília, no centro da cidade, Papai Noel poderá ser visto por videochamadas, em uma cabine com televisão. As ligações terão duração de cinco minutos e devem ser agendadas pelo aplicativo do estabelecimento.

Família no natal
A Bióloga Gabriela Prates é mãe de três filhos e acredita na importância de proporcionar às crianças a magia do Natal

A bióloga Gabriela Prates, que costuma levar os três filhos ao shopping nesta época do ano para ver o bom velhinho, diz que pretende manter o passeio, apesar dos cuidados que a pandemia do novo coronavírus exige. “Os shoppings estão cumprindo protocolos de segurança rígidos e acho interessante trazer o Papai Noel de forma mais segura, para que as crianças possam vê-lo”, declara Gabriela, mãe de Julia, 7 anos, Bernardo, 8, e Lucas, 9. Para ela, as crianças estão vivendo muitas privações durante a pandemia, com a suspensão das aulas e a falta de encontros com os amigos, e levá-las ao shopping para que curtam um pouco da magia do Natal é importante para trabalhar inclusive questões emocionais dos pequenos.

LEIA TAMBÉM: Bonecas negras são difíceis de encontrar nas lojas

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui