O alerta sobre os exames de imagem em crianças

Campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria cobra uma avaliação criteriosa para a realização de exames de imagem como raio-x em crianças.

635
O alerta sobre os exames de imagem em crianças; na imagem, dentista mostra raio-x da boca para criança
Campanha destaca importância do pediatra expressar claramente a indicação clínica no pedido de exame de imagem
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Se você acha que alguns pediatras exageram nos pedidos de exame de imagem, talvez tenha razão. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) acabam de lançar a campanha “Justifique!”, que cobra uma avaliação mais criteriosa para a realização de exames de imagem como raio-x e tomografia computadorizada em crianças e adolescentes – e assim evitem a exposição desnecessária à radiação, que pode ser nociva à saúde.

Sob o slogan “Por mais proteção nos exames pediátricos de imagem”, a campanha busca chamar a atenção dos pediatras e demais médicos para que façam uma avaliação reflexiva ao indicar a realização de exames diagnósticos de imagem. Também há preocupação de garantir que os técnicos responsáveis pela execução dos exames façam as adaptações necessárias nos equipamentos, adequando-os às características físicas dos pequenos pacientes.

“Queremos reforçar a necessidade de ponderar criteriosamente ao pedir o exame. O entendimento atual nos indica que os exames de imagem apenas devem ser solicitados quando há justificativa plausível e fundamentada”, ressalta a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva. Ela também destaca a importância do pediatra expressar claramente a indicação clínica no seu pedido, uma vez que essa descrição contribui para a adequação da técnica empregada tanto na tomografia quanto nos raios-x.

LEIA TAMBÉM: Pediatras alertam para mudanças de comportamento nas crianças durante a pandemia

A importância da justificativa dos exames de imagem

Segundo explica Dolores Bustelo, referência em radiologia pediátrica no Brasil, o mote da campanha “Justifique” tem como base o princípio da justificação, que estabelece que qualquer prática em saúde deve ser empregada apenas quando os benefícios para o paciente são consideráveis e superam os riscos implicados. Tal princípio é parte integrante da iniciativa “Boon Call For Action“, um compilado de ações recomendadas oficialmente pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2017, como referência para o desenvolvimento de planos para melhorar a proteção radiológica em medicina na próxima década (2020-30).

Segundo Dolores, tanto a tomografia quanto os raios-x são exemplos de avanços das ferramentas da saúde, que já salvaram milhares de vidas. “No entanto, os seus usos não podem ocorrer de maneira corriqueira e inexpressiva. Esses instrumentos diagnósticos devem ser solicitados somente se realmente necessários”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Exames de vista desde cedo ajudam a prevenir problemas graves de visão

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui