Ano letivo: 9 passos para organizar a rotina na volta às aulas

Preparar o material escolar com antecedência e retomar horários de sono e da alimentação são medidas que favorecem a adaptação, sugere educadora

177
Menina de óculos e mochila nas costas faz um joinha com a mão
Falar da escola de forma positiva faz com que as crianças valorizem os estudos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Depois de um bom período de férias, brincadeiras, passeios e diversão, o ano letivo está prestes a começar. Porém, nem sempre é fácil retomar a rotina escolar, principalmente, os horários de comer, dormir e acordar, que durante o recesso ficam mais flexíveis. Começar a se organizar com antecedência é o ideal para que todos possam se adaptar às mudanças de forma gradativa.

A coordenadora de educação infantil do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimarães orienta aproveitar esses últimos dias de descanso para ajustar aos poucos os horários, e sugere incluir as crianças na organização dos materiais escolares para que se conscientizem que a volta às aulas está próxima. 

Fazer um balanço dos materiais disponíveis e se estão em bom estado para ser reaproveitados é um bom caminho. Na opinião de Sibele, os filhos podem acompanhar os pais na compra dos itens necessários, anotando na lista o que precisa ser adquirido e até mesmo pesquisando os melhores preços e opções. “Essa é também uma oportunidade de formação com relação aos hábitos saudáveis de consumo“, ressalta a coordenadora. Abaixo, ela dá dicas que podem ajudar na adaptação com a volta às aulas

LEIA TAMBÉM:

Dicas para organizar uma rotina familiar saudável para o ano letivo

  1. Contagem regressiva

    Em um calendário, marque junto com as crianças os dias que faltam para o início das aulas, criando uma expectativa agradável com relação a esse momento, que permita entender melhor a passagem do tempo, em especial, para os filhos pequenos. Isso pode ajudar também a lidar com a ansiedade da volta à escola – ainda mais, se for em uma nova instituição – ou qualquer outro evento marcante do ano. 
  1. Quadro de tarefas 

Com base nos dias da semana, construa um quadro com as crianças que inclua as tarefas diárias, facilitando assim com que as crianças se organizem para as mesmas. 

  1. Ajuste de horários

Gradativamente, regularize os horários de dormir, de acordar e da alimentação. Dessa forma, fica mais fácil se acostumar com a rotina que irá se estabelecer no ano.

  1. Material escolar

Inclua as crianças nas pesquisas e compras dos materiais escolares. Averigue a possibilidade de aproveitar doações e itens do ano passado, ensinando assim sobre a importância do consumo consciente.

  1. Organização dos materiais 

Providencie um espaço onde todos os materiais serão guardados e oriente as crianças com relação a sua organização. Convide os filhos para planejarem juntos um quadro com todos os materiais que deverão ser colocados diariamente na mochila. 

  1. Preparo da lancheira 

Separe um espaço na cozinha onde a criança poderá escolher o lanche que levará para a escola. Caixas organizadoras transparentes podem ajudar. Deixe sempre frutas à disposição, em um local acessível, assim, ela se sentirá à vontade para recorrer a esses alimentos.

  1. Hora da diversão

Procure manter uma rotina de lazer, priorizando aquelas atividades que a criança mais gosta de fazer em família.

  1. Comunicação aberta 

Mantenha espaço para o diálogo, sempre. Esteja atento ao seu filho e demonstre que está disponível para conversar quando ele quiser.

  1. Experiência escolar positiva

Fale sobre a escola de maneira positiva, como algo agradável e importante para a vida de seus filhos. Valorizar os estudos e o trabalho dos professores é uma forma de motivá-los a quererem aprender sempre mais.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui