CCBB lança projeto digital com atividades para crianças, famílias, educadores e artistas

Começando agora em junho, projeto #CCBBeducativoEmCasa terá programação virtual gratuita

507
Mãe e filho olham computador, ilustrando matéria sobre projeto do CCBB que oferece atividades para crianças e adultos.
Contação de histórias e atividade de criação artística estão na programação infantil do #CCBBeducativoEmCasa. Foto: Freepik
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) está lançando o projeto #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a criação por meio de processos pedagógicos e artísticos. Começando na primeira semana de junho, o CCBB oferecerá atividades e programação gratuita para crianças, famílias, educadores e artistas através do programa. O objetivo do CCBB é continuar proporcionando arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais.

“O #CCBBEducativoEmCasa é um projeto cultural 100% digital que faz parte do movimento #CCBBemCasa, um conjunto de ações virtuais iniciadas quando os CCBBs fecharam suas portas físicas como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus”, explica Paulo Bouças, Gerente Executivo da Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil. As atividades presenciais foram suspensas temporariamente nas quatro unidades (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) em março deste ano, por causa do isolamento social pela pandemia de coronavírus.

Na programação infantil, a ação “Historietas” promove contação de histórias. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é o “Família Mobília”, livro de estreia da artista Tatiana Blass, que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência. Outra leitura será do livro “Espia das Montanhas”, da autora Ana Carolina Neves, que conta a história de Zinho, um homem que, ao perder a visão, passa a enxergar a partir dos outros sentidos – olfato, paladar, audição, e tato – antes de partir com sua irmã em busca de um milagreiro. 

Leia também – Covid-19 e as crianças: o que diz a ciência

O “Historietas” conta com artistas convidados como Denilson Baniwa, Gisela Motta, Guilherme Teixeira, Gustavo Gaivota, Leo Ladeira, Lia Chia, Tatiana Blass, o grupo Giramundo, entre outros. “Nesse momento em que os eventos presenciais no CCBB estão suspensos, o #CCBBeducativoEmCasa é uma janela virtual de arte e educação, aberta para a conexão entre a cultura e o processo educativo de crianças, jovens e suas famílias”, ressalta Claudio Mattos, Gerente Geral do CCBB São Paulo.

Ainda entre as atividades para crianças, o CCBB apresenta o “Lugar de Criação”, que propõe, semanalmente, atividades e brincadeiras que visam engajar crianças e suas famílias em experiências de pesquisa e criação artística, a partir de materiais disponíveis em casa. O projeto aconselha que as crianças guardem as atividades que forem fazendo em uma pasta ou caderno e que os pais compartilhem nas redes sociais usando a #CCBBeducativoEmCasa. As atividades são conduzidas pela equipe do JA.CA Centro de Arte e Tecnologia. 

Para os adultos, especialmente educadores e artistas, o #CCBBeducativoEmCasa apresenta:

  • Cursos aplicados por profissionais convidados de diversas áreas, com intérprete de Libras;
  • “Visitas Mediadas” por quatro exposições em cartaz nas unidades do CCBB: “Vaivém”, em Belo Horizonte, “Linhas da Vida – ChiharuShiota”, de Brasília, “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto”, do Rio de Janeiro, e “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade “, de São Paulo;
  • “Visitas Patrimoniais” para conhecer a história do Banco do Brasil e do CCBB e viajar, virtualmente, para as cidades onde os Centros estão localizados;
  • Uma série de webinários e artigos sobre arte-educação, elaborados por convidados e especialistas da área.

Leia também – Crianças que se recusam a usar máscara: o que fazer?

As agendas de atividades serão divulgadas semanalmente. A programação estará disponível no site do CCBB Educativo, no site do Banco do Brasil e nas redes sociais dos CCBBs. Várias atividades da programação do #CCBBeducativoEmCasa estarão acessíveis em Libras. Mais informações e outros conteúdos também estão reunidos no Arquivo Vivo do site do Programa CCBB Educativo. 

Redes sociais   

Belo Horizonte – Instagram | Facebook | Twitter 

Brasília – Instagram | Facebook | Twitter 

Rio de Janeiro – Instagram | Facebook | Twitter 

São Paulo – Instagram | Facebook | Twitter

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui