‘Deixa que eu conto’: guia do Unicef traz mais de 180 sugestões de brincadeiras e histórias

O guia serve de apoio ao podcast "Deixa que eu conto" e busca incentivar as crianças para que atuem como protagonistas do seu desenvolvimento e em novas aprendizagens

522
Unicef lança guia com brincadeiras para uso em casa e na escola; ilustração do Unicef mostra círculo formado por rostos de crianças diversas
Propostas de brincadeiras do guia são organizadas por faixa etária
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou nesta segunda-feira (1) um guia com sugestões de histórias, brincadeiras e curiosidades para serem feitas em casa ou na sala de aula, por pais e educadores. O material serve de orientação para o uso do podcast “Deixa que eu conto”, já lançado pela entidade, que traz histórias de cerca de 30 minutos cada, narradas por contadores profissionais como Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Santos, e busca incentivar crianças à co-criação e à imaginação, para que atuem como protagonistas do seu desenvolvimento e em novas aprendizagens.

Para o podcast que conta a história do “Nabo Gigante”, por exemplo, o guia propõe uma brincadeira de adivinha com animais, um trava-língua e uma dança ao som da chuva com as crianças. Já “O lobo e os sete cabritinhos”, ensina a fazer um chapéu de papel e apresenta em áudio uma entrevista exclusiva com ele, o Lobo Mau!

“O guia traz atividades divididas por faixa etária e de acordo com os direitos de aprendizagem e campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conteúdo é voltado a meninas e meninos em idade de frequentar a educação infantil (0 a 5 anos) e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental)”, explica Carolina Velho, consultora do Unicef no Brasil.

No total, o “Guia de Possibilidades Pedagógicas” reúne mais de 180 programas com atividades correspondentes, que incentivam diálogos, desenhos, jogos, danças e músicas para serem feitas coletivamente.

Acesse aqui o guia do Unicef com sugestões de brincadeiras e curiosidades “Deixa que eu conto”


Leia também: “Pirimbim” é nova série de podcast para crianças


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui