7 livros para despertar o interesse das crianças por ciências

Profissionais da educação recomendam livros divertidos que retratam diversos assuntos relacionados ao mundo científico

5074
7 livros para despertar o interesse das crianças por ciências; capa do livro
Nova Fronteira/Divulgação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A literatura é uma ferramenta poderosa para as crianças. De forma lúdica, os livros retratam os mais diversos assuntos, podendo servir de apoio para pais e educadores. O conhecimento científico é essencial para os pequenos, tanto para o desenvolvimento das habilidades humanas quanto para a criação do pensamento crítico e reflexivo. Com a ajuda das educadoras Margareth Polido, assessora de ciências da Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha) e coordenadora do Instituto Singularidades, e Débora Kepler, professora de ciências da Escola Stance Dual, selecionamos livros infantis para despertar e incentivar o interesse dos pequenos por essa área tão importante. Confira a seguir.

  1. 30 Conceitos Essenciais para Crianças: Ciências – Descobertas, Teorias e Experimentos Divertidos (2016)

“É um livro que apresenta descobertas científicas importantes, relevantes na atualidade, com uma linguagem clara e ótimas imagens”, indica Margareth Polido. A obra, de Mike Goldsmith, explora 30 descobertas e teorias fundamentais do pensamento científico de forma divertida. São retratados 6 períodos: Grécia Antiga; A Revolução Científica; Era da Razão; Indústria Moderna; Ciência Moderna e Ciência Atual. A criança vai aprender sobre temas como a velocidade do som, a modificação genética, a teoria da relatividade, o “big bang” e muitos outros. Além disso, também há sugestões de experimentos muito intrigantes para testar em casa.


LEIA TAMBÉM


2. A Casa dos Pequenos Cientistas – Experiências interessantes para você mesmo fazer (2011)

Esse é um dos livros infantis sobre ciências que faz sucesso entre as crianças. Na história, por Joachim Hecker, um grupo de pequenos cientistas mora numa casa que se desloca pelo mundo. Em cada lugar, o grupo desembarca e conhece algum fato intrigante: um elefante com dor de dente, uma baleia encalhada, o sumiço de um documento ou o aparecimento de desenhos numa caverna desabitada. Para resolver essas situações e mistérios, os pequenos cientistas fazem experiências simples e interessantes, que os leitores podem reproduzir em casa ou na escola. “Tem várias atividades para as crianças explorarem, muito simples mas potentes para a investigação”, diz Margareth Polido.

3. Brevíssima história de quase tudo (2010)

Em “Brevíssima história de quase tudo”, as crianças conhecem cientistas bizarros, teorias malucas que vigoraram por muito tempo e descobertas acidentais que mudaram os rumos da ciência. O renomado escritor, Bill Bryson, reuniu todas as suas perguntas sobre ciência e, durante três anos, leu centenas de livros, revistas e entrevistou especialistas das mais diversas áreas atrás de respostas. Ao contrário do texto didático tradicional, a narrativa apresenta uma linguagem simples e acessível, mas sem abrir mão da abordagem detalhada de cada tema. “Um livro que abarca várias descobertas ou caminhos das ideias e das invenções de modo bem interessante. Cheio de perguntas e detalhes que trazem um olhar humanizado para as ciências”, recomenda Margareth Polido.


LEIA TAMBÉM


4. O dilema do bicho–pau (1997)

Escrito por Raquel Lourenço e Ângelo Machado, o livro conta a história de um pequeno inseto que não sabe se é bicho ou se é pau. Ao longo de suas aventuras, vai descobrindo que, para driblar os perigos da floresta e a ameaça de seus predadores, às vezes vale mais ser bicho, e outras vezes é melhor ser pau. “O livro mistura poesia e ciência. Ideal para crianças pequenas, pois estimula a curiosidade e o conhecimento sobre a natureza”, indica Débora Kepler.

5. O Grande Livro das Ciências – Manual do Mundo (2019)

Com muitas ilustrações engraçadas, a obra traz informações sobre o mundo científico. Este “Grande Livro de Ciências” – um dos livros infantis que mais fez sucesso da coleção americana “Big Fat Notebook” – foi revisto e atualizado pelo Manual do Mundo, considerado pelo Guinness o maior canal de Ciência e Tecnologia em língua portuguesa, com mais de 12 milhões de inscritos. Neste volume, os pequenos vão aprender sobre: universo e sistema solar, reações químicas, investigação científica, Leis de Newton, eletricidade e magnetismo, estrutura da terra, sistemas corpóreos, teoria celular, clima, evolução e fósseis, ecossistemas e muito mais. “O livro trata de diversos temas da Ciência de uma maneira divertida e leve, mas sem tirar o caráter investigativo”, diz Débora Kepler.

6. Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo, Raquel Ignotofsky (2017)

Do mundo antigo ao contemporâneo, o livro destaca cientistas de contribuição notável para os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Além das belas ilustrações, há vários infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado. Entre as mulheres apresentadas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua. Apesar de atuarem em diferentes áreas, as 50 cientistas são reconhecidas por terem aberto caminho para outras gerações de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas, entre outras.

7. Albert Einstein e Seu Universo Inflável (2002)

Espaço, tempo, átomos, luz, gravidade, energia. Quantos outros estudiosos foram capazes de juntar tantas peças do quebra-cabeça do Universo? Albert Einstein era mesmo um crânio e não à toa foi considerado o homem mais genial de todos os tempos. Entre suas muitas descobertas, listamos aqui: como o Universo funciona; como viajar no tempo; como contar átomos; como transformar coisas em luz e luz em coisas, e como, olhando firme para o céu, é possível enxergar a própria nuca. Para saber como ele conseguiu fazer essas e outras descobertas fantásticas, vale dar uma olhada no seu diário perdido, “Albert Einstein e seu Universo inflável”. O livro também mostra que a vida de um gênio não é fácil. Quando pequeno, o futuro cientista foi expulso da escola. Mais tarde, ele seria espionado pelos nazistas e pelo FBI. E depois de morto, o cérebro dele foi retirado e utilizado para estudos. Com histórias tão intrigantes e curiosas como essas, difícil não prender a atenção da criançada, não é mesmo?


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui