O CCBB Educativo (Centro Cultural Banco do Brasil) preparou uma programação especial para o mês de junho, trazendo atividades destinadas às crianças, famílias, artistas e escolas. O público de São Paulo tem a possibilidade adicional de acompanhar presencialmente as visitas mediadas à exposição “Ivan Serpa: a expressão do concreto”, além das atividades infantis propostas pelo Lugar de Criação. No online, todos poderão acompanhar diversas oficinas interessantes e divertidas. Confira o cronograma:
Programação presencial
Visitas Mediadas: Exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto
A exposição reúne obras do pintor Ivan Serpa (1923-1973) que, apesar de ser mais conhecido pelo Concretismo, também se aventurou pela liberdade do Expressionismo. Os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar impressões sobre as obras e produzir novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.
As visitas mediadas presenciais serão transpostas para o ambiente virtual caso o CCBB SP esteja fechado ao público.
Data: Domingos, 2ª-feiras, 4ª-feiras e 6ª-feiras, às 12h e visitas mediadas em libras 5ªfeiras e sábados às 16h30.
Duração: 1 hora
Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio
Classificação indicativa: crianças acima de 5 anos
Inscrição: www.ccbbeducativo.com/visitas
Lugar de Criação
Em cada um dos 4 sábados de junho, serão realizadas atividades que propõe a união da arte com temáticas atuais. São indicadas tanto para crianças quanto para jovens e adultos. A partir do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos, serão feitos processos e experiências de pesquisa e criação utilizando materiais disponíveis em casa. Confira cada uma das atividades oferecidas pelo CCBB Educativo:
Dia 05 de junho – Oficina de saberes
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.
Dia 12 de junho – Jogos de arte
Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.
Dia 19 de junho – Oficina de artes
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.
Dia 26 de junho – Oficina de histórias
Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.
Horário: 15h
Duração: 1 hora
Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio
Classificação indicativa: crianças acima de 5 anos
Inscrição: www.ccbbeducativo.com/visitas – para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até 04 pessoas de sua família
Local: mezanino ou auditório
Leia também: “Cruella”, a vilã de “101 Dálmatas”, estreia novo filme; assista ao trailer
Programação digital
Visitas online para escolas e instituições
As visitas online realizadas pelos educadores retratarão temas relevantes da atualidade, como as produções artísticas e o patrimônio cultural como forma de construção da identidade. Essas atividades envolvem conversas sobre os conteúdos das exposições e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.
Data: De 2ª-feira a 6ª-feira
Duração: 0h50 ou 1h40
Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes Classificação indicativa: crianças acima de 5 anos
Inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/visitas
Leia também: Sesc Santo André apresenta espetáculo de circo online para crianças
Oficina de produção de podcasts
Nesta oficina, o jornalista e apresentador Tiago Rogero explicará tudo sobre as ferramentas, equipamentos e estratégias necessárias para produzir um podast de qualidade. Serão abordadas desde práticas de gravação até dicas para construção de roteiro, passando por noções de edição, divulgação e formas de financiamento.
Data: 10/06
Horário: 14h
Duração: 3h
Vagas: 200
Classificação indicativa: pessoas acima de 16 anos
Inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/cursos
Leia também: Quarto e último filme do “Hotel Transilvânia” estreia em julho; confira o trailer
Patrimônio Cultural: a materialidade e a imaterialidade da cultura em tempos pandêmicos
Raul Lanari, doutor em história pela UFMG, apresentará o conceito de patrimônio cultural, retratando as diferentes abordagens ao longo do tempo. Serão apresentados conceitos fundamentais para as políticas de preservação do patrimônio cultural, como os de Monumento histórico, Patrimônio urbano, Conjuntos Arquitetônicos e Paisagísticos, os bens imateriais e suas modalidades, assim como as reflexões sobre as paisagens culturais. Lanari buscará uma compreensão sobre a complexidade dos fenômenos de memória da sociedade contemporânea e elementos para a compreensão dos dilemas do patrimônio cultural no contexto atual do isolamento social.
Data: 16/06
Horário: 15h
Vagas: 500
Classificação indicativa: pessoas acima de 16 anos (acessível em libras)
Inscrições: https://www.ccbbeducativo.com/cursos
Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto
Como parte da Semana do Educador, projeto de formação em arte e educação para professores, educadores, projetos sociais e instituições culturais, serão feitos encontros virtuais síncronos com abrangência nacional. Os participantes tomarão contato com as pesquisas, estratégias e metodologias utilizadas pelos educadores do programa em atividades de mediação cultural realizadas nas exposições em cartaz nas redes do CCBB Educativo.
Data: 17/06
Horário: 14h
Duração: 2h
Classificação indicativa: pessoas acima de 16 anos
Inscrição: www.ccbbeducativo.com
Lugar de Criação Digital: Escute essa fotografia
Já pensou em criar trilhas sonoras para fotografias antigas? É comum, por exemplo, relacionarmos uma música a alguma ocasião especial, como uma viagem, uma visita à casa dos avós, um aniversário ou uma conquista. A proposta da atividade será ativar essas lembranças e fazer uma playlist de algumas memórias felizes.
Data: 18/06
Horário: 10h
Classificação indicativa: crianças acima de 3 anos
Inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis
Laboratório de Crítica
A partir de três casos específicos e experiências profissionais, Jochen Volz, diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo, analisará diferentes estratégias curatoriais para pensar uma programação e sua relação com o patrimônio de forma aberta, dinâmica e crítica.
Data: 24/06
Horário: 14h
Duração: 3h
Vagas: 200
Classificação indicativa: pessoas acima de 16 anos
Inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/cursos
Leia também: 20 filmes clássicos e inspiradores para assistir com toda a família
Podcast CCBB Educativo #5 – Convivência
O programa de podcast será divido em três blocos. O primeiro fará uma introdução dos assuntos que serão tratados nesse dia. O segundo terá uma conversa com a curadora Daniela Marinho sobre a mostra de cinema infanto-juvenil “Desenhando Futuros”. O terceiro bloco terá um bate-papo será com o ator Odilon Esteves, que fará uma crítica sobre o espetáculo virtual “Na Sala com Clarice”, peça de teatro que celebra o centenário da escritora Clarice Lispector. O educador Geancarlos Barbosa também falará no terceiro bloco sobre a mostra “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira”. No encerramento, haverá uma entrevista com a empreendedora paulista Simone Freire, que organiza encontros sobre acessibilidade e cultura a partir da programação da Semana de Acessibilidade Digital.
Data: 25/06
Horário: 10h
Classificação indicativa: crianças acima de 10 anos
Inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/cursos
Múltiplo Ancestral: Cultura Xavante
O cineasta indígena Divino Tserewahú fará uma conversa sobre diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Trará olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade.
Data: 25/06
Horário: 10h
Classificação indicativa: pessoas acima de 3 anos
Inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/multiplo
Modernismo(s) na coleção do Museu BB: futuros do passado
Yana Tamayo, artista visual, curadora, pesquisadora e educadora, convida o público a olhar para o acervo permanente do Museu Banco do Brasil no CCBB Brasília como uma forma de realizar uma trajetória sobre as narrativas que auxiliaram a criação da ideia do Brasil moderno. A partir desse caminho por artistas e obras icônicas do Modernismo brasileiro, propõe-se uma reflexão sobre a nação e a ideia de projeto representados no passado.
Data: 28/06
Horário: 10h
Classificação indicativa: pessoas acima de 10 anos
Inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/visitas
Leia também: ‘Deixa que eu conto’: guia do Unicef traz mais de 180 sugestões de brincadeiras
História, Memória e Patrimônio Cultural
A conversa será comandada por Liszt Vianna Neto, historiador, doutor em História tratará das interlocuções entre o edifício do CCBB Belo Horizonte e a Praça da Liberdade. Serão recuperadas as memórias da antiga capital mineira, Ouro Preto, a representação do poder e dos valores republicanos na construção da nova capital, alcançando, finalmente, as políticas patrimoniais para o modernismo, para a “pós-mineiridade” e para os usos contemporâneos da praça.
Data: 28/06
Horário: 10h
Classificação indicativa: pessoas acima de 10 anos
Inscrições: https://www.ccbbeducativo.com/visitas
Influências negras e indígenas no coração de São Paulo
Nesta atividade, a turismóloga Vera Lucia Dias convida o público a observar lugares onde a influência dos povos indígenas se faz presente, e olhar para manifestações populares realizadas pelos povos negros. Nesse percurso, estarão presentes algumas obras de arte que relembram esses povos, como as esculturas à Mãe Preta e ao jesuíta Anchieta, o busto em homenagem à de Luiz Gama e o Obelisco da Ladeira da Memória.
Data: 29/06
Horário: 10h
Classificação indicativa: pessoas acima de 10 anos
Inscrição: https://www.ccbbeducativo.com/visitas
A resiliência das estrelas: o céu como patrimônio histórico, cultural e natural da humanidade
Para finalizar as atividades digitais do CCBB Educativo, terá um encontro com Alan Alves Brito, professor, mestre e doutor em ciências. Será abordado o céu diurno e o céu noturno numa perspectiva museológica, de valor cultural, histórico e natural, em que variadas narrativas de povos distintos que passaram pela Terra serão revisitadas, traduzindo a resiliência de estrelas, planetas e da própria Via-Láctea.
Data: 30/06
Horário: 15h
Vagas: 500
Classificação indicativa: pessoas acima de 16 anos (acessível em libras)
Inscrição: www.ccbbeducativo.com
Leia também: Disney+ lança série latino-americana inédita de “Viagem ao Centro da Terra”