Atividades culturais presenciais e online para fazer com as crianças em julho

CCBB Educativo, MAM São Paulo e #SescEmCasa trazem propostas para entreter e divertir toda a família

444
Atividades culturais para curtir as férias com as crianças; membro do Os Tapetes Contadores de história narrando história com o tapete
Karina Bacci/Divulgação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Que tal aproveitar o recesso escolar para aprender sobre arte, assistir espetáculos e exercitar a criatividade? Ao longo de todo o mês de julho, diversas instituições culturais, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e Sesc, preparam atividades para aproveitar durante as férias com segurança. Confira as programações!

Estupendo Circo di SóLadies

Karime Xavier/Divulgação

Data: 3 de julho, às 15h

Espetáculo de circo online

Onde assistir: YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc Ao Vivo

Kelly Lima, Tatá Oliveira e Veronica Mello, integrantes do Circo di SóLadies, apresentam um espetáculo que retrata o universo feminista de uma forma cômica para crianças, jovens e adultos. Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansadas de seguir as ordens dos patrões, três palhaces – Greice Lekky, Augustine e Úrsula A’ Bell – decidem criar seu próprio circo e se aventurar pelo mundo. “Estupendo Circo di SóLadies” mescla adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música e poesia. Haverá interação das artistas através do chat durante a apresentação, transmitida diretamente do Sesc Bom Retiro.

Oficina dos Saberes

Data: 3 de julho, às 15h

Encontro online/presencial no CCBB Educativo de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

Link para inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis 

A “Oficina dos Saberes” é um encontro de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz. 

Visita virtual ao mundo do MAM no Minecraft: descobrindo experiências poéticas

Data: 6 de julho, terça-feira, às 16h

Visita virtual no Zoom, aberta ao público. Com inscrição prévia.  Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição:

https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/visita-virtual-ao-mundo-do-mam-no-minecraft-descobrindo-experiencias-poeticas

O MAM fará uma visita virtual por uma nova exposição que só existe dentro da plataforma Minecraft: Educational Edition. Nesta visita, será possível conhecer obras do acervo do MAM e realizar diferentes experiências poéticas, propostas de criação artística e vivência lúdica. A visita será mediada via aplicativo de teleconferência Zoom Meetings e não será necessário possuir nenhuma versão do jogo para acompanhá-la, porém, separe alguns materiais para construir as experiências poéticas.

 Materiais:

  • Lápis
  • Folhas quadriculadas ou papéis diversos
  • Régua
  • Lápis de cor, canetinhas ou giz de cera
  • Tinta de carimbo ou tintas diversas
  • Obras que irão inspirar as experiências poéticas:
  • Sectiones Mundi, Denise Milan e Ary Perez
  • Composição, Luiz Sacilotto
  • Desenho 3, Amilcar de castro

Leia também: Cinema nas férias: animações e séries que estreiam em julho


Vídeo: Estampas padronizadas no MAM no Minecraft

Data: 7 de julho, quarta-feira

Instagram e YouTube do MAM

Neste vídeo de experiência poética, todos são convidados a entrar no mundo feito de cubos do MAM no Minecraft e criar sua própria estampa inspirada na obra Fine Arts (artes finas), de Mônica Nador e Renato Imbroisi. Na obra, é possível observar uma estampa que, ao ser repetitiva, lembra um tabuleiro de xadrez. Com esta experiência, será possível criar a sua própria estampa no Minecraft. O passo a passo será revelado no vídeo a ser publicado.

Para conhecer a obra Fine Arts, de Mônica Nador e Renato Imbroisi, confira no site do MAM:

https://mam.org.br/acervo/2012-024-000-nador-monica-e-imbroisi-renato/

Experiência poética: Como seria desenhar um sentimento, um sentido, um gosto, um cheiro ou um olhar? Oficina virtual

MAM São Paulo/Divulgação

Data: 8 de julho, quinta-feira, às 16h

Atividade virtual no Zoom, aberta ao público. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição:

https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/experiencia-poetica-como-seria-desenhar-um-sentimento-um-sentido-um-gosto-um-cheiro-ou-um-olhar-oficina-virtual

Durante as férias, já imaginou experimentar atividades culturais que exercitam a abstração? Nesta oficina virtual da experiência poética, o objetivo é traçar a impressão que as coisas nos causam, sem desenhá-las de maneira figurativa. Serão provocadas perguntas como: Qual é a forma do azedo ou a cor da saudade? A chuva cai redonda ou reta? E o vento, cabe numa linha certa? Será que conseguimos desenhar sem formas, apenas utilizando cores ou gestos? Inspiradas pela artista, professora e atelierista Anna Marie Holm, autora dos livros Pensar e Fazer Arte e Baby Art, publicados com o MAM São Paulo, a ideia é treinar a poesia de “dizer o mundo”.

 Materiais:

  •  Papel para desenho (o que tiver em casa)
  •  Lápis, giz, canetinha (o que tiver também)

Oficina de música e movimento para bebês, com Sandra Bitar

MAM São Paulo/Divulgação

Data: 9 de julho, sexta-feira, às 16h

Oficina virtual no Zoom, para bebês de 0 a 24 meses, acompanhadas(os) de suas(eus) responsáveis. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição:

https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/oficina-virtual-de-musica-e-movimento-para-bebes-com-sandra-bitar

Nesta oficina virtual, mães, pais e bebês são convidados a interagir através da música, da voz, do corpo e do brincar. A partir de diferentes fontes sonoras, tecidos, movimentos e cantos da cultura popular e da infância, a proposta é oferecer um ambiente de escuta e de troca, fortalecendo o vínculo e o contato nos diversos momentos do dia a dia. Sandra Bitar trabalha há mais de 10 anos com música e movimento para bebês, cantos e danças da cultura popular, arte e educação com crianças, jovens e adultos. 

Jogos de Arte

Data: 10 de julho, às 15h

Encontro online/presencial no CCBB Educativo de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

Link para inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis 

Os jogos são voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.


Leia também: Óperas de Mozart e Carlos Gomes inspiram contação de histórias infantis


A cultura do Funk: oficina virtual com Vitinho do Passinho, integrante do Lá da Favelinha

Fernando Vitral/Divulgação

Data: 13 de julho, quinta-feira, às 16h

Oficina virtual no Zoom, para jovens a partir de 16 anos e adultos. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição: https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/a-cultura-do-funk-oficina-virtual-com-vitinho-do-passinho-integrante-do-la-da-favelinha

Além de aprender a dançar o passinho de Funk, esta oficina prática traz um pouco da história e dos estilos do passinho e suas vertentes dentro do Funk. Neste encontro, o Funk se apresenta enquanto potência, uma vez que, ao pensarmos em arte brasileira a partir da cultura popular, da diversidade de linguagens, estilos artísticos e grupos étnicos, a dança mostra-se não só como possibilidade de compartilhamento de espaços, mas também como motor de resistência e vida para muitas pessoas.

Vitinho do Passinho é dançarino, coreógrafo, instrutor e referência na modalidade de Passinho Foda. Vitinho é instrutor de dança no estilo funk do Grupo Identidade, dançarino e coreógrafo do grupo Favelinha Dance e fundador dos grupos Lendários do Passinho, Funk Dancing e New Black Dancers. Também ministrou workshop de passinho e realizou performances na França e na Inglaterra.

Jornal da exystêncya: o sonho como dispositivo de promoção de saúde, com Carú de Paula

Carú de Paula/Divulgação

Data: 15 e 22 de julho, quinta-feira, às 16h

Encontro virtual no Zoom, livre. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected]

com até 48hs de antecedência.

 Link de inscricão:  https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/jornal-da-exystencya-o-sonho-como-dispositivo-de-promocao-de-saude-com-caru-de-paula

Durante dois encontros virtuais de criação artística coletiva, Carú de Paula, poeta, arteiro e psicólogo, explora a potência de corpos vivos e suas multiplicidades. A proposta é um convite coletivo para pensarmos o que significa saúde e saúde mental, para além do conceito empregado na ciência tradicional. O primeiro encontro, no dia 15/07, será direcionado ao diálogo e acolhimento para que, no segundo encontro, no dia 22/07, seja posto em prática o Jornal da exystêncya, um dispositivo de memória e registro coletivo, onde os tempos se encontram com novas possibilidades.

Bordado em Talagarça: oficina virtual com Amanda Falcão

MAM São Paulo/Divulgação

Data: 16 de julho, sexta-feira, às 16h

Oficina virtual no Zoom, para crianças a partir de 4 anos, acompanhadas de seus responsáveis. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição: https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/bordado-em-talagarca-oficina-virtual-com-amanda-falcao

Já ouviu falar do bordado em talagarça? É uma técnica bastante utilizada para a confecção de tapeçarias e artes têxteis. A talagarça possui tramas bem abertas possibilitando o preenchimento delas com lãs e linhas diversas, fazendo uso dos pontos do bordado tradicional. Nesta oficina virtual, serão trabalhados alguns pontos simples. Não é necessário conhecimento prévio para a participação. A atividade é comanda por Amanda Harumi Falcão, artista visual e arte educadora, e é uma ótima opção para explorar o lado cultural durante as férias.

 Materiais:

  • Talagarça (aproximadamente 30cm x 30cm)
  • Agulha para tapeçaria n° 14
  • Lãs e linhas diversas
  • Lápis, giz de lousa ou giz de cera
  • Folhas para rascunho

O que é patrimônio cultural?

Data: 16 de julho, às 10h 

Oficina virtual

Onde assistir: http://www.ccbbeducativo.com/lc-virtual 

A atividade traz um diálogo com o Patrimônio Cultural e Natural por meio de quatro propostas que, em pequenos experimentos, conectam esse tema à vida cotidiana. O público pode conhecer o que é patrimônio cultural de uma maneira bem divertida e interessante. 


Leia também:5 filmes sobre pets para se divertir (e emocionar) em família


Oficina de artes

Data: 17 de julho, às 15h

Encontro online/presencial no CCBB Educativo de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

Link para inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis 

A oficina propõe exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens. 

Narrativas em arte têxtil, aula-espetáculo virtual com Warley Goulart do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias

Karina Bacci/Divulgação

Data: 20 de julho, terça-feira, às 16h

Encontro virtual no Zoom, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição: https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/narrativas-em-arte-textil-aula-espetaculo-virtual-com-warley-goulart-do-grupo-os-tapetes-contadores-de-historias

Este encontro é uma aula-espetáculo virtual para educadores, arte-educadores e artistas interessados nos conteúdos referentes à arte de contar histórias. A proposta é compartilhar a pesquisa teórica do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias sobre a relação entre as narrativas orais e as manifestações têxteis em todo mundo, com enfoque especial na tapeçaria. Neste momento, o grupo também compartilha experiências pessoais na costura de cenários para se contar histórias e em projetos sociais que coordenou com coletivos em todo o Brasil. Com duração de 120 minutos, o encontro é repleto de considerações históricas e geográficas, mostra de objetos do acervo particular do grupo e discussões sobre os diálogos entre literatura e tecelagem, oralidade e cultura escrita, infância e visualidades.

Os Tapetes Contadores de Histórias é um grupo de contadores de histórias que há 23 anos costura tapetes e outros cenários de tecido para narrar contos populares e autorais de origens diversas.

Viajando com Os Tapetes Contadores de Histórias: contação de história virtual

Flavio Salgado/Divulgação

Data: 23 de julho, sexta-feira, às 16h

Atividade virtual no Zoom, para toda a família. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição:

https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/viajando-com-os-tapetes-contadores-de-historias-contacao-de-historia-virtual

Os Tapetes Contadores de Histórias trazem mais atividades culturais para curtir nas férias. Desta vez, o grupo convida pais e filhos para uma viagem pelo mundo através das narrativas orais. Para tal, eles costuraram belos tapetes que servem de cenário para três contos tradicionais da Austrália, Peru e Moçambique.

Oficina de Histórias

Data: 24 de julho, às 15h

Encontro online/presencial no CCBB Educativo de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

Link para inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis 

Nesta atividade, serão realizadas leituras de livros ilustrados, seguidas pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.


Leia também: Conheça os lançamentos infantis da Netflix para 2021


Como investigar uma obra, encontro virtual com Uila

Karina Bacci/Divulgação

Data: 27 de julho, terça-feira, às 16h

Atividade virtual no Zoom, para toda a família. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição:

https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/como-investigar-uma-obra-encontro-virtual-com-uila

Através da leitura de obras de arte e tendo como ponto de partida a arte educação enquanto campo de conhecimento e pesquisa, o encontro virtual busca dialogar com as obras, investigá-las e entender seus discursos artísticos e políticos. Pretende-se refletir sobre educativos de instituições culturais enquanto área profissional, transformando-os, também, enquanto pontos de reflexão, análise e discussão das produções de seus espaços de atuação. Uilton Garcia Cardoso Júnior, Uila, é bacharel em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Trabalha com mediação cultural e pesquisa a adequação da raça na história brasileira. Participou do Experiências Negras no Instituto Tomie Ohtake (2019), do Diversas: encontro sobre ação educativa e diversidades (2018-19) no SESC, SENAC e NÚCLEO LUZ e da Residência de Pesquisa em Arte Contemporânea na Uberbau_House (2020). 

 Materiais:

  •  Papel (o que tiver disponível)
  •  Caneta ou lápis (o que tiver disponível)

Projeto Parede Campo Fraturado SOS, com a artista Ana Maria Tavares

Data: 29 de julho, quinta-feira, às 10h30

Encontro virtual no Zoom, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas. Com inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Link de inscrição:

https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/projeto-parede-campo-fraturado-sos-com-a-artista-ana-maria-tavares

Ana Maria Tavares, artista com obras no acervo do MAM e Jardim de Esculturas, fala sobre a sua obra recém-inaugurada no museu pelo Projeto Parede neste encontro virtual. Campo Fraturado SOS tem como inspiração a série Airshaft (para Piranesi), trabalho desenvolvido pela artista desde 2008, composto por imagens digitais, vídeo e videoinstalação. Ana conversa e reflete com as(os) educadoras(es) do museu sobre as inúmeras possibilidades de relação com os visitantes que o seu trabalho gera, abordando um olhar para um futuro (distópico) por meio de uma arqueologia virtual e as reverberações políticas, éticas e estéticas do corredor do MAM e o seu Projeto Parede.

Oficina dos Saberes

Data: 31 de julho, às 15h

Encontro online/presencial no CCBB Educativo de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

Link para inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis 

Para finalizar a lista de atividades culturais para fazer nas férias, a oficina do CCBB Educativo incentiva a produção de narrativas a partir dos imaginários dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz. 


Leia também: Maratona do cinema em casa: 8 lançamentos do streaming mais badalados


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui