67% dos pais gritaram, aplicaram palmadas ou chacoalhões em crianças durante a pandemia

Estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal mostra que houve um aumento da adoção de práticas parentais negativas sobre as crianças na pandemia

435
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Este sábado (26) é marcado pelo Dia Nacional pela Educação sem Violência e também pelos sete anos de criação da “Lei da Palmada” (Lei Menino Bernardo – 13.010/2014), que garante o direito de crianças e adolescentes serem educados sem uso do castigo físico e de tratamento cruel ou degradante. Porém, uma pesquisa recém-divulgada, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que atua na causa da primeira infância, revela que os pais brasileiros ainda estão distantes de cumprir a lei.

O estudo “Primeiríssima Infância – Interações na Pandemia: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos em tempos de Covid-19” mostra que durante o isolamento social houve um aumento da adoção de práticas parentais negativas sobre as crianças. Um total de 67% dos pais entrevistados disseram recorrer a gritos, chacoalhões ou palmadas com os filhos. Eles também afirmaram ser comum segurar o braço da criança com força ou ainda chamá-la de burra ou chata. 

Pais e mães representam 53% do total de 1036 homens e mulheres entrevistados de forma online ou presencial. Além dos genitores, foram ouvidos avôs, avós, tios, tias e outros parentes de todo o Brasil, entre 16 e 65 anos, e que representam as classes A, B, C e D. O objetivo do estudo, feito em março de 2021, era entender e mapear as relações de pais e responsáveis com as crianças de 0 a 3 anos, em todo o Brasil. O estudo foi elaborado sob consultoria da Kantar Ibope Media com o apoio da Porticus América Latina.

Para Paula Perim, diretora de comunicação da Fundação, algumas peculiaridades da pandemia ajudam a explicar o quadro. “A sobrecarga de trabalho, o acúmulo de funções, o estresse e a incerteza do momento de pandemia acabam elevando a tendência de uso de práticas negativas com a criança, embora essa não seja a regra”, analisa. 


Leia também: Por que o castigo corporal ainda está nas salas de aula


Uso de palmada nos filhos cresce de 10% para 33% na pandemia

O uso da palmada como medida disciplinar foi adotado por 33% dos cuidadores segundo o estudo. Para a resposta, havia 11 alternativas múltiplas, com práticas positivas e negativas elencadas. Esse dado mostra um aumento em relação à primeira edição da pesquisa, feita antes da pandemia, em que cerca de 10% dos responsáveis responderam aplicar palmadas nos filhos em situações de birra ou desobediência. O grupo AB1 – composto principalmente de pessoas brancas (63%) e com ensino superior (62%) – foi o que menos fez uso das palmadas – 22% deles usaram esse recurso contra 39% do grupo D, por exemplo, cuja maioria dos respondentes (65%) é composta de pessoas negras e tem escolaridade básica, até o ensino fundamental (58%).

A psicóloga Juliana Prates Santana, que participou da análise dos dados da pesquisa, diz que a literatura mostra que, além do estresse e da sobrecarga, o aumento do tempo de convivência e das tensões nas relações interpessoais, bem como o medo e situações de vulnerabilidade social, podem tornar mais frequentes os episódios de agressão e maus-tratos contra crianças. “Se a pessoa está sobrecarregada, a tendência de ela usar práticas parentais negativas para impor disciplina é muito maior”, afirma a psicóloga no estudo.

Felizmente, boa parte dos cuidadores também disse dar preferência a práticas educativas positivas, como explicar o comportamento errado à criança (89%), distrai-la para tirar o foco da questão (94%), e conversar mostrando riscos e consequências (84%). 

Regressão de comportamento

A pesquisa também confirma o que outros especialistas e estudos já ressaltaram sobre regressão de comportamento dos pequenos. Segundo o estudo da fundação, 27% das crianças voltaram a ter comportamentos de quando eram mais novas. Percentuais um pouco acima dessa média foram reportados nos segmentos socioeconômicos de maior renda e escolaridade, “possivelmente por deterem uma percepção mais aguçada”, comentou no estudo o pediatra Daniel Becker. Não houve diferenças de visão entre pais, mães e outros cuidadores. Pra Juliana, “é importante enfatizar que a regressão de comportamento num momento de tensão é algo esperado e geralmente transitório. As regressões são formas de exter-nalizar questões do contexto, como a chegada de um irmão e outras mudanças bruscas.”


Leia também: Crianças pequenas apresentam mudanças de comportamento durante pandemia


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui