Maquiagem para crianças: 10 dicas para escolher os produtos adequados

Entenda o que pode e o que não pode na hora de escolher a maquiagem ideal para crianças e evitar que corram riscos de saúde

1627
Maquiagem infantil: veja os cuidados a tomar ao escolher os produtos; mão de criança passa maquiagem no punho com pincel
O selo da Anvisa e a data de validade são aspectos a observar nos cosméticos infantis
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Seja por curiosidade própria, por influência da mãe que se maquia ou por causa de modismos das redes sociais como os challenges (desafios) – brincadeira em que as pessoas mostram a transformação do rosto por meio de maquiagens –, muitas crianças gostam de se pintar e experimentar looks diferentes no rosto.

Porém, ao escolher cosméticos infantis, podem surgir dúvidas quanto aos cosméticos mais indicados para o público infantil. A seguir, detalhamos a partir de que idade esses produtos podem ser utilizados e o que levar em conta na hora de escolher os itens. Confira!

Com que idade os cosméticos são indicados

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, antes dos 3 anos, o uso de maquiagem em crianças deve ser evitado. Isso se justifica pelo fato de que a pele ainda é muito sensível e, por isso, está propensa a desencadear reações alérgicas. Entre 4 e 8 anos, muitos crianças gostam de brincar de “ser gente grande”. Se houver esse interesse, produtos hipoalergênicos, feitos com ingredientes que normalmente não causam alergias às pessoas. Após o uso, é necessário remover os cosméticos da pele com água e sabão neutro.

Como escolher a maquiagem infantil

A partir dos 4 anos de idade, se a criança quer brincar de maquiagem, batons de cor clara e gloss são os mais adequados. Sombras suaves e de pigmentação leve também estão liberadas. Em todos os casos, é importante considerar o registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Leia também: Como educar filhos livres do machismo: 8 sugestões para os pais


Cuidados a tomar na hora de comprar os produtos

Selo – Verifique se a embalagem conta com o selo de liberação do órgão antes de comprar a maquiagem infantil. Dessa forma, você não corre o risco de colocar as meninas em contato com aditivos químicos que podem fazer mal para a pele. O número de registro contém de 9 a 13 caracteres e começa sempre com 2. Essa é a garantia de que o produto foi testado de acordo com a exigência legal e está de acordo com os padrões exigidos pela instituição.

Poder de fixação – Prefira sempre cosméticos à base de água e, de preferência, fabricados com corantes naturais. Isso serve para batons, sombras, blushes e esmaltes e afins.

Conservação – Verifique se os cosméticos estão em perfeito estado de conservação, não aparentando desgaste de cores. Também é fundamental observar as datas de fabricação, validade e número do lote.  A maquiagem infantil deve ser leve e removida facilmente com água.

Textura – Vale a pena conferir a textura e mesmo o sabor dos cosméticos antes de comprar. Alguns possuem gosto amargo que serve justamente para evitar que a criança faça a ingestão indevida.

Embalagens – Os cosméticos infantis devem contar com dosadores que liberam pequenas quantidades do produto.

Esmaltes – A lógica é a mesma para esmaltes. É preciso verificar prazo de validade e se ele pode ser facilmente removido, dispensando inclusive o uso de acetona. O ideal é que ao lavar as unhas da criança com água e sabão o esmalte saia facilmente.

Maquiagens para bonecas – Cosméticos que acompanham brinquedos não devem ser usados em humanos. A maioria desses produtos foi criado para ser usado nas próprias bonecas e, por isso, contam com agentes químicos que podem fazer mal para a pele.

Dermatologista – Por fim, é sempre importante consultar um profissional de saúde que oriente a respeito do que pode ou não ser usado em cada criança. Afinal, CAda organismo reage de um jeito a determinada composição química.

Fabricante – Antes de realizar a compra da maquiagem infantil, é importante pesquisar informações na internet sobre o fabricante. Procure saber sobre a relevância da marca no mercado, se há queixas sobre os produtos e quais as avaliações deles feitas por outros usuários em redes sociais, blogs e sites de reclamação.

Loja confiável – Para compras feitas na internet, procure saber se a loja tem credibilidade no mercado e mesmo se armazena corretamente os produtos. A descrição no site deve conter indicação de faixa etária, principais ingredientes, registro do fabricante, entre outros dados.

*Com informações da Estrela Beauty.


Leia também: Maquiagem em crianças é permitida, desde que sem exageros


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui